topbar_amazon_bookfriday
Comparativos

Galaxy A34 ou Galaxy M54: qual intermediário se destaca?

Sendo dois dos principais celulares intermediários lançados pela Samsung em 2023 confira qual o melhor: Galaxy A34 ou Galaxy M54

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

5 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

As linhas Galaxy A e Galaxy M já foram bem distintas, e atualmente, pode ser difícil para boa parte dos consumidores achar um ponto onde ambas realmente se diferenciam, em termos de quais tipos de smartphones elas oferecem. Geralmente se destacando no segmento intermediário, as duas linhas tiveram grandes lançamentos nesse meio em 2023, e para te ajudar a definir qual vale mais a pena, confira o nosso comparativo de dois desses principais lançamentos: Galaxy A34 ou Galaxy M54, qual é o melhor? 

Galaxy A34Compre agora na Amazon
Galaxy M54Compre agora no Mercado Livre

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por serem ambos modelos de 2023, tanto Galaxy A34 e M54 tem como principal característica visual a identidade presente no Galaxy S23. No entanto, por mais que sejam parecidos, ainda não são iguais. Enquanto o A34 busca um visual mais semelhante ao S23, sem grandes mudanças além de possuir uma traseira de plástico ao invés de vidro e um notch de gota para a câmera frontal, o M54 traz um híbrido entre um visual mais parecido com outros modelos da linha e as características do design do S23, tendo um visual sóbrio e elegante. 

Quanto à conectividade, ambos os modelos contam com as mesmas características como uma porta USB-C na parte inferior, botões de volume e de bloqueio de tela no lado direito, contando com um slot para cartão SD ou segundo chip no lado esquerdo, e sem entrada P2 para fones de ouvido. Bluetooth 5.3, WiFi, NFC, e conectividade 5G que está presente nos dois modelos também. 

Resultado: Empate

Tela e áudio

Ao compararmos as telas dos dois smartphones vemos que o M54 possui pequenos pontos superiores em relação ao A34, mas não o suficiente para ser colocado como favorito, com ambos ficando em uma qualidade semelhante no que tange a exibição de imagens. O Galaxy A34 conta com uma tela Super AMOLED de 6.6 polegadas, resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização. Já o M54 possui um painel Super AMOLED Plus. 6.7 polegadas, com a mesma resolução e taxa de atualização. Nos dois modelos é possível encontrar uma boa exibição de cores junto a bons níveis de brilho e contraste, mas nada que se destaque tanto dentro do segmento intermediário. 

Se na tela vemos uma ligeira vantagem ao M54, no som as coisas se invertem, já que o A34 conta com som estéreo de boa qualidade e foco nos médios, enquanto o modelo da linha M conta com som mais simples, mono e de volume não tão alto. Portanto, o comparativo Galaxy A34 ou Galaxy M54 encara mais um empate. 

Resultado: Empate

Desempenho

Chegando no desempenho, temos a primeira diferença real entre os dois modelos. Mesmo ambos oferecendo uma boa usabilidade no dia a dia, sobretudo no multitarefa com os dois tendo 8GB de memória RAM, o M54 se sai melhor com o chipset Exynos 1380 em relação ao Dimensity 1080 presente no Galaxy A34. O processador de fabricação própria da Samsung apresenta melhores resultados nos principais testes de benchmark, além de dar conta de processos que exijam mais do processador, como alguns jogos mais pesados. Portanto, o desempenho do A34 se mostra bom para usos mais gerais e rotineiros, enquanto o M54 se mostra mais potente para fins específicos. 

Resultado: Galaxy M54

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tal qual o desempenho, o conjunto de câmeras é mais um fator que o M54 se mostra superior, principalmente em suas lentes principais. Com 108 MP, a câmera do Galaxy M54 se destaca pela boa nitidez e definição, sendo bastante precisa nas cores, para um aparelho intermediário, e trabalhando muito bem em conjunto com seu chipset no pós-processamento, auxiliando a evitar cores mais estouradas ou exageradamente definidas – principalmente em fotos com forte influência de luz solar. A qualidade de nitidez e definição também se mantém na lente ultrawide de 8 MP. 

