Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Consumo de água: lavadora de alta pressão é inimiga do meio ambiente?

Explicamos como funciona uma lavadora de alta pressão para analisar o consumo de água desse aparelho. Será que ele é inimigo do meio ambiente?

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

10 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Uma lavadora de alta pressão é uma ótima aliada no dia a dia de quem tem casas grandes, pois ela ajuda a lavar o quintal, o telhado, os muros e até o carro. Mas, uma das grandes questões sobre esse tipo de aparelho é: será que ele gasta muita água? No artigo de hoje, respondemos se esse produto é um inimigo do meio ambiente ou se vai trazer economia para a sua conta mensal.  

O que é uma lavadora de alta pressão e para que ela serve? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma lavadora de alta pressão é um equipamento de limpeza que utiliza jatos de água com alta pressão (por isso seu nome) para tirar sujeiras mais grossas, ou em grande quantidade, de diversos tipos de ambientes, como pisos, piscinas, calçadas, quintais e até mesmo carros.

Elas são muito boas, por exemplo, para tirar o pó preto causado pela poluição dos carros de muros de fachadas de casas, ou outros ambientes abertos, além de possuírem alguns acessórios que facilitam a entrada da água até em espaços muito pequenos, como tijolinhos vazados. As lavadoras podem ser usadas de forma profissional ou doméstica e estão disponíveis em diversos modelos para atender as mais variadas necessidades do consumidor.

Uma lavadora de alta pressão consome muita água? 

lavadora de alta pressão

Gostaríamos de fazer um pouco de suspense para a realização deste artigo, mas a verdade é que a lavadora de alta pressão é muito mais econômica do que uma mangueira comum, por isso dizemos que ela não é inimiga do meio ambiente. Aliás, muito pelo contrário. 

Essa característica se dá pelo seu modo de funcionamento, por pressão, e alguns outros detalhes, como por exemplo: o orifício de saída da mangueira da lavadora é quase dez vezes menor do que o de uma mangueira comum, e regulável, o que ajuda a controlar melhor o fluxo de água. 

Além disso, a alta pressão faz com que um jato potente seja formado por uma quantidade menor de água, se comparado a um jato forte de mangueira. Como a água vem com mais força e tira melhor a sujeira, o tempo em que você usará o equipamento ligado também será menor.

Nesse sentido, se você utiliza muito a mangueira no seu dia a dia, o investimento em uma lavadora vale sim a pena, apesar do preço inicial do aparelho, que pode variar entre perto de R$400 e até mais de R$1000. Mesmo assim, no longo prazo você irá economizar água e tempo.

Acessórios de uma lavadora de alta pressão 

Além de uma mangueira longa e um bico regulável, uma lavadora de alta pressão também pode contar com outros acessórios que facilitam a limpeza, como uma pistola com cabo curto, para um jato mais aberto ou muito direcionado, para alcançar lugares menores; um reservatório para água com detergente, para ficar mais fácil lavar o carro, por exemplo; e estrutura com rodinhas, para ser mais fácil transportar o aparelho. 

De qualquer forma, se você ficou interessado em um aparelho do tipo, é só adicioná-lo à sua Lista de Desejos que você será notificado com alertas de preço assim que uma lavadora de alta pressão aparecer em promoção aqui na plataforma. Para saber em detalhes como fazer isso, veja nosso guia completo para a Lista de Desejos


Aproveite nossas promoções de lavadora de alta pressão para comprar a sua! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!