Comparativos

Galaxy A54 ou Moto G84: qual o intermediário definitivo de 2023?

Um duelo de gigantes do segmento intermediário de 2023, confira qual deles leva a melhor: Galaxy A54 ou Moto G84

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

9 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Historicamente, a linha Moto G se popularizou como uma grande referência de celulares intermediários com uma boa relação custo benefício. Em paralelo, a Samsung se manteve firme e forte como fabricante sinônimo de qualidade em aparelhos de diferentes segmentos, com os intermediários inclusos. E com o ano chegando ao fim, muitos dos smartphones que foram lançados com um preço acima da média costumam aparecer por um valor bem mais atrativo, que é o caso de dois dos principais intermediários lançados em 2023. Então, por que não compará-los e entendermos qual compensa mais, Galaxy A54 ou Moto G84? Confira a resposta abaixo. 

Galaxy A54Compre agora na Amazon
Moto G84Compre agora na Amazon

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este primeiro tópico já é um aspecto forte em ambos os modelos, ainda mais considerando que são celulares intermediários que buscam nos modelos premium de suas respectivas fabricantes a base para seu design. O Galaxy A54 traz a simplicidade e a elegância do S23, com traseira de vidro e moldura envolta de plástico, tendo até os módulos de câmera se posicionando da mesma forma, tendo uma pequena diferença para o posicionamento do LED do flash. 

Já o Moto G84 se destaca justamente pelo oposto, tendo um visual mais vistoso e atraente, mas sem ser exagerado. Sua traseira possui um acabamento em couro vegano, sendo um material texturizado que contribui não só para o visual como também para uma pegada mais agradável. Questões visuais costumam variar de acordo com o gosto do consumidor, e decidir qual dos dois é o mais bonito fica a seu critério, porém, algo importante a se ressaltar é quanto a resistência dos aparelhos. 

Apesar de possuir sua traseira em vidro, que pode ser um fator comprometedor em relação a resistência, o Galaxy A54 possui certificação IP67 de resistência à água e poeira, enquanto o Moto G84 conta com uma certificação mais simples, a IP54. Ademais, os dois aparelhos contam com Wifi 6, NFC, Dual-SIM e uma porta USB-C na parte de baixo. Outro diferencial do A54 é o Bluetooth 5.3, enquanto o modelo da Motorola conta com o 5.1. Por outro lado, o Moto G84 possui conector de fones de ouvido e o A54 não. Considerando as diferentes vantagens em pontos únicos que cada um tem, temos o primeiro empate do comparativo. 

Resultado: Empate

Tela e áudio

Tal qual o tópico anterior, tela e áudio são dois pontos fortíssimos nos dois celulares. A tela do Galaxy A54 conta com um painel Super AMOLED, de 6.4 polegadas, resolução Full HD+ e 120 Hz de taxa de atualização. Seu principal foco é o consumo de conteúdo multimídia como séries e filmes, por contar com suporte a HDR10+. Por outro lado, a tela do Moto G84 conta com um painel pOLED, de 6.5 polegadas, com resolução Full HD e os mesmos 120 Hz de taxa de atualização. A grande força da tela do modelo da Motorola está em sua usabilidade no dia a dia em si, por apresentar mais cores e um brilho mais forte. 

Quanto ao áudio, tanto A54 quanto G84 possuem áudio estéreo com suporte a Dolby Atmos. O volume dos dois não é um ponto de grande destaque, principalmente pela queda na qualidade do som, mas em alturas médias e baixas a reprodução de áudio é bem agradável com boa definição. 

Resultado: Empate

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No quesito desempenho, o comparativo fica em uma situação similar ao da tela, apesar de possuir uma vantagem mais clara. Os dois celulares contam com 8GB de memória RAM, mas o chipset é o que causa um diferencial maior. O Galaxy A54 é equipado com o Exynos 1380, mesmo presente no M54, enquanto o Moto G84 possui o Snapdragon 695. A disparidade existente entre eles está relacionada a diferentes formas de uso, já que o Moto G84 oferece uma ótima usabilidade no dia a dia, com uma interface bem otimizada e fluida ao realizar uma troca constante de aplicativos. 

