Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Galaxy A51 vs Galaxy A71: parecidos por fora e diferentes por dentro

Confira nosso comparativo entre dois dos smartphones mais procurados da Samsung e descubra qual é melhor opção para seu bolso e necessidade.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

13 de ago de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Lançados durante o mesmo evento da Samsung em janeiro de 2020, Galaxy A51 e Galaxy A71 são aparelhos intermediários que costumam agradar os consumidores por entregar boas especificações como conjunto de câmeras versátil, desempenho competente para faixa de preço e autonomia de bateria. Mas qual dos aparelhos é uma compra mais vantajosa? Confira nosso comparativo entre Galaxy A51 vs Galaxy A71 e descubra quem leva a melhor nesse duelo entre aparelhos que por fora são quase iguais, mas que por dentro a diferença é considerável.

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: Samsung

Como de costume em nossos comparativos, não apontamos um aparelho que seja mais bonito ou feio, ao menos que o design do smartphone interfira negativamente na experiência de uso. Mas, neste caso nem é preciso procurar muitas diferenças por o desenho dos aparelhos é praticamente o mesmo, porém o Galaxy A71 é maior. 

Os dois aparelhos possuem tela com menos bordas, câmera frontal no centro  e bordas arredondadas. O leitor de digitais está na tela e a traseiro do A 51 e do A71 abrigam o conjunto de câmeras em uma peça retangular semelhante a do Galaxy S20. Os dois aparelhos também contam com entrada USB tipo C e entrada para fones de ouvido. 

Mais do que questão de gosto no design temos um empate técnico. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A71

Os pontos em comum no comparativo Galaxy A51 vs Galaxy A71 não param no design e aparecem também na qualidade de tela. Temos aqui dois displays com tecnologia Super Amoled, resolução full HD+ (1080 x 2400) e proteção gorilla Glass 3. Por ser uma tela levemente menor,6,5 polegadas contra 6,7 polegadas do A71, mas com a mesma quantidade de pixels, a densidade deles é maior no A51 com 405 ppi contra 393 ppi no A71, mas sem representar uma diferença significativa na qualidade de imagem. 

No comparativo entre telas temos mais um empate.

Hardware e desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A51

Analisando o hardware e desempenho encontramos a primeira diferença considerável entre os dois aparelhos. A capacidade de armazenamento dos dois aparelhos é de 128GB e expansíveis para até 512GB, espaço suficiente para uso sem preocupações no dia a dia. Já a memória RAM é de 4GB no Galaxy A51 enquanto no Galaxy A71 a RAM é de 6GB. A diferença entre as memórias deve representar uma usabilidade mais fluida e rápida no A71, embora a memória do A51 não seja um problema para a faixa de preço.

Outra diferença relevante está nos processadores que equipam os dois smartphones. Enquanto o Galaxy A51 conta com o bom chip intermediário Exynos 9611 que entre outras características trabalho no processamento de fotos para melhorias em diferentes condições de luz. 

Já o Galaxy A71 é equipado com o chipset Snapdragon 730 da Qualcomm que apresenta melhor desempenho e possui capacidade de processamento maior. No ranking de benchmark do Antutu o Galaxy A71 com o chip da Qualcomm atingiu a marca superior ao Galaxy S8+ e próximo ao Galaxy S9.

Hardware e desempenho: Galaxy A71

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A51 e A71 fazem vídeos em 4K.

O conjunto de câmeras dos smartphones da linha A é bastante parecido, diferenciando-se pela lente principal. A câmera wide do Galaxy A51 é de 48 mp, enquanto a câmera wide do Galaxy A71 possui 64 mp. As demais câmeras do conjunto traseiro são as mesmas, ultrawide de 12mp, câmera macro de 5 mp e sensor de profundidade de 5 mp. 

Na prática a diferença entre as lentes principais existe, mas não é tão grande quanto a diferença em pixels pode sugerir. Os dois aparelhos possuem modo noturno, inclusive na câmera ultrawide e naturalmente um recurso que depende tanto do processamento mostra-se superior no Galaxy A71. Os dois smartphones gravam na resolução 4K nas câmeras traseiras e frontais, outra semelhança é a lente para selfies de 32 mp nas duas opções. 

A câmera principal e o melhor modo noturno desempatam a disputa e a melhor câmera é do Galaxy A71

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Bateria do Galaxy A51 é de 4.000 mAh.

A autonomia de bateria também desequilibra a balança em favor do Galaxy A71 que possui bateria de 4.500 mAh contra 4.000 do Galaxy A51. Por ser uma bateria maior em tese o tempo de carregamento deve ser maior no A71, porém o carregador de 25 watts deve oferecer tempo de carregamento semelhante ao do Galaxy A51 que possui carregador de 15 watts. 

A bateria maior e com carregamento rápido mais potente faz do Galaxy A71 a melhor opção em autonomia de energia. 

Preço 

Os dois aparelhos não escaparam do aumento atual de preços que todos os smartphones sofreram e o preço atual do Galaxy A71 na data da publicação deste comparativo é de 2 mil reais, porém o modelo já esteve disponível aqui no Promobit por R$1.600. O Galaxy A51 também está com preço médio atual elevado, cerca de 1.700 reais, sendo que no Promobit o modelo já esteve em promoção por R$1.300.  

Galaxy A51 vs Galaxy A71, qual vale mais a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora parecidos, existem diferenças consideráveis que pesam na escolha entre os dois aparelhos. A primeira delas é o preço que faz com que o Galaxy A51 seja uma escolha adequada para que prioriza pagar menos em troca de um desempenho intermediário, mas com menos potência. 

Para que procura um aparelho que vai apresentar usabilidade melhor e por mais tempo e pode pagar um pouco mais por isso, o Galaxy A71 é o melhor smartphone do comparativo oferecendo fotos melhores, desempenho superior e melhor autonomia de bateria. 


Confira as melhores promoções de smartphone aqui no Promobit e pague mais barato no seu novo aparelho. Seu celular pode ficar co preço ainda menor aproveitando o cupom Submarino.