Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Sem categoria

Descubra as vantagens do Box TV: o mini computador que deixa sua TV inteligente

Box TV permite uma experiência multimídia e conexão com a internet em sua TV de forma bastante customizada. Neste texto explicamos em mais detalhes o que é a Box Tv e em quais cenários o uso é mais recomendado.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Box TV, caixinha ou TV Box, provavelmente você já ouviu falar sobre elas. A quantidade de funções oferecidas pelo aparelho e variedade de fabricantes e modelos disponíveis costuma gerar confusão na cabeça do consumidor. Neste texto explicamos o que é Box TV e como funcionam as famosas caixinhas. 

O que é Box TV?

Box TV é um pequeno aparelho que possui processador, memória RAM e armazenamento próprio e quando conectado a rede de internet, seja via wi-fi ou cabo ethernet, transforma-se em um centralizador e reprodutor de conteúdos de mídia de uma TV. As TV Box rodam em um sistema operacional, normalmente Android, e com elas é possível ouvir música, assistir filmes e séries e até jogar alguns títulos pela TV. Tudo de forma simples e rápida. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conhecidas também como caixinhas, alguns modelos possuem entrada USB, leitor de cartão de memória e antena para melhor captação do sinal wi-fi. Essas características fazem do aparelho uma boa opção para a reprodução de conteúdos de streaming como filmes e músicas e até para realizar chamadas de vídeo via aplicativos de mensagens instalados na caixinha e exibidos na tela da TV.

A TV Box serve para transformar uma TV tradicional em smart TV ou melhorar a experiência em uma TV smart antiga e com sistema operacional desatualizado. 

Diferenças entre Box TV e Chromecast

É comum ocorrer alguma confusão entre a Box TV e aparelhos como o Chromecast, mas embora os dois necessitem de conexão com a internet existem diferenças sensíveis entre eles. Ao contrário do gadget do Google e de outros similares, a Box TV roda um sistema operacional nativamente e é um aparelho com plataforma própria,  processamento e memória, o que faz com que ele funciona mesmo sem um celular por perto.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já o Chromecast é um aparelho que permite espelhar na tela da TV o que está sendo executado em outro dispositivo. Quando assistimos a Netflix na TV usando o Chromecast, estamos vendo algo que está em execução em outro aparelho (como celular ou tablet), sendo o Chromecast apenas a ponte entre ele e a TV. Já com a Box TV o que está sendo exibido na tela roda na própria Box TV, sendo a caixinha uma espécie de mini computador que conecta-se a sua TV.

As principais vantagens de uma TV Box

Transforme sua TV em Smart

Boa parte das TVs atuais já são smart, mas caso a sua TV ainda não seja inteligente ou possua uma plataforma smart defasada, é possível ter uma experiência de navegação muito mais fluida com a TV Box. Para muitas pessoas, a principal vantagem desse tipo de aparelho é não precisar comprar uma TV nova para ter uma boa experiência de smart TV em um aparelho à parte e que não sobrecarrega o desempenho do televisor.

Jogue através da Box TV

Jogar títulos disponíveis na Play Store é muito fácil com uma Box TV, desde que ela tenha as especificações que garantam rodar os jogos com qualidade. Os modelos Box TV que possuem conectividade Bluetooth ainda permitem o uso de controles sem fio dos consoles atuais como o Playstation 4, deixando a experiência ainda mais agradável. 

Experiência Android TV

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem já possui um smartphone com o sistema operacional mobile do Google, uma TV Box que também tenha Android nativo proporciona uma série de facilidades, como uma maior convergência entre smartphone e caixinha. Parear a tela do celular na TV é um recurso presente apenas em algumas Smart TVs ou através do Chromecast, mas pode ser feito também com uma TV Box. 

Para isso vale ficar atento na hora da compra a versão do sistema operacional presente na TV Box, pois quanto mais nova a versão do Android instalado na caixinha, maior a convergência. 

Armazene e compartilhe conteúdo 

Por ter armazenamento interno, conectividade wi-fi, USB, via cartão de memória e compatibilidade com navegadores de internet e aplicativos de mensagem, é possível armazenar vídeos, fotos, filmes e muito mais em sua TV para ver quando quiser ou ainda compartilhar com os amigos sem precisar pegar o celular ou ligar o computador. 

Box TV 4K

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xiaomi Mi TV Box suporta resolução 4K

As TV 4K começaram a ficar mais acessíveis em 2019 e já existem muitos modelos de box TV compatíveis com a resolução, então caso você tenha uma TV 4K pode aproveitar também os conteúdos de vídeo da sua Box TV com a mesma resolução. 

Especificações recomendadas para uma TV box

Atualmente existem modelos de Box TV com ótimo poder de processamento e armazenamento suficiente para guardar arquivos e aplicativos sem receio, mas é sempre bom lembrar que quanto melhores as especificações mais caro o produto fica. Porém, é possível ter uma Box TV com bom preço e que não vai te deixar na mão ou funcionando com lentidão. Diferente de um smartphone que precisa dar conta de vários aplicativos ao mesmo tempo, a TV Box funciona bem com especificações menos poderosas. 

Uma TV Box com memória RAM de 2GB já garante um bom desempenho, mas 4GB de RAM é o ideal para ficar despreocupado. Já o espaço interno ideal é a partir de 16 GB e melhor ainda um aparelho que possua 32 GB de armazenamento. Ainda sobre o desempenho, se possível um processador quad core de 2 GHz também não faz mal a ninguém. 

Box TV é pirataria?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Box TV é um produto muitas vezes remetido a pirataria na transmissão de canais de TV por assinatura, porém é preciso separar o aparelho do uso que pode ser feito dele. Como já foi explicado, as caixinhas possuem conexão com a internet e comportam a instalação de aplicativos e programas dentro dela, entre eles aplicativos que reproduzem canais de TV fechada através da tecnologia IPTV – Internet Protocol TV, ou TV por internet. 

A tecnologia IPTV em si não é pirataria, já que atualmente muitas operadoras fazem uso da mesma rede de cabeamento para levar internet e o sinal dos canais fechados para a casa de seus assinantes. O problema começa quando a Box TV é usada para assistir esses conteúdos por meio de IPTV sem a autorização da operadora responsável pelo serviço. Não custa lembrar que pirataria é crime e tanto quem comercializa quanto quem consome pode ser responsabilizado por ele.

Para quem é recomendado a compra de uma Box TV?

O preço de uma TV Box varia de acordo com as funcionalidades e capacidade de desempenho do aparelho, mas de forma geral podemos afirmar que o uso das caixinhas é recomendado para quem gostaria de transformar uma TV que não é smart ou ter uma experiência melhor de navegação em TVs com sistema smart desatualizados e que não funcionam mais tão bem. 

Boa parte das TVs 4K de entrada já possuem sistemas operacionais fluidos e intuitivos que não necessitam do acréscimo de uma TV Box. Principalmente as 4K mais recentes com sistema operacional Android TV, como as TVs da Sony. Para televisores antigos, na dúvida entre um Chromecast e uma box TV a segunda opção apresenta mais recursos por preço semelhante. Já as TVs mais recentes passam bem sem nenhum dos dois aparelhos.


Confira as melhores promoções de TV no Promobit. Para economizar ainda mais você pode aproveitar o cupom Americanas

Não quer perder nenhum desconto?  Confira todos os cupons de desconto disponíveis no Promobit também em nosso canal no Telegram