Aliexpress_ megasaldãojunho
Guias de Compra

Esponja mágica: feitiçaria, tecnologia ou apenas uma esponja?

Quem nunca quis uma mãozinha da magia para ajudar a sujeira desaparecer? Conheça a esponja mágica e realize seus sonhos.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

22 de jun de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Fazer as sujeiras mais difíceis desaparecerem sem muito esforço parece até coisa que só acontece em desenho e filmes com magia. Mas a esponja mágica, que é bem real, promete tirar marcas da parede, ferrugem da panela e manchas dos tênis brancos. Será que isso tudo é verdade ou só um delírio para vender um pedaço de espuma que se decompõe super rápido? No texto de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a nova ajudante de limpeza doméstica: a esponja mágica.

Esponja mágica: o que é e como funciona

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Basicamente, a esponja mágica é uma esponja normal, mas feita de produtos químicos que deixam sua superfície mais porosa e raspa microscopicamente as sujeiras, inclusive as mais difíceis, como tinta de caneta e giz de cera na parede. Importante ressaltar que se no uso você esfregar a parede, por exemplo, com muita força e de forma repetitiva, a tinta do local também poderá sair. 

Por ser o atrito da superfície porosa que retira outros componentes com maior facilidade, a esponja mágica tem uma durabilidade muito baixa, por isso é mais indicada para usos pontuais como limpar tênis branco, grelhas da churrasqueira ou manchas na parede.

Tipos de esponja mágica

Atualmente contamos com dois modelos de esponja mágica no mercado e ambas são muito bem avaliadas pelos consumidores.

1. Esponja de melamina 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A mais conhecida é a esponja de melamina, uma substância alcalina de base orgânica que junto a outros componentes é muito utilizado em diversos produtos como isolante de madeira, base para produtos plásticos etc. 

Na esponja de melamina o componente ganha forma em plástico expandido com uma estrutura porosa, que em contato com outra superfície gera o atrito necessário para raspar micropartículas de sujeira do local. Esse atrito da esponja, que é efetivamente o que “limpa”, causa um desgaste, muito mais rápido no produto se comparado a outras esponjas que utilizam produtos químicos solventes para limpeza. 

2. Esponja Esmeril

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A esponja de Esmeril possui a mesma mecânica de abrasão para remover a camada indesejada de sujeira. 

O Esmeril é um mineral composto de óxido de alumínio, que é mais indicado para limpeza pesada, ou seja, que precisa de mais atrito para obter o resultado desejado, já que funciona semelhante a uma lixa. 

Esponja mágica vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A esponja mágica vale sim a pena, principalmente para situações específicas como sujeira em parede, limpar o tênis sem precisar lavar, limpar grelhas e outros locais que necessitam de muita força braçal. Principalmente pelo preço e durabilidade do produto, que se comparado a outros modelos do mercado pode parecer muito alto. 

Falando em preço, normalmente a esponja mágica não necessita do uso de outros produtos de limpeza, apenas água. Outro ponto é que a mesma pode ser comprada em lote, dessa forma o preço tende a compensar e você sempre vai ter uma caso precise! 


Aproveite que aqui no Promobit você consegue comprar várias coisas para casa com cupom do Extra ou importar pelo AliExpress