Promobit
Guias de Compra

Echo Dot 3 ou 4: qual a melhor geração da caixa de som inteligente?

Comparamos as duas smart speakers de gerações diferentes para saber qual compra vale mais a pena.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

As caixas de som inteligentes Echo Dot da Amazon estão caindo no gosto dos consumidores brasileiros que procuram as facilidades da Alexa para suas rotinas. Porém, como a gigante do varejo comercializa o Echo Dot de 3ª e 4ª geração ao mesmo tempo, muitos usuários ficam em dúvida entre a Echo Dot 3 ou 4.

Começar pelo Echo Dot mais recente ou pelo mais barato? Já tenho o Echo Dot de 3ª geração, devo migrar para o mais novo? Confira nosso comparativo das duas últimas gerações do Echo Dot e descubra qual escolher.

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As duas caixas de som inteligentes da Amazon possuem corpo com base em plástico e tecido sobre as saídas de áudio, porém a Echo Dot de 3ª geração apresenta um formato cilíndrico e chato, enquanto o modelo de 4ª geração é redondo. Ambas contam com quatro botões na parte superior, dois para controle de volume, um para silenciar o microfone e um botão de ação, porém na Echo Dot de 3ª geração os botões estão sobre uma superfície de plástico enquanto na nova geração eles ficam sobre o tecido. 

A Echo de quarta geração é mais alta, com 133 mm e pesa 940 gramas, enquanto a o modelo anterior possui apenas 43 mm de altura e pesa 300 gramas. Ambas precisam estar ligadas a tomada para funcionar e apresentam feedback através de leds, que no modelo de 4ª geração ficam na parte de baixo da base e na Echo de 3ª geração, na parte superior.

Capacidade sonora

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A principal evolução da nova geração de smart speakers da Amazon está na capacidade sonora. O design arredondado do speaker de 4ª geração com saída frontal possibilita também uma melhor qualidade sonora, já que o áudio é emitido de forma direcional enquanto a Echo de 3ª geração possui saídas de áudio apenas pelas laterais. 

De acordo com a Amazon, o direcionamento frontal do alto falante de 1,6 polegadas do Echo de 4ª geração possibilita um som com mais graves que a geração anterior, embora, analisando apenas a ficha técnica os dois dispositivos possuem 1 alto-falante de 1,6″. As duas caixas de som inteligentes também possuem na parte traseira um saída de áudio de 3,5 mm para conexão a alto-falantes externos. 

Microfones

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já a capacidade de captar sons e identificar a voz dos usuários parece não ter sofrido alterações de uma geração para a outra. Em fóruns na internet e aqui na comunidade do Promobit alguns usuários relatam que o speaker de nova geração possui alguma dificuldade para ouvir os comandos de voz. Os dois dispositivos possuem quatro microfones para captação de áudio.  

Melhorias na Alexa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A geração mudou, mas a assistente virtual Alexa, principal fator para ter um dispositivo Echo, é a mesma nos dois dispositivos. A assistente virtual apresenta as mesmas características e potencialidades tanto no Echo de 3ª e 4ª geração, inclusive as mesmas interações, funções e suporte ao controle de outros dispositivos conectados. As Skills, funções pré-definidas de serviços específicos da CBN, UOL, Galinha Pintadinha e iFood, entre outros também permanecem as mesmas nas duas gerações.

Echo Dot 3 ou 4: qual vale mais a pena?

No momento da publicação deste comparativo, o preço dos dispositivos de gerações diferentes está proximo. O Echo Dot de 4ª geração está saindo por R$284, enquanto o modelo mais antigo custa R$217. Por serem smart speakerss muito parecidas, a compra do Echo de 4ª geração é mais indicada para quem vai comprar seu primeiro dispositivo Echo Dot, já que a diferença de preço não é tão grande e a geração atual apresenta algumas melhorias na qualidade do áudio.  Porém, quem já possui o Echo de 3ª geração não vai encontrar no novo modelo melhorias significativas que justifiquem a troca. 


As melhores promoções de TV também estão no Promobit. tenha a melhor qualidade de imagem em sua casa e pague ainda mais barato com o cupom Americanas ou cupom Submarino.