Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

Comprar colchão de espuma ou colchão de molas?

Confira as as diferenças entre colchão de espuma e de molas e qual deles é mais indicado para você.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

2 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de escolher o colchão: o material pode alterar completamente a experiência de deitar na cama e ter o esperado sono dos justos. Conhecer mais sobre a tecnologia envolvida nesse item tão necessário vai ajudar você a tomar a decisão certa. Por isso, nesse artigo, você vai saber um pouco mais sobre o colchão de espuma e o colchão de mola e quais as principais diferenças entre eles.

Qual a diferença entre colchão de espuma e de mola?

Existem vários fatores que mudam de um para outro, como durabilidade, maleabilidade e até mesmo preço. No entanto, a principal diferença é que o colchão de espuma fornece um suporte mais firme para as costas, enquanto o colchão de mola oferece maior conforto e maciez ao se deitar.
Em termos práticos, isso significa que o colchão de mola vai ser mais almofadado, moldando-se de acordo com a pressão sobre eles, enquanto o de espuma vai ter uma maior resistência ao peso e manter sua estrutura por mais tempo. Mas claro, essas configurações vão depender da qualidade do material e de fatores como densidade da espuma ou quantidade de molas por metro quadrado.

Colchão Pelucia

Colchão de espuma

Vamos começar pelo modelo com a tecnologia mais popular. Além de ser mais barato, o colchão de espuma será mais facilmente encontrado do que o de molas. Pessoas com problemas de postura ou dores nas costas vão ter mais benefícios com o modelo de espumas, pois ele confere maior sustentação à coluna. Além disso, todos que preferem dormir sobre uma estrutura mais “sólida”, que não irá “afundar”, também vão gostar mais dele.

Na hora de comprar o item, o principal ponto a observar é a densidade da espuma, pois é esse número que vai determinar a firmeza e a capacidade de peso que ele poderá suportar. Um colchão com densidade menor, além de ficar “mole”, irá se desgastar muito mais rápido.

Como escolher a densidade do colchão de espuma?

Mais do que peso, a densidade está relacionada à distribuição desse peso pela estrutura. Por exemplo, um colchão com densidade 28 pode ser usado tanto por uma pessoa entre 60 Kg e 70 Kg e até 1,50 m de altura, quanto uma de 90 Kg a 100 Kg, mas com mais de 1,90 m de altura. Para saber qual a densidade certa para você, confira a tabela abaixo.

Tabela de densidade do colchão de espuma
Peso (kg)Altura (m)

Até 1,50m

1,51m a 1,60m

1,61m a 1,70m

1,71m a 1,80m

1,81m a 1,90m

Acima de 1,90

Até 50D23D23*/D20D23/D20D20
51 a 60D26D26*/D23D26*/D23D23
61 a 70D28D26*/D28D26*/D28D26*/D28D26
71 a 80D33D28*/D33D28*/D33D28
81 a 90D33*/D28D33*/D28D28*/D33D28
91 a 100D40*/D33D40*/D33D33D33
101 a 120D40D40D40D33*/D40
121 a 150D45D45D45*/D40D40
*Preferencialmente
  • Menor preço
  • Mais opções
  • Sustentação para a coluna

Colchão de mola

Apesar do maior preço, o conforto e durabilidade fazem com que a escolha do colchão de mola seja bastante interessante. Devido ao seu sistema de molas individuais, presente em uma das opções de tecnologia disponíveis, o modelo é ideal para casais, pois os movimentos ou peso de uma pessoa não irão afetar a outra.

Além da quantidade de molas adequado para casa faixa de peso, ao optar por esse modelo, terá que ficar de olho no tipo de tecnologia envolvida para a produção ou ensacamento das molas no colchão.

Quais os tipos de colchão de mola?

Quem opta por durabilidade deve dar preferência a modelos com molas LFK, que são fabricadas com uma quantidade maior de aço e garantem maior resistência. Já a mola Pocket é a perfeita para casais, pois, como elas se movimentam individualmente, a pressão colocada por uma pessoa não afeta de forma alguma a parte em que a outra está deitada.

Se você prefere um toque mais firme ao deitar, os modelos Multilastic ou Superlastic conseguem distribuir melhor o peso e manter a resistência ao utilizar um fio de aço contínuo em toda a estrutura. Já para aqueles que gostam de deitar e sentirem-se “abraçados” pelo colchão, que se molda ao desenho do corpo, devem optar pela Bonnel.

Quais as vantagens do colchão de mola

  • Maior durabilidade
  • Mais conforto
  • Diferentes tipos de mola

Veredito: colchão de mola ou colchão de espuma?

Tudo vai depender das suas necessidades, condições físicas e, nesse caso, principalmente seu gosto pessoal. Se você nunca experimentou um colchão de espuma ou as variações dos modelos de mola, recomendamos que vá até a loja mais próxima e experimente. Deita, dá uma rolada, vê o que seu corpo diz sobre cada modelo.

Depois de experimentar o colchão e avaliar os pontos que trouxemos nesse artigo, você poderá se decidir com mais assertividade sobre qual o melhor colchão. Aí é só vir até o Promobit e aproveitar as melhores promoções de colchão da internet. Caso o modelo que deseja não esteja disponível, você poderá adicioná-lo na Lista de Desejos e aproveitar as promoções.


No Promobit, você também conta com cupons de desconto para aproveitar as promoções Americanas, Pontofrio, Marabraz e páginas especiais, como Dia dos Pais e Black Friday.