Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Entenda para que serve o SmartThings da Samsung

Conheça sobre a nova possibilidade da Samsung para transformar sua casa em inteligente

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

8 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você está interessado em uma casa inteligente? Quer facilidade e novas experiências? Seguindo essa proposta, a Samsung criou o SmartThings, um aplicativo que ajuda a transformar uma casa comum em ultra inteligente. O SmartThings tem suporte para vários dispositivos de muitas marcas, porém, para uma completa experiência e melhor uso do aplicativo, é preciso ter uma conta Samsung.

Funcionalidades e serviços do SmartThings da Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aplicativo vem com alguns modos que agregam diferentes experiências, são eles:

SmartThings Lab

Reúne uma série de novas aplicações para incrementar a experiência do usuário, ainda em fase de teste e sem a certeza de serem implementadas efetivamente, por isso não estão disponíveis em todos os equipamentos.

SmartThing Energy

O espaço para monitorar o consumo de energia elétrica, facilitando o controle e contribuindo para saber quais equipamentos precisam de mais energia e gastam mais, por quantas horas cada um é utilizado, facilitando entender o por quê do alto valor da conta de luz no final do mês.

Inclusive, se tiver essa dúvida, falamos como calcular o consumo de energia de um eletrodoméstico e pode ajudar bastante a entender quais ações tomar para diminuir a conta.

SmartThing Find

O aplicativo junto às Galaxy SmartTags facilita encontrar qualquer objeto ou mesmo um animal via bluetooth, estando até 120 m e sem obstáculos. Ele está disponível para a linha de celulares Galaxy, tablets a partir do Android 8.0, Galaxy Watch 3 e Galaxy Buds Live. Porém, para encontrar o Galaxy Watch e o Buds com o SmartThing Find é necessário ter a última versão do app dos wearables Galaxy instalada.

Samsung Smart View

Reproduz a tela do celular Galaxy para as televisões, sendo possível também em TVs Samsung fabricadas a partir de 2018 e que possam ser conectadas ao SmartThings.

SmartThing Home Care Wizard

Auxilia no controle dos equipamentos de casa, envia notificações de quando sua máquina de lavar parou a limpeza das roupas, por exemplo. Permite manter uma organização de informações como: quando precisa fazer a manutenção, o que usou mais durante a semana e de quê forma, voltando ao exemplo de lavar roupa, se lavou no modo “delicado” mais vezes que no “jeans”.

SmartThing Air

Verifica e analisa a qualidade do ar na casa ou apartamento, ajudando a compreender como melhorar. Algo que pode beneficiar principalmente quem tem rinite alérgica ou asma.

SmartThing Home Monitor

Unido a sensores, câmeras e alarmes, ele detecta, identifica ações suspeitas e notifica ao celular cadastrado. Como movimentos na sala de estar de casa quando você não está lá, mas tem um animal de estimação se aproveitando do espaço no sofá.

Onde posso encontrar o SmartThings?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A tela do SmartThings em um computador

O SmartThing já vem em alguns smartphones Android de fábrica e pode ser acessado pelo menu principal na pasta intitulada “Samsung”. É encontrado também na Apple Store para iOS e em carros pelo sistema Android Auto.

Está disponível para computadores a partir do Windows 10 e pode ser baixado pela Microsoft Store. Após instalado é preciso ter cadastro pela Samsung e a funcionalidade será similar ao do celular, mesmo estando com uma interface adaptada a telas maiores.

Afinal, para que serve o SmartThings?

Com o SmartThings é possível conectar todos os dispositivos smart, que tiverem e estiverem na lista de compatibilidade com o sistema criada pela Samsung, no app e gerenciar tudo isso de um único lugar.

A Samsung possui parceria com a Google, desde o ano passado, para que os gadgets Google Nest sejam controlados também pelo sistema do SmartThings, tendo o selo “Work With SmartThings” (WWST) para indicar sua compatibilidade. Além disso o sistema permite controle por voz de assistentes, como a Cortana, Alexa e Bixby.

Tendo como principal função tornar a experiência de uma casa inteligente melhor, mais moderna e trazer certas facilidades, como abrir a porta de casa pelo celular se tiver uma fechadura digital. Um aplicativo que possibilita uma experiência de casa ultra moderna e sofisticada.


As inovações disponíveis no mercado brasileiro para tornar sua casa inteligente podem ser encontradas nas categorias de móveiseletrônicoseletrodomésticos, pelo menor preço no Promobit.