Já o hardware do Galaxy A54 oferece um maior poder de fogo para processos e aplicativos mais pesados, principalmente em jogos. Seu desempenho chega a se equiparar até com chipsets voltados a jogos, como alguns modelos contemporâneos da série G da Qualcomm. E além de mais potência “pura”, o A54 continuará recebendo atualizações em seu sistema operacional pelos próximos cinco anos, enquanto o smartphone da Motorola garante apenas um ou dois anos de atualizações. 

Resultado: Galaxy A54

Câmeras

Galaxy A54 ou Moto G84, qual tem as melhores câmeras? Bom, este tópico traz a primeira – e única – grande disparidade no comparativo entre os dois celulares. O conjunto de câmeras do A54 é composto por uma lente principal de 50 MP, uma ultrawide de 12, uma macro de 5 e câmera frontal de 32 MP. A do Moto G84 também conta com 50 MP na principal, mas com uma ultrawide de 8 e a frontal de 16 MP. Apesar da mesma quantidade de megapixels nas lentes principais, a do celular Samsung alcança resultados superiores, principalmente pelo nível de detalhamento e exibição de cores junto ao HDR, resultado de um ótimo pós-processamento. 

O mesmo pode ser dito para os resultados obtidos nas lentes grande-angular e frontal, com o A54 também tendo vantagem na gravação de vídeos, por conseguir imagens com mais definição e na resolução 4K, enquanto o Moto G84 fica limitado ao 1080p. 

Resultado: Galaxy A54

Bateria

Voltando para tópicos mais acirrados e equivalentes no comparativo, a bateria é um aspecto que ambos os smartphones ficam dentro da média com uma boa autonomia. Com 5.000 mAh, tanto o Galaxy A54 quanto o Moto G84 tem autonomia para mais de um dia de usos rotineiros, tendo uma pequena diferença apenas em seu carregamento. O modelo da Samsung vem acompanhado de um carregador de 15W, mas suporta até 25W. Já o aparelho da Motorola já conta com um carregador de 33W em sua caixa. 

Resultado: Empate

Preço

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de terem sido comercializados por preços bem similares por alguns meses, atualmente é mais fácil encontrar o Moto G84 por um preço mais baixo, geralmente no valor de 1.600/1.700 reais, enquanto o Galaxy A54 costuma ser comercializado a partir dos 1.900 reais. Essa questão do preço pode ser um fator determinante para decidir entre o Galaxy A54 ou o Moto G84, já que próximo aos 2.000 reais se encontram os intermediários premium com configurações superiores. 

Resultado: Moto G84

Galaxy A54 ou Moto G84: qual é o melhor? 

De forma geral, a resposta de qual é o melhor entre o Galaxy A54 ou o Galaxy G84 é bem clara, já que o A54 se mostra superior em alguns dos principais aspectos buscados pela maioria dos consumidores em um smartphone, principalmente no desempenho e nas câmeras. Ambos os aparelhos têm pontos positivos e negativos, e o Moto G84 é uma ótima opção de celular no segmento intermediário, principalmente por sua tela e seu design que se sobressai em relação a outros modelos da mesma faixa de preço. Entretanto, ao colocá-los lado a lado, o intermediário da Samsung se destaca tanto por sua configuração quanto pela longevidade. 

Compre agora o Galaxy A54 na Amazon

Compre agora o Moto G84 na Amazon

Ficha técnica 

EspecificaçõesGalaxy A54Moto G84
TelaSuper AMOLED, 6.4’’, Full HD+ – 120 Hz pOLED, 6.5’’, Full HD – 120 Hz
ProcessadorExynos 1380Snapdragon 695 5G
Memória RAM8 GB8 GB
Armazenamento128/256 GB128/256 GB
Câmeras traseiras50 MP (Principal); 12 MP (Ultrawide); 5 MP (Macro)50 MP (Principal); 8 MP (Ultrawide)
Câmera frontal32 MP16 MP
Bateria5.000 mAh5.000 mAh
Dimensões158,2 x 76,7 x 8,2 mm – 202g160,0 x 74,4 x 7,6 mm – 167g 

Aproveite os cupons de desconto Amazon para economizar na compra de seu novo fone de ouvido