Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Galaxy A50 vs Galaxy A51: comparamos os dois intermediários da Samsung

Confira quem leva a melhor no duelo entre Galaxy A50 vs Galaxy A51 e descubra qual melhor opção de compra.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A linha Galaxy A da Samsung comporta aparelhos com diferentes propostas de smartphones quase topos de linha aos modelos mais básicos da Samsung. Dois aparelhos da linha A lançados em 2019 costumam deixar muitos consumidores em dúvida, por isso analisamos quem leva a melhor no embate entre Galaxy A50 vs galaxy A51. Confira o nosso comparativo. 

Aparelho/ especificaçõesGalaxy A50Galaxy A51
Dimensões158.5 x 74.7 x 7.7 mm158.5 x 73.6 x 7.9 mm
Tela6,4″Super Amoled- Fulll HD+6,5″Super Amoled – Full HD+
ProcessadorExynos 9610Exynos 9611
RAM4GB4GB
Armazenamento128GB128GB
Câmera traseira25 mp (wide), 8 mp (ultrawide), 5 mp (sensor de profundidade)48 mp (wide), 12 mp (ultrawide), 5mp (macro), 5 mp (sensor de profundidade)
Câmera frontal25mp32mp
Bateria4.000 mAh4.000 mAh

Design e funções

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A51 possui pequeno furo na tela para a câmera frontal.

Visualmente poucas são as diferenças entre os dois aparelhos que inclusive possuem as mesmas dimensões e feitos do mesmo material, com corpo em plástico que lembra vidro. Apesar do mesmo tamanho, o Galaxy A51 consegue ter um aproveitamento de tela melhor por ter menos bordas e, ao invés, de localizar a câmera frontal em um notch em formato de gota ela permanece centralizada, mas como um pequeno furo na tela, aumentando a área útil do display. 

Pontos positivos presentes no Galaxy A50 e que permanecem no Galaxy A51 é o suporte a TV digital e a entrada para fones de ouvido, já uma aquisição feita ao A51 é o NFC que pode ser bastante útil para pagamentos por aproximação feitos com celular. 

Embora design seja subjetivo, por proporcionar mais área útil de tela com praticamente as mesmas dimensões, o Galaxy A51 leva vantagem.

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em termos de especificações técnicas, as telas dos dois aparelhos são equivalentes. São dois displays Super Amoled com resolução Full HD+, mas devido as bordas mais finas do Galaxy A51, foi possível ampliar em uma polegada a tela do aparelho mais recente que possui 6,5 polegadas contra 6,4 do modelo de mais antigo.

Outro aspecto de design que também melhora a experiência de tela foi a ausência do notch para câmera frontal, sendo menos invasivo com o furo no display. Tecnicamente as telas são iguais, mas o projeto atualizado do Galaxy A51 garantiu uma melhoria em usabilidade. 

Tela: a qualidade de imagem é a mesma, mas o uso de tela do Galaxy A51 é melhor.

Hardware e desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além da tela, outro ponto que manteve-se praticamente inalterado entre as duas gerações são as especificações de hardware e a capacidade de processamento dos aparelhos. Ambos possuem 4GB de RAM, armazenamento de 128 GB que podem ser expansíveis para até 512 GB via microSD. 

A mudança no processador poderia ser uma diferença relevante, mas na prática não há grandes alterações. Enquanto o Galaxy A50 conta com o processador Exynos 9610, o Galaxy A51 recebeu um processador um pouco mais atualizado, o Exynos 9611. Ambos são fabricados pela Samsung. 

Quanto ao hardware e desempenho, consideramos que há um empate técnico entre os dois aparelhos.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A principal evolução entre os dois aparelhos ficou reservada para as câmeras. Além de ter evoluído na qualidade das imagens, o Galaxy A51 possui uma câmera a mais que o aparelho de 2019. A câmera principal do A51 é de 48mp, seguida por uma ultrawide que também evoluiu e agora é de 12mp, completam o conjunto o sensor de profundidade de 5mp para o modo retrato e como novidade temos a lente macro de 5 mp. A câmera frontal também está com sensor maior no Galaxy A51, 32 mp. 

Já o Galaxy A50 apresenta um conjunto óptico mais modesto, com uma câmera principal de 25mp, acompanhada por uma lente ultrawide de 8mp e o sensor de profundidade de 5mp, enquanto a câmera frontal é de 25mp. Os dois aparelhos possuem câmeras com modo noturno, porém o Galaxy A51 leva vantagens também na qualidade de vídeos. O Galaxy A50 é capaz de gravar na resolução máxima Full HD tanto na câmera frontal quanto nas câmeras traseiras, já o Galaxy A51 grava em 4K com a lente principal e com a câmera frontal, porém sem estabilização de imagem.

O conjunto de câmeras do Galaxy A51 foi o que mais evoluiu entre as duas gerações, logo o A51 possui as melhores câmeras.

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Os dois aparelhos possuem bateria de 4.000 mAh.

Também não é a autonomia de bateria um fator preponderante para optar entre um dos aparelhos, já que ambos contam com baterias de 4.000 mAh e por terem especificações de hardware e tela tão semelhantes não deve haver nenhuma distância relevante entre a exigência energética dos dois smartphones. 

De acordo com o site da Samsung, o Galaxy A50 possui autonomia para reprodução de até 19 horas ininterruptas de vídeo e 15 horas de navegação na internet em uma conexão wi-fi. Já o Galaxy A51 é capaz de reproduzir até 20 horas de vídeo e 16 horas de navegação em uma rede wifi. Mas na prática não significa dizer que o Galaxy A51 oferece uma hora a mais de uso de forma geral. Os dois aparelhos são acompanhados de um carregador de 15w. 

A bateria dos dois aparelhos e equivalente e não há um vencedor neste quesito.

Galaxy A50 vs Galaxy A51: preço e viabilidade

Por ser um aparelho mais antigo Galaxy A50 possui preço médio mais baixo que o Galaxy A51, porém o aparelho do início de 2019 não está mais tão fácil de encontrar no mercado. O preço médio atual do Galaxy A50 é de R$1.100, enquanto o Galaxy A51 apresenta preço médio atual de R$1.800.  Mas o duelo Galaxy A50 vs Galaxy A51 não resolve-se apenas pelo preço.

O conjunto de câmeras atualizado e as tela um pouco maior do Galaxy A51 talvez não justifique a diferença de quase 700 reais, porém a disponibilidade dos dois aparelhos não é a mesma e atualmente está difícil encontrar o Galaxy A50. Caso queira economizar, vale procurar com afinco o Galaxy A50, mas se você pode esperar um pouco adicione o Galaxy A51 a sua lista de desejos, pois é bem provável que o aparelho esteja disponível por preços mais convidativos durante a Black Friday


As melhores promoções de smartphone estão no Promobit. Modelos das melhores marcas podem ficar ainda mais baratos conferindo algum cupom de desconto como o cupom Americanas ou cupom Submarino.