Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Fone TWS: entenda o que é e quais as suas vantagens

Você sabe o que é fone TWS? Conheça essa tecnologia e saiba porque o True Wireless Stereo pode ser o próximo nível da tecnologia de fones de ouvido.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

21 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os fones de ouvido do tipo airbuds funcionam quase que como por magia, com dois aparelhos conseguindo se conectar ao mesmo Bluetooth do celular para reproduzir música. E a palavra mágica que faz com que isso seja possível é TWS.

TWS é a sigla em inglês para True Wireless Stereo, ou seja, o Verdadeiro Som Estéreo Sem Fio. Essa tecnologia é a implementação da tecnologia baseada no desenvolvimento dos chips e que fez sua grande estreia junto com o lançamento do iPhone 7. Agora, no entanto, é possível encontrar fones TWS de diversas marcas, de Samsung e Xiaomi à Multilaser.

Tecnicamente, os smartphones se conectam a um único dispositivo de som quando ativam sua conexão Bluetooth, mas no caso do Bluetooth com fones que também possuam a tecnologia TWS, é possível conectar os dois aparelhos de uma única vez: sendo os dois aparelhos o fone do lado direito e o fone do lado esquerdo. Isso permite criar a real separação de Bluetooth entre os canais de som da esquerda e da direita. Quando não há conexão com o alto-falante, o alto-falante principal volta à qualidade sonora monofone. A qualidade TWS têm sido aplicada no ramo dos fones de ouvido Bluetooth, que originaram um novo produto: o fone de ouvido Bluetooth TWS.

Vantagens e desvantagens do TWS

Como você já deve ter percebido, o TWS é como se fosse uma arma especial para ajudar o Bluetooth, com a vantagem principal de ser completamente independente de fios. Isso é especialmente vantajoso nos fones earbuds, aqueles com polo esquerdo e direito separados, como no caso dos iPods da Apple.

A tecnologia faz com que não existam ruídos causados pelo movimentos próximos ao fone, que podem atrapalhar a experiência de quem está ouvindo música ou curtindo um podcast.

apple airpods

Outra vantagem é a possibilidade da recarga por um estojo de bateria, que utiliza indução magnética. 

Por outro lado, como os fones TWS são pequenos e seu circuito interno é limitado, então a mesma geração de fones TWS com certeza é inferior aos fones Bluetooth tradicionais ou com fios, em termos de redução de barulho e reconhecimento de voz.

Infelizmente, também, muitos fones TWS ainda são mais caros do que fones comuns.

Na hora de escolher pelo seu fone, pese tanto a comodidade quanto a qualidade de som que você exige para o seu entretenimento. Um fone pequeno, leve e prático como os de tecnologia TWS pode ser uma escolha certeira para as locomoções diárias para o trabalho ou escola, enquanto um headphone Bluetooth pode ser a escolha potente para acompanhar seus jogos ou curtir música no escritório ou em casa.


O mais importante é sempre escolher um acessório que faça sentido para você. E para tudo ficar melhor ainda, você conta com as promoções de fones de ouvido de nossa comunidade. Se encontrar um cupom de desconto então, melhor ainda.