Take a fresh look at your lifestyle.

Estabilizador ou filtro de linha: qual a melhor opção?

Os dois possuem as mesmo função, mas protegem os eletrônicos de forma diferente.

Estabilizadores e filtros de linha são necessários para proteger os computadores, impressoras e outros aparelhos com componentes eletrônicos mais sensíveis das típicas oscilações da rede elétrica. Porém é comum a dúvida sobre qual dele escolher. Neste texto explicamos como eles funcionam e qual a melhor opção entre estabilizador e filtro de linha. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Filtro de Linha em promoção?

O que é estabilizador?

É bem provável que você já tenha se deparado com um estabilizador ao utilizar algum computador de mesa. Eles são aparelhos eletrônicos responsáveis por corrigir as oscilações da rede elétrica que alimenta os demais aparelhos conectados a ele, como os computadores de mesa. 

De forma simplificada, os estabilizadores ficam o tempo todo tentando estabilizar a tensão elétrica que chega a eles para que ela fique o mais próximo possível da nominal dos aparelhos (110V ou 220v) para chegar em patamares seguros.

Leia mais:

E o filtro de linha? 

Já o filtro de linha, apesar do nome, funciona mais como um escudo protetor dos eletrônicos ligados a ele que também protege os eletrônicos das variações da rede elétrica para que não recebam descargas elétricas excessivas. Ao detectar uma corrente de grande intensidade, o filtro de linha queima fusíveis para que surtos da rede elétrica não cheguem diretamente aos aparelhos. 

Além da proteção, o filtro de linha apresenta a comodidade de disponibilizar várias tomadas para ligar outros eletrônicos em um mesmo aparelho. 

Formas diferentes de atacar o mesmo problema

Tanto filtros de linha quanto estabilizadores possuem a função principal de evitar que os sistemas queimem devido às estabilizações da rede elétrica, mas enquanto o filtro de linha só “age” ao detectar um pico na rede, o estabilizador funciona constantemente estabilizando variações da rede para um patamar de segurança. 

Qual o melhor? 

Um ponto negativo dos estabilizadores é que devido ao seu funcionamento, eles causam pequenas interrupções no fornecimento de energia, o que a longo prazo prejudica a fonte do computador. Já os filtros de linha, por funcionarem apenas como barreiras contra tensões maiores, não possuem o mesmo problema, mas apesar de mais recomendado o ideal é sempre gastar um pouco mais para comprar um filtro de linha de melhor qualidade. 

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!