Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Dica de segurança: saiba como bloquear o celular pelo IMEI

Em casos de perda, roubo ou furto é muito importante que o aparelho seja bloqueado para invalidar seu uso

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

11 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Quando acontece algum episódio de perda, furto ou roubo do celular, invalidar o uso do smartphone é bastante importante. Uma das formas de fazer esse bloqueio é utilizando o IMEI para impedir que o aparelho faça ligações ou acesse a rede móvel. Descubra a seguir como bloquear o celular pelo IMEI e se precaver de possíveis prejuízos e dores de cabeça.

O que é IMEI?

IMEI é a sigla para “International Mobile Equipment Identify”, que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel em português. O IMEI é composto por quatro grupos de números, totalizando 15 dígitos, que o tornam um código único para identificar cada celular. Smartphones que funcionam com mais de um chip, terão mais de um IMEI, pois o aparelho pode se conectar a duas redes diferentes ao mesmo tempo.

Como descobrir o IMEI?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você não sabe o número do IMEI do seu celular, fique tranquilo pois há formas de descobrir o código. A primeira delas é consultar o lado de fora da caixa do seu celular onde o código IMEI fica localizado. Essa informação também pode ser encontrada na nota fiscal e nos celulares que a traseira não é fixa, ele aparece no mesmo lugar da bateria. O mais recomendado é anotar este número em um local seguro logo após realizar a compra.

Se você não tem mais a caixa, também é possível ficar sabendo pelo próprio aparelho. Para isso, abra o discador do celular e digite *#06# que logo em seguida uma tela com o IMEI será exibida.

Tanto no Android quanto no iOS, o IMEI pode ser consultado acessando as configurações do aparelho em uma aba chamada “sobre”. Basta acessar a aplicação e ali estarão todas as informações técnicas do seu smartphone, e entre elas o número do IMEI.

Agora, se você não tem mais o celular em mãos, o IMEI ainda pode ser encontrado acessando a página dedicada a encontrar seu dispositivo. O Android e o iOS oferecem a função.

Como bloquear o celular pelo IMEI

O primeiro passo para bloquear o celular pelo IMEI é ter o código em mãos. Após isso, ligue para sua operadora de telefonia móvel para fazer o pedido de bloqueio da sua rede. Cada operadora possui um número específico para realizar o procedimento. Confira os números de algumas das principais do país:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057
  • Tim: 1056
  • Vivo: 1058

Durante a ligação é só seguir os passos que o atendente informar. No decorrer da chamada será necessário a confirmação de alguns dados pessoais. Lembre-se que aqui o número do IMEI será solicitado e não há a possibilidade de seguir com o bloqueio do celular sem o mesmo.

Feito isso é só aguardar até o bloqueio ser efetivado em até 24 horas. Assim, o celular ficará impossibilitado de fazer/receber ligações e se conectar a redes móveis, mesmo que o chip seja retirado ou o telefone seja resetado para as configurações de fábrica. Importante ressaltar que o chip com seu número não será bloqueado, portanto, você pode continuar usando ele normalmente em outro aparelho após pedir um novo na operadora.

Outro passo importante é fazer um boletim de ocorrência para não ter outros problemas futuramente. Nos casos de furto é possível fazer o boletim online acessando os portais oficiais da polícia.

Como desbloquear o IMEI?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você der muita sorte e conseguir recuperar seu aparelho, saiba que é possível fazer o desbloqueio do IMEI. Basta entrar em contato novamente com a operadora e realizar o pedido. Pode ser que seja necessário o comparecimento em alguma loja oficial para prosseguir com a solicitação.

Os celulares carregam muitos dos dados de seus usuários como acesso aos cartões de crédito, as contas bancárias, além de guardar documentos e memórias importantes. Por isso, não deixe de realizar o bloqueio do IMEI se perder o acesso ao seu celular. E caso perca a esperança de recuperá-lo, tente apagar todos os dados remotamente através da aplicação “Encontre meu celular” em um navegador.

Dica bônus: Faça uma consulta no site da Anatel

Ao comprar um aparelho novo, faça uma rápida busca no site da Anatel para saber se há alguma restrição no aparelho. Basta informar o número do IMEI e se tudo estiver certo, aparecerá a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”.


Antes de sair, que tal dar uma olhada nas promoções de smartphones aqui no Promobit? Aproveite também o cupom Americanas e cupom Compra Certa para baixar o preço das suas compras.