Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Comparativos

Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra: qual o melhor dobrável de 2023?

Entre os dois principais dobráveis lançados em 2023, confira qual o melhor no comparativo de Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

14 de ago de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Há pouco tempo fizemos o comparativo entre o atual smartphone dobrável da Motorola com o modelo da geração passada da Samsung, e concluímos que, mesmo tendo uma diferença relativamente grande entre suas datas de lançamento, nenhum dos dois aparelhos apresentava uma grande vantagem em relação ao outro. Entretanto, em busca de nivelar a disputa, a fabricante sul-coreana recentemente lançou seu novo concorrente no mercado de dobráveis. Portanto, para definirmos qual o melhor dobrável lançado em 2023, confira o comparativo do Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra. 

Compre agora o Galaxy Z Flip 5 na Amazon

Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra

Sendo as duas principais opções de celulares dobráveis no mercado nacional, o comparativo entre Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra se dá de uma forma curiosa, já que ambas as linhas demonstram evoluções a cada novo modelo lançado muito baseadas em que o aparelho anterior da marca “rival” trazia como novidade. Por exemplo, no comparativo do Razr 40 Ultra com o Z Flip 4, o dobrável da Motorola trazia mudanças em sua construção que permitia uma maior flexibilidade ao ser dobrado, além de possuir uma tela externa superior. Quais dessas novidades foram adotadas pelo novo modelo da Samsung? Veremos abaixo. 

Compre agora o Motorola Razr 40 Ultra na Casas Bahia!

Design e construção 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Assim como o Z Flip 4 se mostrava superior ao Razr 40 Ultra por pequenos detalhes, o Z Flip 5 não é diferente. A ideia geral no design de ambos se mantêm, sendo aparelhos bonitos e refinados, com a proposta de unir uma usabilidade prática em um aparelho compacto. Ambos possuem um acabamento em vidro com bordas de alumínio, mas com um dos pontos que diferenciava o modelo da Samsung em relação ao da Motorola não está mais presente, que é o posicionamento das câmeras na parte traseira/externa. Enquanto o Z Flip 4 possui os dois sensores “empilhados”, no Z Flip 5 eles estão lado a lado, assim como o Razr 40 Ultra. 

O aparelho da Motorola tem como característica uma maior flexibilidade ao ser dobrado, que facilita o seu uso, mas o torna levemente mais frágil por ser um fator relacionado a sua construção mais simples. Além de contar apenas com certificação IP52 de proteção a poeira e respingos d’água. Por outro lado, além do Galaxy Z Flip 5 manter a certificação IPX8 do modelo anterior, seu corpo conta com um equilíbrio melhor entre flexibilidade ao dobrar a tela, permitindo que o celular feche praticamente por completo, mas sem comprometer tanto sua construção. E além disso, o Z Flip tem dimensões levemente menores, sendo um aparelho mais compacto. 

De forma geral, as diferenças entre eles são ainda menores em relação ao comparativo anterior, do Razr 40 Ultra com o Z Flip 4, portanto, a “vantagem” se dá por esses pequenos detalhes entre eles. 

Resultado: Galaxy Z Flip 5

Telas

Possivelmente, a mudança mais relevante trazida pelo Z Flip 5, evoluindo o que o modelo anterior possuía, e melhorando em aspectos que o Razr já tinha. O novo dobrável da Samsung conta com telas Super AMOLED, com a tela principal tendo 6.7 polegadas, com suporte a HDR10+ e 120Hz de taxa de atualização. Já o display interno do Razr 40 Ultra possui 6.9 polegadas e 165 Hz de taxa de atualização, tendo uma tela mais fluída, com bons níveis de brilho e saturação, além de aproveitamento maior. 

Já as telas externas foram um dos aspectos que a Samsung “correu atrás” para se igualar ao celular da Motorola. Enquanto o Z Flip 4 contava com apenas 1.9 polegadas, o Z Flip 5 conta com 3.6 em seu display externo, mesmo tamanho do Razr 40 Ultra, mas com apenas 60Hz de taxa de atualização. Ou seja, o dobrável da Motorola ainda se mantém como o modelo um display maior e mais fluido, apesar de não ser o com a melhor qualidade de imagem. 

Enquanto as telas de tamanho menor do Z Flip 5 contribui para o ponto anterior de ser um modelo mais compacto. Os dois conjuntos de telas são bons, e fica a escolha do usuário qual será o melhor para a sua forma de uso. 

