Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Conheça os tipos de compressores para geladeira e como eles interferem o seu dia a dia

A maneira como sua geladeira funciona está diretamente ligada ao tipo de compressor que ela possui.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de comprar uma geladeira nova, muitos são os fatores para observar, como se o freezer fica em cima ou embaixo e se necessita de degelo, a capacidade em litros, a quantidade de prateleiras, divisórias e muito mais. Mas e o tipo de compressor? O compressor é uma parte fundamental para o funcionamento da geladeira e dependendo da tecnologia o consumidor pode sentir a diferença no dia a dia. Saiba mais sobre os tipos de compressores para geladeira.

Mas primeiro, para que serve o compressor na geladeira?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Simplificando bastante, uma geladeira funciona através da mudança de estado químico de um fluido presente em tubos de alta pressão no interior da geladeira e que sai do estado líquido para o gasoso. Ao mudar de estado químico a substância absorve o calor do interior do eletrodoméstico, deixando a geladeira fria. 

A função do compressor é movimentar este fluido através dos tubos para quando a solução química passar por partes mais estreitas da tubulação mudar seu estado para gasoso. De uma forma geral, podemos dizer que existem dois tipos de compressores para geladeira, os compressores convencionais e os compressores inverter e isso faz diferença no funcionamento do eletrodoméstico e principalmente no consumo de energia.

Compressor tradicional x compressor inverter: o que muda?

geladeira samsung side by side

Sabe quando está silêncio em sua casa e de repente um barulho surge da geladeira? Se a sua resposta for sim, provavelmente você possui uma geladeira com conversor tradicional. O conversor tradicional funciona com oscilações e para se movimentar de maneira fluida e manter a temperatura configurada, liga-desliga seu funcionamento periodicamente e durante este processo gera mais ruído que o compressor inverter. Por atingir picos de energia maior durante o liga-desliga, o compressor tradicional é também menos econômico. 

Eficiência, economia e funcionamento silencioso, esses são os principais trunfos do compressor inverter. A principal diferença dele para o tradicional é seu funcionamento mais linear, já que ao invés de trabalhar em picos de velocidade de rotação para manter a temperatura programada o compressor inverter é capaz de controlar sua velocidade, permanece ligado o tempo todo, assim o consumo de energia é constante, mas sem picos rotineiros como nos conversores tradicionais. 

O funcionamento constante torna a geladeira com compressor inverter mais silenciosa. pois o compressor não vai ligar várias vezes ao longo do dia e mais eficiente por estar em rotação, assim a velocidade para manter a temperatura programada é mais fácil de ser atingida do que o processo de desligar e ligar novamente. 

Embora sejam em média um pouco mais caros que as geladeiras com compressor tradicional, os compressores inverter podem compensar a longo prazo com o menor gasto energético. A tecnologia, inclusive, casou muito bem com os modelos frost free que são muito mais práticos por não precisar de degelo, mas que nos primeiros anos de seu lançamento ganharam fama de demandar alto consumo de energia elétrica. 


Confira as melhores promoções de geladeiras e refrigeradores aqui no Promobit. Aproveitando algum cupom de desconto sua economia pode ser ainda maior.