Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Mais qualidade no tapa: entenda a diferença entre os tipos de chuteiras

As chuteiras são diferentes de acordo com o piso onde o futebol será jogado. Entenda as características dos tipos de chuteiras.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja para aquele futebol semanal descompromissado ou para a disputa de campeonatos amadores, a chuteira é um instrumento fundamental para a prática do esporte preferido do brasileiro. E assim como futebol não é simplesmente um monte de gente correndo atrás de uma bola, existem diferentes tipos de chuteiras para todo tipo de gosto, terreno e estilo de jogo. 

As chuteiras de maneira geral são feitas de couro ou material sintético, porém existe uma série de detalhes que fazem diferença para jogar na grama natural, grama sintética e quadras. Depois de ler esse texto e aprender como escolher uma chuteira de acordo com cada tipo de piso, quando acontecer de perder aquele gol incrível (todo mundo passa por isso), você só vai poder colocar a culpa no campo, não no calçado.

Chuteira para futebol de campo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chuteira de campo precisa de travas maiores para garantir a estabilidade dos jogadores no solo.

Nos primeiros anos do futebol as chuteiras não eram nada compactas e leves, sendo mais parecidas com uma bota ou um sapato social do que com um calçado pensado para praticar esporte. Porém um item já estava lá desde o início: as travas. Elas são necessárias para dar estabilidade ao jogadores durante os deslocamentos em campo, já que a movimentação é uma constante alternância entre aceleração e diminuição de velocidade e essa prática requer fixação dos pés no terreno para que os jogadores mantenham-se de pé, mas sem diminuir a velocidade dos atletas em campo.

As chuteiras de futebol de campo podem ter 6 ou 10 travas e o uso de cada uma das opções depende da posição em que o jogador irá atuar no time ou das características de jogo do atleta ou entusiasta do esporte. As chuteiras com 6 travas dão maior fixação aos pés em campo e são recomendadas para jogadores de posições que exigem maior força física ou menos movimentação, como goleiros e zagueiros. Já os calçados com 10 travas auxiliam na movimentação sem fazer com que o jogadores escorregue, sendo seu uso indicado para laterais, jogadores de meio campo e atacantes. 

Chuteira para grama sintética

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A chuteira de grama sintética possui mais travas, porém menores que as chuteiras do futebol de campo.

No campo de grama artificial, as dimensões são menores que no futebol de campo, tornando o jogo mais rápido, de mais toque de bola e menos físico do que o futebol de campo. Nestas condições, as chuteiras society precisam priorizar a movimentação e velocidade de deslocamento dos jogadores, garantindo a fixação suficiente para que não haja escorregões em freadas e acelerações

Diferente das chuteiras de futebol de campo, na grama sintética o calçado possui mais travas, porém elas são menores e exclusivamente de borracha, sendo esta configuração suficiente para a prática do esporte em condições de sol ou chuva.As travas mais baixas das chuteiras de grama sintética também são menos perigosas aos outros jogadores, que podem ser expostos a contatos e divididas. 

Chuteira para futsal

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
No futsal o calçado não possui travas, mas precisa ter boa aderência ao piso.

A categoria de jogo mais acessível a maioria dos jogadores amadores, já que uma quadra ocupa menos espaço e a prática do jogo querer um número menor de jogadores, o futsal ou futebol de salão também exige um calçado específico. O tênis de futsal ou chuteira de futebol de salão são termos que referem-se a um mesmo modelo de calçado que sendo mais simples ou mais sofisticado possui características em comum pensadas para a prática do esporte, que exige velocidade de movimentação e principalmente de raciocínio. 

Um bom tênis de futsal é aquele que proporciona maior precisão e sensibilidade do pé ao entrar em contato com a bola, mas que ao mesmo tempo é bastante leve e com solado que proporciona aderência ao solo que pode ser emborrachado, de taco ou até de concreto em quadras pensadas para recreação. 

Como escolher a chuteira ideal? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Independente dos tipo de chuteira, assim como qualquer outro calçado, um item primordial para a escolha é o conforto, pois a prática de um esporte com uma chuteira que machuca ou que não veste bem nos pés praticamente inviabiliza a atividade. 

Mas não basta ir à loja, provar o modelo e perceber que ele está no tamanho certo. Observe se a chuteira propicia flexibilidade de movimentos e oferece bom amortecimento, pois os impactos, principalmente na região do calcanhar, são constantes. A chuteira também deve permitir uma grande variação de movimentos que para serem executados com exatidão demandam elasticidade tanto do atleta quanto do calçado que ele veste.  

Um solado de boa qualidade também é fundamental, pois independente de ser uma chuteira de grama natural, sintética ou quadra, o atrito entre calçado e terreno é constante e o material do solado precisa ser resistente e garantir que o jogador não escorregue.  

Por fim, o valor da chuteira não é o mais importante. Existem chuteiras que custam mais de R$ 1 mil, enquanto modelos mais baratos podem ser encontrados por menos de R$100, mas escolher um par de chuteiras mais caro não significa escolher a melhor opção, assim como a compra do modelo mais barato pode futuramente causar até problemas à sua saúde. 


O Promobit é melhor lugar para encontrar itens em promoção de esporte e lazer. Aproveitando os cupons Netshoes e cupons Centauro, você economiza ainda mais e em novembro tem Black Friday com vários produtos com descontos incríveis.