Resultado: Empate

Câmeras

No quesito câmeras, a avaliação se mantém num campo similar da comparação do Razr 40 Ultra com o Z Flip 4, já que seu sucessor conta com basicamente os mesmos sensores. Tendo 12 MP tanto na lente principal quanto na ultrawide, e 10 MP na frontal, as imagens do Z Flip 5 alcançam resultados muito similares, tento pequenas diferenças na qualidade por possuir um hardware mais potente que permite um pós processamento ligeiramente superior. 

Mas ainda assim, o conjunto do Moto Razr 40 Ultra ainda se sobressai, tendo uma lente principal de 12 MP e uma ultrawide de 13, que se destacam principalmente por sua definição e cor e nitidez nas imagens apresentadas. E sua câmera frontal com 32 MP mantém a qualidade de imagem no mesmo nível geral do conjunto, sendo boa tanto para fotos quanto para vídeos. 

Resultado: Moto Razr 40 Ultra

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Enquanto no comparativo do dobrável da Motorola com o Z Flip 4 tínhamos um empate no quesito desempenho, aqui temos uma clara vantagem ao novo modelo da Samsung. Ainda que o Razr 40 Ultra tenha um ótimo poder de fogo com o chipset Snapdragon 8+ Gen1 com 8GB de memória RAM, o Z Flip 5 possui o principal processador top de linha da atualidade, o Snapdragon 8 Gen 2 com os mesmos 8GB de RAM. Portanto, apesar do celular da Motorola não ficar tão atrás, o novo Z Flip sai na frente no quesito desempenho. 

Resultado: Galaxy Z Flip 5

Bateria

Se o desempenho é algo nivelado por cima, já que ambos os aparelhos são muito bons, a bateria acaba tendo uma “nota de corte” baixa que é de se imaginar de dobráveis. A bateria do Razr 40 Ultra possui 3.800 mAh, com suporte a carregamento de 30W e vindo com o carregador em sua caixa, enquanto o Galaxy Z Flip 5 possui 3.700 mAh com suporte a carregamento de 25W e não possuindo carregador em sua caixa. Portanto, o Razr 40 Ultra leva a melhor nessa.

Resultado: Moto Razr 40 Ultra

Preço

Durante a pesquisa e produção desse texto, o Galaxy Z Flip 5 está em pré-venda no site oficial da Samsung custando R$ 6.999,12, sendo este um preço provisório para esta forma de compra antecipada. Como de costume, smartphones assim que são lançados custam caro, e o Z Flip 5 ficará na casa dos 8 mil reais em seu preço cheio. Curiosamente, o Moto Razr 40 Ultra tem um preço similar por também ter chegado recentemente ao Brasil. Então, na questão investimento, ambos ficam no mesmo patamar. 

Resultado: Empate

Galaxy Z Flip 5 x Moto Razr 40 Ultra: veredito

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Desta vez o comparativo permite uma conclusão mais clara, já que cada aparelho acaba tendo pontos fortes mais claros e específicos, facilitando para o consumidor escolher entre um ou outro a depender de suas necessidades e preferências em um smartphone. Portanto o veredito do comparativo Moto Razr 40 Ultra x Galaxy Z Flip 5 é: caso você procure por um dobrável compacto, prático e com o máximo de desempenho possível, o Z Flip 5 é a sua escolha. Mas caso a sua preferência seja por melhores câmeras e poder explorar ao máximo a usabilidade das telas de um dobravel, o Razr 40 Ultra é a opção mais indicada. 

Enquanto no comparativo anterior, o aparelho da Motorola saia na frente em certos quesitos por ser mais novo que o Z Flip 4, tendo agora seu rival de nível equivalente, o mercado ganha boas opções para quem possui diferentes necessidades e preferências em um celular dobrável.  

Ficha técnica Galaxy Z Flip 5 xMoto Razr 40 Ultra

EspecificaçõesGalaxy Z Flip 5Moto Razr 40 Ultra
TelasSuper AMOLED, 6.7’’, Full HD+, 120 Hz / Super AMOLED, 3,4’’, 60 HzpOLED, 6.9’’, Full HD+, 165 Hz /pOLED, 3.6’’, 144 Hz
ProcessadorSnapdragon 8 Gen2Snapdragon 8+ Gen1
Memória RAM8 GB8 GB 
Armazenamento256 / 512GB128 / 256GB
Câmeras Traseiras12 MP (Principal) / 12 MP (Ultrawide)12 MP (Principal) / 13 MP (Ultrawide) 
Câmera Frontal10 MP32 MP
Bateria3.700 mAh3.800 mAh
Dimensões165.0 x 71.8 x 6.7 mm – 187g170.8 x 73.9 x 7.0 mm  – 188g

No Promobit você também encontra as melhores promoções de smarwatches e smartbands da internet. E para economizar ainda mais, utilize os cupons de desconto Amazon.