Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Como saber se chegou a hora de trocar a geladeira?

Será que chegou a hora de trocar a geladeira? Saiba quais são os sinais e que é possível fazer para prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

9 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Para saber se a hora de trocar a geladeira chegou mesmo, é preciso ficar atento a alguns sinais que podem indicar que seu eletrodoméstico ainda aguenta mais uns aninhos de uso, ou se enfim chegou a aposentadoria.

Geladeiras costumam ter vida útil de até 10 anos. Porém, alguns aparelhos, quando bem conservados, podem durar mais tempo. Por isso surge a dúvida sobre como saber a hora de trocar a geladeira, mas antes é preciso entender qual o estado do eletrodoméstico para ter certeza de que a troca é a única solução possível.

Trocar, chamar um técnico ou consertar sozinho?

Por ser um eletrodoméstico de uso contínuo, chega uma hora que o desempenho da geladeira diminui naturalmente. Todo eletrodoméstico dá seus sinais quando está com algum problema e com as geladeiras não poderia ser diferente. Notou algum ruído estranho vindo da geladeira ou um aumento na sua conta de luz? Esses podem ser alguns sinais de que algo não está funcionando como deveria.

Outros sinais que indicam que o tempo de vida útil do eletrodoméstico pode estar chegando ao fim são: falta de refrigeração e degelo, acúmulo de gelo e água, borracha de vedação ineficiente e presença de ferrugem.

Em alguns casos, quando sua geladeira apresentar esses defeitos, o melhor a se fazer é chamar um técnico especializado. Assim você terá a garantia de saber qual é o problema e sua solução. Mas existem algumas ocasiões em que é possível fazer os ajustes em casa mesmo.

Se a sua geladeira já tem mais de 10 anos e começou a apresentar defeitos agora, então talvez seja interessante chamar um técnico para que ele possa avaliar o eletrodoméstico e te dizer se vale a pena fazer os ajustes ou está na hora e trocar a geladeira.

Quando a conta de luz ficar mais alta

Geladeiras mais antigas podem passar a utilizar mais energia para refrigerar os alimentos com a mesma eficiência de antes. Isso pode representar um aumento na sua conta que luz que passa despercebido nos primeiros meses, por isso, compare seus gastos atuais com energia elétrica com o de meses passados. Se confirmar o aumento, procure uma assistência técnica especializada na marca da sua geladeira.

Se o seu modelo de geladeira foi mais recente, talvez o aumento seja decorrente da má vedação na porta.

Quando a vedação da porta não funcionar mais

Em alguns casos, a causa da falta de refrigeração é a má vedação da porta, que é um problema gerado pelo uso constante do eletrodoméstico. Embora seja um problema de fácil solução, caso ignorado por muito tempo pode resultar num baixo desempenho da sua geladeira, já que o ar frio vai escapar. Com isso, ela vai gastar mais energia para manter a temperatura ideal e sua conta de luz vai ficar mais cara.

Porém é bem simples de se resolver, basta trocar a borracha da porta por uma nova, e isso dá para ser feito em casa mesmo. Agora, se você não sabe como fazer a troca, não tem certeza nem coragem de encarar tutoriais no YouTube, o melhor a se fazer é chamar uma assistência técnica.

Quando estiver com ferrugem

Mesmo geladeiras no prazo de garantia podem apresentar manchas de ferrugem, isso porque esse problema não está relacionado somente a idade do aparelho, mas também a condição das demais peças. Caso sua geladeira fique em contato com umidade ou tenha algum vazamento interno, é possível que manchas de ferrugem comecem a aparecer, principalmente nas extremidades. Nesse caso, o melhor a se fazer é entrar em contato com a assistência técnica.

Agora, se o seu eletrodoméstico já tem bons anos de uso, o desgaste pode ser decorrente da idade. Mas se ele ainda funciona em boas condições, você pode utilizar produtos, como tapa fuga, para cobrir furos decorrentes de ferrugem e garantir uma sobrevida a sua geladeira.

Quando a água fica com gosto ruim

Geladeiras com dispenser na porta podem ficar com gosto estranho depois de um tempo, mas esse é um problema bastante comum e fácil de resolver: é só trocar os filtros de água, conforme especificado no manual do aparelho.


Quer encontrar as melhores ofertas de geladeiras? Então não deixe de conferir as promoções aqui no Promobit. Com um cupom de desconto você economiza ainda mais no seu próximo eletrodoméstico.