Promobit
Notícias

Ferramentas gratuitas para ajudar no seu trabalho remoto

Devido à pandemia de COVID19, muitas empresas estão adotando o sistema de home office. Veja algumas ferramentas gratuitas para ajudar no seu trabalho remoto.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

19 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Após a declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia causada pelo COVID19, popularmente chamado de coronavírus, muitas empresas no Brasil e no mundo passaram a adotar regimes de trabalho remoto.

Enquanto o home office é uma medida necessária para ajudar a conter a transmissão do vírus, é necessário algum esforço para se acostumar com todas as mudanças. Para ajudar você e sua equipe de trabalho, separamos sugestões de ferramentas gratuitas para trabalhar de casa, assim como cursos educacionais para você aproveitar seu tempo. Algumas delas sempre foram gratuitas e outras foram disponibilizadas gratuitamente pelos seus desenvolvedores por algum tempo.Confira!

Microsoft Teams

Esta é uma ferramenta que qualquer usuário pode aproveitar, basta se logar com uma conta de e-mail do Gmail ou do Outlook. Ela serve como um modelo de chat, permitindo trocar mensagens de texto, fazer chamadas em vídeos e compartilhar arquivos.

A plataforma tem capacidade para conectar até 250 participantes de uma vez, ou realizar transmissões para até 10 mil pessoas. Entre seus recursos, está a gravação e compartilhamento de tela e colaboração em tempo real com aplicativos Office, como Word e Excel.

A licença gratuita está válida até janeiro de 2021.

Hangout

Image result for google hangout

O Google disponibilizou diversas de suas ferramentas gratuitamente para o público, incluindo suas versões do Hangout: o Hangouts Meet e o Hangouts Chat, com todos os seus recursos avançados.

As ferramentas devem continuar gratuitas até 1º julho de 2020.

Google Classroom

Para a área de educação, a ferramenta de sucesso disponibilizada pelo Google foi o Google Classroom, que permite que professores subam videoaulas, organizem disciplinas, passem e corrijam lição de casa, dêem notas para as atividades e se comuniquem com os alunos, tirando dúvidas ou passando informações de reforço.

A ferramenta continuará disponível até 1º de julho de 2020.

Zoom

Plataforma de reuniões online em tempo real, a Zoom também decidiu disponibilizar gratuitamente seus serviços para escolas. É necessário um processo de avaliação antes da liberação para o uso da ferramenta, a partir de um formulário online que deve ser preenchido e enviado. Infelizmente, essa liberação ainda não chegou ao Brasil, apesar de já estar disponível para diversos países.

Não há informações sobre até quando esses planos estarão disponíveis.

Adobe Creative Cloud

Image result for adobe creative cloud

Também focada em estudantes e instituições de ensino, a Adobe também liberou seu pacote de aplicativos de forma gratuita para alunos e professores que utilizam o Creative Cloud em suas atividades. No entanto, é necessário que a instituição de ensino solicite essa liberação. Isso vale também para empresas e agências governamentais.

O acesso estará disponível até dia 31 de maio.

Cisco (WebEx)

Outro serviço de conferências online que está disponível agora é o WebEx, da Cisco. Seus recursos ilimitados agora estão disponíveis, permitindo aos usuários criarem reuniões com até 100 participantes e sem restrição de tempo.

Não há informações de até quando estará disponível.

Cursos do LinkedIn

A rede social de profissionais e empresas disponibilizou um curso específico para ajudar as pessoas a se adapatarem ao dia a dia de home office. O módulo lida com gerenciamento de tempo, dicas de produtividade, gerenciamento de times à distância, como realizar reuniões online e outros tópicos.

Acesse o curso.

Box

Image result for box file share

Este é um serviço de compartilhamento de arquivos e está oferecendo 3 meses gratuitos do plano Business para empresas. Basta acessar o site e fazer seu cadastro para o plano.

Harvard

A Universidade de Harvard também disponibilizou cursos online em 14 áreas profissionais, incluindo Matemática e Análise de Dados, Humanidades, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Desenvolvimento Educacional e muitos outros.

Acesse os cursos.

Universidade Federal Fluminese

Outra instituição de ensino que disponibilizou cursos online gratuitos foi a UFF, com cursos básicos: Excel Básico, Excel Intermediário, ABC Financeiro, Tesouro Direto e Decisões Financeiras, todos com certificado ao final do curso.

Fundação Getúlio Vargas

A FGV também liberou cursos de Ensino a Distância gratuitamente, com certificação. São 55 cursos que tratam de temas variados, como Ética Empresarial, Comunicação Institucional, Patentes e Bases Legais, Fundamentos das Relações Internacionais e muito mais.

Stoodi

Image result for stoodi

O Stoodi é uma plataforma 100% online que ajuda estudantes de todo o país a se prepararem para o Enem e outros vestibulares, contando com mais de 5 mil videoaulas e mais de 30 mil exercícios. A plataforma disponibilizou agora todo seu acervo gratuitamente, basta fazer cadastro na plataforma.

Vamos seguir atualizando você de novidades sobre ferramentas de trabalho e estudo!


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas de e-books que vão te ajudar a preencher o tempo! Utilize também um cupom Amazon ou cupom Americanas para sua compra ficar mais barata!