Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Expectativa para os smartphones em 2023: o que esperar dos aparelhos no ano que começa

A cada ano o mercado de smartphones surpreende e para 2023 já existem rumores que podem ser bastante positivos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

30 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Final de ano, momento de relembrar o que aconteceu de mais marcante, mas também de tentar projetar o que está por vir. Olhando para o que pode acontecer no mercado de smartphones podemos esperar muitas evolução, mas poucas novidades revolucionárias, pelo menos não de acordo com os rumores de dezembro de 2022. Confira o que você pode encontrar de novo nos celulares presentes nas lojas ou até dentro do seu bolso no próximo ano em nossa lista de expectativas para os smartphones em 2023. 

Chegamos aos 200 MP, e agora? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2022 vimos chegar ao mercado o primeiro smartphone com sensor de 200 MP com o Motorola Edge 30 Ultra e que apesar do número alto no tamanho do sensor, na prática não foi possível ver tanta diferença nas fotos de 200 MP em relação às lentes de 120 MP de outros aparelhos topo de linha. 

A tendência é que os novos aparelhos de 2023, além de contar com sensores de 200 MP, cheguem ao mercado tirando melhor proveito de um sensor tão amplo através de pós processamento e com câmeras melhor construídas. Outra especificação que apareceu bem em 2022 e que pode estar ainda mais presente nos smartphones de 2023 é o uso da câmera híbrida entre ultrawide e macro graças ao foco automático que é capaz de trabalhar mesmo a pequenas distâncias do objeto enquadrado. 

Baterias maiores ou melhor gerenciamento do consumo energético?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

 Em 2021 as baterias extrapolaram a marca dos 6000 mAh e até 7.000 mAh, valores incríveis, que entregam autonomia de mais de 2 dias para usuários menos intensos, mas que também demandam de carregadores mais potentes e smartphones mais espessos. Já em 2022 as baterias voltaram a patamares mais convencionais, ficando na média dos 5.000 mAh. 

Para 2023 é provável que as baterias permaneçam na faixa dos 5.000 mAh ou, no máximo 6.000 mAh, capacidade de proporcionar uma boa autonomia e aliada a carregadores mais rápido geram uma combinação que não atrapalha a vida do usuário. 

Fim da tela HD entre os aparelhos básicos?

Se existe uma especificação que já está fazendo hora extra no mercado é a resolução HD presente na tela de aparelhos mais básicos. Sabemos que, normalmente, as novidades nos mercados de smartphones são lançadas nos aparelhos mais poderosos de cada fabricante e vão aos poucos sendo implementadas nos demais smartphones intermediários e posteriormente nos básicos. Como já é bastante difícil encontrar um aparelho intermediário com tela HD, pois a maioria conta com resolução Full HD, é possível que o HD fique mais raro também nas telas básicas. 

Não podemos esperar o mesmo das telas IPS que além de baratear a fabricação dos smartphones também possuem suas virtudes. Talvez daqui mais alguns anos podemos encontrar as telas OLED também nos smartphones mais simples. 

iPhone com entrada USB-C (finalmente)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mesmo contra a própria vontade, afinal a pressão feita pela União Europeia deu resultado e a Apple deve implementar em seus smartphones a já consolidada porta USB-C presente em todos os aparelhos Android. Ao determinar o USB-C como porta padrão para dispositivos eletrônicos em todos os países que compõem o bloco, a União Europeia pode ter acelerado um movimento que já era provável que acontecesse na Apple. A fabricante já informou oficialmente que irá adotar o padrão USB-C no continente a partir da data estipulada pelo Parlamento Europeu que é de até o final de 2024 para que todos os eletrônicos vendidos na região tenham como conector universal o USB-C. Embora o possível iPhone 15 tenha a porta padrão, a Apple ainda não confirmou se a mudança será feita em todos os mercados que atua ou apenas naqueles em que se viu obrigada.


Além das expectativas para os smartphones em 2023, aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar ainda mais em suas compras com o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.