Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Comparativos

Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra: qual é o melhor dobrável?

Confira o comparativo entre os principais celulares dobráveis da atualidade. Qual é o melhor? Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra?

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

29 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Na busca por aparelhos inovadores e potentes, o mercado de smartphones tem sido impulsionado pela combinação entre portabilidade e funcionalidades expandidas, sendo os smartphones dobráveis uma das principais alternativas para quem busca esse tipo de dispositivo. Tendo diferentes opções de diferentes marcas, dois modelos se destacam nesse meio, e para entender qual desses dois é o melhor, confira nosso comparativo do Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra. 

Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra

Ambas as marcas possuem outras opções no segmento de smartphones dobráveis, como o Z Flip no caso da Samsung, e os modelos de gerações anteriores do Moto Razr. O ponto da comparação entre Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra é de analisar modelos equivalentes tanto em design e construção, quanto às suas funções e seu hardware de forma geral. O modelo da Samsung foi lançado em agosto de 2022, enquanto o da Motorola foi lançado este ano, tendo chegado recentemente ao Brasil. Portanto, vejamos se o aparelho mais atual realmente se sobressai, ou se o “rival” da marca sul-coreana ainda é uma opção mais segura. 

Design e construção

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os dois aparelhos possuem a mesma proposta quanto ao design, o de ser um smartphone que une beleza e elegância, em um corpo compacto e fácil de guardar. Portanto, de forma geral ambos são bem parecidos, tendo seu corpo feito em vidro com as bordas de alumínio. Um pequeno diferencial está no posicionamento das lentes da câmera na parte traseira/externa. No modelo da Samsung, os sensores estão dispostos um embaixo do outro, enquanto no modelo da Motorola  eles se posicionam de forma lateral. 

O Razr 40 Ultra apresenta uma maior flexibilidade ao ser dobrado, no entanto, ao que tudo indica isso está relacionado a uma construção mais leve para que a dobradiça não ocupe tanto espaço, tendo grandes chances de ser mais frágil, ainda mais por não deixar o celular tão firme quando fechado. Além disso, o Z Flip 4 conta com certificação IPX8, que o permite ficar submerso em até 1,5 metros de água doce por até 30 minutos. Já o Razr 40 Ultra conta apenas com o IP52, de proteção a respingos d’água e poeira. 

Ainda não são diferenças tão relevantes, mas os diferenciais do modelo da Samsung tendem a se destacar por proverem uma maior resistência e durabilidade ao smartphone. 

Resultado: Galaxy Z Flip 4

Telas

As telas principais/internas são bem similares e igualmente boas. O Z Flip 4 conta com um display Super AMOLED de 6.7 polegadas, resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização. Suas cores são equilibradas e vivas, seu brilho chega ao pico de até 1200 nits, e também é ótima para o consumo de filmes e séries por possuir HDR10+. Já o display interno do Razr 40 Ultra possui 6.9 polegadas e 165 Hz de taxa de atualização, tendo então um aproveitamento maior de seu painel, além de ser uma tela mais fluida, com um bom nível de saturação e brilho alto. 

Se as telas internas já indicam uma pequena vantagem à favor do modelo da Motorola, as telas externas apenas aumentam. Enquanto a tela externa do Z Flip 4 possui apenas 1.9 polegadas e suas utilidades estão mais relacionadas a notificações e widgets, a da Razr 40 Ultra possui 3.6 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, ocupando boa parte da área frontal do aparelho e sendo útil como um retorno de pré-visualização para fotos e vídeos, e permitindo o uso de vários aplicativos como navegador, Maps e jogos, além das notificações e widgets que podem ser configuradas quais ficaram a disposição. 

Resultado: Moto Razr 40 Ultra

Câmeras

Costumeiramente, smartphones dobráveis tendem a não ter câmeras com tanta qualidade e definição quanto modelos premium. E a Galaxy Z Flip 4 x Motorola Razr 40 Ultra neste quesito é bem acirrada já que se trata de dois dos dobráveis com as melhores câmeras, mas ainda assim, o modelo da Motorola leva mais uma. Apesar dos sensores principais e ultrawide serem praticamente equivalentes, com o modelo da Samsung tendo 12MP em ambos os sensores, e o da Motorola com 12 e 13 MP respectivamente. 

