Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Entenda como funciona o gatilho adaptativo do DualSense

O gatilho adaptativo do DualSense, do PlayStation 5, é uma das grandes novidades do novo console da Sony, porém alguns problemas já deram as caras.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

25 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Uma das grandes novidades do novo console da Sony foi a tecnologia do gatilho adaptativo do DualSense, ou feedback háptico. Agora, os botões L2 e R2 são capazes de fornecer diferentes respostas para uma boa variedade de situações em jogo. Com isso, você é capaz de sentir muito mais as vibrações e movimentos do jogos e acaba tendo uma maior imersão.

Logo de cara os controles foram muito bem recebidos pelos usuários do PS5, apesar do preço de lançamento de R$ 499,00. Porém, algumas pessoas relataram problemas técnicos com seus controles, mas antes vamos entender como funciona o feedback háptico.

Como funciona o gatilho adaptativo do DualSense?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Feedback háptcio é o nome do mecanismo que torna os gatilhos R2 e L2 mais responsivos. Com isso, o usuário obtém uma resposta diferente dos botões de acordo com a ação que ele está executando em tela. Em jogos de tiro, por exemplo, o gatilho adaptável tem uma pressão diferente para cada tipo de arma, o que faz o jogador sentir a sensação de segurar o gatilho da própria arma. Para pistolas, há uma pequena pressão a ser feita no gatilho para conseguir dar o tiro, já para metralhadoras de assalto, o gatilho reage com uma vibração contínua.

Assim, o feedback háptico é capaz de fornecer diferentes respostas táteis em sincronia com a sua gameplay, resultando em uma imersão muito maior.

Problemas com gatilhos adaptativos e drift nos analógicos

gatilho adaptativo do DualSense

Em questão de semanas após o lançamento oficial do PlayStation 5 surgiram as primeiras reclamações a respeito dos gatilhos. Ao usar ocontrole com o feedback háptico ativo, alguns usuários relataram que, ao pressionar o gatilho, houve um estalo e então os efeitos do mecanismo já não podiam mais ser sentidos. Ou seja, o botão voltava a ser apenas um gatilho comum, sem os efeitos da resposta tática.

Outro problema foi em relação aos analógicos, onde diversos usuários relataram o problema de drift. Isso acontece quando o controle entende que o botão ainda está sendo pressionado, mesmo que você já o tenha soltado, porém a movimentação é mantida.

Como manter seu DualSense intacto por mais tempo?

Ainda que não seja esperado que um controle com a qualidade do DualSense apresente defeitos nos primeiros meses de uso, se ele ainda estiver na garantia e você sentir que os botões não respondem mais como nas primeiras semanas, o melhor a fazer é acionar o serviço de suporte técnico da Sony para garantir seu direito de troca.

De qualquer forma, às vezes nos empolgamos com a jogatina e, sem perceber, acabamos usando o controle de forma inadequada. Então, ao utilizar o feedback háptico, não force os gatilhos mais que o necessário.

O segundo problema relato pelos usuários, de drift no analógico, pode estar relacionado ao mal uso dos analógicos do controle, que funciona, basicamente, com uma mola. Sempre que você arrasta o analógico para alguma direção e solta, a mola é responsável por trazer o botão de volta ao centro. Com essa prática, de arrastar o analógico e soltar, a mola acaba se desgastando mais rápido e, com o tempo, o botão já não responderá mais da mesma forma.

Nesse caso, o mais adequado a se fazer depois de levar o analógico para qualquer direção, por exemplo, é reconduzi-lo de volta ao centro. Dessa forma você não danifica a mola e o mecanismo se mantém intacto por muito mais tempo.

Também evite deixar o controle em locais onde há acúmulo de poeira, já que esse é outro fator que pode causar o drift nos analógicos: poeira, sujeira e restos de comida acumulado nos sensores. Por isso, sempre que possível, depois que terminar suas partidas guarde o controle em um local seguro e limpo.


Agora que você sabe como funciona o gatilho adaptativo do DualSense e como fazer para seu controle durar mais tempo, confira as melhores ofertas de games aqui no Promobit. Para pagar menos em seus jogos, utilize um cupom Americanas, cupom Amazon ou cupom Submarino.