Já nas lentes do A34, sua principal força está na quantidade de recursos, como Nightography e super estabilização em vídeos, e nos níveis de textura. Sua nitidez se mantém num nível similar ao M54, porém, sua exibição de cores é mais limitada. Mas parte desses problemas é “compensado” por uma exibição suave que a câmera frontal de 13 MP apresenta em selfies. O conjunto do A34 é interessante e não faz feio, porém, para quem busca o máximo de qualidade entre os modelos, o M54 é uma opção melhor. 

Resultado: Galaxy M54

Bateria

Essa é uma comparação que é mais acirrada do que parece, pois batendo o olho na ficha técnica parece uma clara vantagem ao M54 por possuir uma bateria de 6.000 mAh, enquanto o A34 conta com o padrão da atualidade de 5.000 mAh Entretanto, apesar da autonomia do M54 ser de fato superior, sua eficiência energética não é das melhores, fazendo com que esses 6.000 mAh não sejam tão superiores quanto parecem, ficando dentro da média de duração de, mais ou menos, um dia e meio. 

Por outro lado, uma das principais virtudes do processador da MediaTek presente no Galaxy A34 é justamente a eficiência energética, que permite que seu gasto de bateria em usos rotineiros não seja tão grande – superando inclusive o A54 neste quesito – podendo ser utilizado por mais de um dia direto sem grandes problemas também. Logo, apesar da vantagem que o M54 possui, você não estará perdendo tanta autonomia como parece caso opte pelo A34. 

Resultado: Galaxy M54

Preço

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A superioridade do M54 em alguns dos principais aspectos que um consumidor busca em um celular acaba pesando na questão do preço. Apesar da diferença entre eles não ser tão grande, o Galaxy M54 costumeiramente é vendido entre 250 a 300 reais a mais que o A34. O modelo da linha M custa em média 1.800/1.900 reais, enquanto o da linha A costuma ficar próximo dos 1.600 reais, o que para nosso comparativo acaba fazendo do A34 um ótimo custo benefício. 

Resultado: Galaxy A34

Galaxy A34 ou Galaxy M54: veredito

A conclusão da comparação para dizer qual é o melhor entre o Galaxy A34 ou Galaxy M54 acaba sendo bem simples: depende da sua necessidade em um aparelho e quanto você pode pagar. O A34 é um intermediário por definição, sendo um smartphone bem completo e prático para uso frequente no dia a dia para quem não tem uma necessidade específica em um celular. Você terá desempenho digno de seu segmento, bateria para mais de um dia, uma ótima tela e câmeras medianas. 

E caso opte pelo M54, você terá em mãos um aparelho com uma tela igualmente ótima, bateria levemente superior, com um foco a mais em desempenho ideal para jogos e processos mais pesados, além de contar com câmeras melhores. Tendo a disposição financeira para adquirir o M54, ele é a melhor escolha, mesmo não estando tão à frente assim do A34. 

Compre agora o Galaxy A34 na Amazon

Compre agora o Galaxy M54 no Mercado Livre

Ficha técnica 

EspecificaçõesGalaxy A34Galaxy M54
TelaSuper AMOLED, 6.6’’, Full HD – 120 Hz Super AMOLED Plus, 6.7’’, Full HD – 120 Hz
ProcessadorMediaTek Dimensity 1080Samsung Exynos 1380
Memória RAM6/8 GB8 GB
Armazenamento128/256 GB128/256 GB
Câmeras traseiras48 MP (Principal); 8 MP (Ultrawide); 5 MP (Macro)108 MP (Principal); 8 MP (Ultrawide); 2 MP (Macro)
Câmera frontal13 MP32 MP
Bateria5.000 mAh6.000 mAh
Dimensões161,3 x 78,1 x 8,2 mm – 199g164,9 x 77,3 x 8,4 mm – 199g 

Confira as melhores promoções de acessórios para smartphones, e economize ao máximo em suas compras utilizando os cupons de desconto Aliexpress e Amazon