Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

Por dentro de um tênis: veja as partes do calçado e suas funções

Conhecer as partes de um tênis vai te ajudar a escolher o modelo mais confortável para o seu tipo de pisada e pé. Veja quais são elas aqui.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

26 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Com certeza você já comprou algum tênis esportivo para si mesmo ou para dar de presente, tenha sido ele para bicicleta, corrida ou até uma caminhada simples. Quando foi escolher o modelo, deve ter percebido que, apesar de as cores serem diferentes, a forma dele era quase sempre a mesma. Isso acontece porque, quase que invariavelmente, o que muda no tênis são as tecnologias, não sua estrutura. Para entender melhor sobre isso, confira nosso artigo que explica quais são as partes de um tênis esportivo e suas funções. 

Quais são as partes de um tênis? 

Algumas partes do tênis estão presentes em todos eles, porque fazem parte de uma estrutura principal, mas outras aparecem somente se o tênis for esportivo, porque são mais específicas. Conhecer cada uma delas ajuda você a entender não só o produto que está comprando, mas a conseguir tirar possíveis dúvidas sobre o calçado desejado. 

Cabedal

Tenis Fitness Adidas

É a parte “lateral” do tênis, que envolve os pés e fica presa pelos cadarços amarrados e pela língua. É importante que o tecido do cabedal seja respirável para que o pé não fique quente e abafado e prejudique o seu desempenho na caminhada, pedalada ou corrida. 

Já se você estiver procurando um tênis mais despojado, para sair, provavelmente não terá problemas quanto à respirabilidade e poderá inclusive, escolher tênis com cabedal quadriculado, colorido ou com outros detalhes. 

Palmilha

É uma das partes removíveis do tênis, que dá para lavar separadamente. Elas ajudam pessoas que apresentam desnível entre as pernas ou têm a pisada pronada ou supinada, proporcionando suporte e conforto. Também atuam na absorção do impacto da passada.

Entressola

É um amortecedor colocado entre o solado do tênis e a palmilha. Se o tênis for de solado reto, para o dia a dia, existem grandes chances de a entressola ser de EVA. Já se o tênis for esportivo, provavelmente ela será feita em gel. De qualquer forma, essas placas garantem mais maciez para a pisada. 

Contraforte

Na área externa do tênis, contorna o calcanhar e ajuda a manter o pé centrado e estável. Por ser de material resistente e um pouco duro, reduz o risco de torções no tornozelo e pronação exagerada.

Protetor do calcâneo 

Calcâneo é o maior osso do pé humano e é ele que dá forma ao calcanhar. Só por essas informações, já fica claro como ele é importante e como é necessário tomarmos cuidado para não machucá-lo. Por isso, os tênis têm uma proteção especial para essa parte do pé, que é onde geralmente também  fica uma fita para podermos colocar o calçado com mais tranquilidade. 

Solado

O solado é a parte do tênis que fica em contato com o chão. As ranhuras e depreciações nele fazem com que ocorra aderência entre o tênis e o chão, assim evita-se escorregamentos e quedas, seja qual for o tipo de tênis que você comprar.  

Biqueira

É a ponta do tênis, que geralmente aparece nos tênis esportivos e chega até a parte de cima da estrutura dele para se tornar visível. Ela é importante para proporcionar e facilitar o impulso na passada ou corrida e assim, ajudar o corredor a manter o ritmo.

Drop

É a diferença de altura entre a base do calcanhar e a planta do pé, ou seja, o “salto” do tênis (neste caso, como se ele fosse uma bota ou sapato mesmo). Quanto menor for o drop, mais vai se parecer com a pisada natural.

Há ainda as outras partes mais conhecidas dos tênis, que não achamos tão necessário nos aprofundar sobre, porque são bastante visuais: a língua, que fica entre os dois lados do cabedal e dá mobilidade ao pé quando está calçado; e o cadarço, que serve para prender os dois lados do cabedal com a língua, justamente, e ajudar o calçado a não sair do pé. 


Aproveite nossas promoções de tênis esportivos e de tênis Adidas para comprar o seu! Com um cupom de desconto, você economiza ainda mais!