Apesar de serem levemente dependentes de uma boa iluminação para imagens com mais qualidade, ambas se destacam pela capacidade de enquadramento, com a lente principal do Razr 40 Ultra possuindo uma maior definição de cores e uma melhor nitidez. A câmera frontal é um outro grande destaque do modelo da Motorola também, com 32MP, capaz de nivelar a coloração das imagens e de entregar bons resultados sem depender tanto da iluminação. 

Ambos os celulares são capazes de gravar vídeos em resolução 4K a 60 frames por segundo. 

Resultado: Moto Razr 40 Ultra

Desempenho 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é um quesito em que ambos os modelos apresentam um alto nível, e empatam por excelência. Tanto o Galaxy Z Flip 4 quanto o Motorola Razr 40 Ultra contam com o Snapdragon 8+ Gen1 como seu chipset, que somado aos seus 8GB de memória RAM, atinge um desempenho digno de topo de linha, permitindo usos multitarefa com suavidade, além de rodar com tranquilidade inúmeros jogos. 

Resultado: Empate

Bateria 

A bateria é um fator que ambos deixam a desejar. Mesmo sendo um certo padrão em smartphones dobráveis, ainda assim ambos contam com uma autonomia limitada. O Galaxy Z Flip 4 possui uma bateria de 3.700 mAh, com suporte a carregamento de 25W, porém o aparelho não vem com o carregador em sua caixa. Já o seu concorrente conta com 3.800 mAh de bateria, com suporte a carregamento de 30W e vindo acompanhado do carregador em sua caixa, sendo esse o critério de desempate a favor do celular da Motorola.  

Resultado: Moto Razr 40 Ultra

Preço 

O preço é um ponto que o aparelho da Samsung leva vantagem por um motivo muito simples, que é ser de um modelo mais antigo, da geração 2022. Logo, sua época de “preço cheio” já passou há alguns meses, já tendo aparecido aqui no Promobit por R$ 3.504,10. Por outro lado, o Moto Razr 40 Ultra ainda está nessa fase do “preço cheio” por ter chegado recentemente ao Brasil, ficando na faixa dos 7.000 reais para cima. 

Resultado: Galaxy Z Flip 4

Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra: conclusão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar do Moto Razr 40 Ultra trazer evoluções nítidas nas principais tecnologias esperadas de um dobravel, sua relação custo benefício ainda não é das melhores, justamente pelo preço alto e as utilidades de um smartphone dobrável ainda não estejam tão otimizadas para usos muito específicos. Atualmente a única vantagem real de um dobrável com design similar aos antigos celulares de flip é a sua portabilidade e praticidade em troca de câmeras de mais alta qualidade e uma maior autonomia energética. 

Portanto, o comparativo do Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra fica a mercê de um usuário que realmente terá um uso frequente da tela externa de um smartphone dobrável junto a câmera frontal, que é o grande ponto de vantagem do modelo Motorola em relação ao da marca sul-coreana. Caso esse fator seja impactante o suficiente em sua forma de uso para investir o dobro do valor, o Razr 40 Ultra é a melhor escolha. Mas caso o interesse seja apenas em um dobravel com um bom hardware e preço não tão alto, o Z Flip 4 segue soberano. 

Conforme citado anteriormente, estamos comparando um modelo de 2022 com um modelo de 2023. Os novos dobráveis da Samsung – Z Fold 5 e Z Flip 5 – estão próximos de serem lançados, começando assim um novo capítulo nessa disputa.  

Ficha técnica Galaxy Z Flip 4 x Moto Razr 40 Ultra

EspecificaçõesGalaxy Z Flip 4Moto Razr 40 Ultra
TelasSuper AMOLED, 6.7’’, Full HD+, 120 Hz / Super AMOLED, 1.9’’, 120 HzpOLED, 6.9’’, Full HD+, 165 Hz /pOLED, 3.6’’, 144 Hz
ProcessadorSnapdragon 8+ Gen1Snapdragon 8+ Gen1
Memória RAM8 GB 8 GB 
Armazenamento128 / 256 GB128 / 256 GB
Câmeras Traseiras12MP (Principal) / 12MP (Ultrawide) 12MP (Principal) / 13 MP (Ultrawide) 
Câmera Frontal10 MP32 MP
Bateria3.700 mAh3.800 mAh
Dimensões165.2 x 71.9 x 6.9 mm – 187g170.8 x 73.9 x 7.0 mm  – 188g

Utilize os cupons de desconto Amazon para aproveitar ao máximo os descontos de tablets do Promobit. Aproveite!