Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Estabilizador ou filtro de linha: qual a melhor opção?

Os aparelhos possuem as mesmo função, mas protegem os eletrônicos de forma diferente. confira qual a melhor opção entre estabilidador ou filtro de linha.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Estabilizadores e filtros de linha são necessários para proteger os computadores, impressoras e outros aparelhos com componentes eletrônicos mais sensíveis das típicas oscilações da rede elétrica. Porém é comum a dúvida sobre qual dele escolher. Neste texto explicamos como eles funcionam e qual a melhor opção entre estabilizador e filtro de linha. 

O que é estabilizador?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É bem provável que você já tenha se deparado com um estabilizador ao utilizar algum computador de mesa. Eles são aparelhos eletrônicos responsáveis por corrigir as oscilações da rede elétrica que alimenta os demais aparelhos conectados a ele, como os computadores de mesa. 

De forma simplificada, os estabilizadores ficam o tempo todo tentando estabilizar a tensão elétrica que chega a eles para que ela fique o mais próximo possível da nominal dos aparelhos (110V ou 220v) para chegar em patamares seguros.

E o filtro de linha?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o filtro de linha, apesar do nome, funciona mais como um escudo protetor dos eletrônicos ligados a ele que também protege os eletrônicos das variações da rede elétrica para que não recebam descargas elétricas excessivas. Ao detectar uma corrente de grande intensidade, o filtro de linha queima fusíveis para que surtos da rede elétrica não cheguem diretamente aos aparelhos. 

Além da proteção, o filtro de linha apresenta a comodidade de disponibilizar várias tomadas para ligar outros eletrônicos em um mesmo aparelho. 

Formas diferentes de atacar o mesmo problema

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança. 

Qual o melhor? 

Um ponto negativo dos estabilizadores é que devido ao seu funcionamento, eles causam pequenas interrupções no fornecimento de energia, o que a longo prazo prejudica a fonte do computador. Já os filtros de linha, por funcionarem apenas como barreiras contra tensões maiores, não possuem o mesmo problema, mas apesar de mais recomendado o ideal é sempre gastar um pouco mais para comprar um filtro de linha de melhor qualidade.