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Consertar smartphone ou comprar um novo? Saiba qual a melhor alternativa

A decisão entre ir a uma assistência técnica ou comprar um novo aparelho depende do custo e de qual conserto é necessário.

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Vinicio Rolim Lira

12 de jul de 2022

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O celular caiu e quebrou ou parou de funcionar após você ter tomado aquele banho de chuva inesperado? Diante dessas e tantas outras outras situações sempre surge a dúvida se a melhor alternativa é consertar o smartphone ou comprar um novo? Desde já adiantamos que não há uma resposta definitiva, mas analisamos possibilidades para ajudá-lo a saber se você deve ir para assistência técnica ou para a página de promoções de smartphones do Promobit e comprar um novo smartphone.

Consertar smartphone ou comprar um novo? Depende da situação

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não há uma única resposta para tal dúvida, porém levando em consideração algumas situações como o tipo de conserto exigido, qual a funcionalidade ou componente que quebrou ou deixou de funcionar, além do ano de lançamento do smartphone e a quanto tempo você está com ele, podemos dar alguns direcionamentos que podem se encaixar a situação do seu aparelho. 

Smartphone está na garantia? Assistência técnica autorizada pode ser mais indicado

Os aparelhos possuem no mínimo um ano de garantia e boa parte dos defeitos ou problemas de funcionamento são cobertos pela garantia, porém a garantia cobre defeitos de fábrica e não aqueles gerados por erro humano, (entenda mau uso). Logo, se qualquer coisa que deveria funcionar no aparelho não estiver funcionando devido a um erro de fabricação, certamente sua garantia cobre o defeito. 

As garantias costuma cobrir:

  • Problemas na tela de forma geral, como apagamento de pixels ou brilho abaixo do especificado.
  • Problemas com conexões física, como USB ou sem fio ,como Bluetooth e Wi-fi
  • Problemas com sensores e botões que não funcionam
  • Bateria que não carrega
  • Problemas em câmeras que sejam devido a uma falha na fabricação.

O que a garantia não cobre

Alguns problemas que podem ocorrer com os aparelhos e relacionados ao que é considerado um mau uso não estão cobertos pela garantia, cabendo ao usuário decidir se vale a pena gastar com o conserto ou compra um novo aparelho. Exemplos de defeitos que não são cobertos pela garantia são:

  • Telas quebradas em decorrência de quedas 
  • Aparelhos amassados, arranhados
  • Problemas provenientes da exposição a água ou outros líquidos: apesar de alguns aparelhos possuírem resistência à água, como IP68, a garantia dos smartphones não cobre problemas decorrentes da exposição à água, mesmo que ele possua alguma resistência em suas especificações. 
  • Instalação de aplicativos fora das lojas de Apps, como Play Store e Apple Store: baixou um app suspeito em um site mais suspeito ainda e seu smartphone está com problemas para funcionar? A garantia também não cobre.  

Quando o aparelho não está mais na garantia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso o período de garantia do seu smartphone já tenha acabado e seu aparelho parou de funcionar como deveria, é necessário avaliar cada caso, pois não há uma resposta única. Uma boa porcentagem para estabelecer como teto para gastar com o conserto do aparelho é de até 50% do valor que seria necessário para adquirir um mesmo aparelho no momento em que pretende consertar o antigo, já que o preço dos smartphones diminuem com o passar do tempo. 

Caso seu aparelho com defeito não esteja mais disponível para a venda, vale fazer a mesma análise de gastos com um aparelho atual equivalente ao que possui. Para exemplificar, seu Galaxy S20 FE parou de funcionar ou não está com a usabilidade que deveria, talvez seja mais negócio comprar um Galaxy S21 FE, modelo mais recente, ao invés de consertar o aparelho antigo. Ou analisar o preço de outros aparelhos semelhantes de outras fabricantes. 

É preciso ter em mente também que o custo de consertar smartphone irá depender de qual for a necessidade do ajuste. Uma conexão USB-C com defeito será mais barata do que trocar um componente interno de uma das câmeras ou do que trocar toda uma tela, ainda mais se for uma tela de tecnologia mais avançada, como AMOLED. Quanto mais complexo for o conserto, mais caro o serviço pode ficar.

Vai consertar? Prefira em assistência técnica autorizada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, mas não menos importante, caso a opção seja a melhor alternativa para você consertar o smartphone, dê preferência as assistências técnicas autorizadas das fabricantes dos smartphones para garantir peças e componentes originais e que vão manter a qualidade mais próxima possível do aparelho novo. 

O fato da assistência técnica ser autorizada deixa também o serviço mais caro pela confirmação de componentes e peças de boa qualidade, porém diminui as possibilidade de um ajuste que não fique tão bom quanto ao que o usuário possuía antes do defeito. 

Como assistências técnicas não autorizadas costumam não usar peças originais para conseguir cobrar um valor mais baixo pelo serviço, pode acontecer que o smartphone seja devolvido ao dono sem a usabilidade original, o que não é necessariamente um problema, desde que informado ao proprietário antes do conserto. Telas sem a mesma qualidade de imagem e menos sensíveis ao toque, baterias que demoram mais a carregar, câmeras com menos nitidez estão entre os problemas que podem acontecer ao realizar manutenções com outros componentes. 

Entretanto, peças originais também não são sinônimo de efetividade, já que mesmo em assistências autorizadas o aparelho pode ser devolvido com sem voltar a funcionar igual a antes do defeito apresentado.

Mesmo em assistências autorizadas, mas muitas vezes acontece pelo contato ser realizado com peças não originais em assistências não autorizadas, resultando em telas sem a mesma qualidade de imagem e menos sensíveis ao toque, baterias que demoram mais a carregar, câmeras com menos nitidez, entre outras intercorrências. 


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