Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como organizar uma lavanderia pequena?

Utilizar as paredes para colocar armários e ganchos, além de otimizar o espaço embaixo do tanque são dicas sobre como organizar uma lavanderia pequena.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

22 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

A lavanderia, principalmente se pensarmos em apartamentos, costuma ser um espaço bastante reduzido em comparação aos outros cômodos da casa. Às vezes, pode parecer difícil organizar tudo o que precisa ficar lá e ainda tornar o ambiente funcional, mas existem sim jeitos de fazer isso e deixar a área de serviços decorada e atrativa. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas sobre como organizar uma lavanderia pequena.

Saiba do que você precisa e se livre do resto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro passo para organizar a lavanderia é saber exatamente quais são os produtos e utensílios que você vai guardar lá e o que você não precisa mais e pode doar, vender ou, se estiver sem condições de uso, jogar fora. Essa parte é importante, pois costumamos, além dos produtos de limpeza, panos e outros itens, deixar na lavanderia objetos que não usamos mais, como algum brinquedo, sacolas com roupas que não servem mais e etc.

Para garantir uma lavanderia organizada e espaçosa, tire um tempo para fazer uma limpa na área de serviços e aproveite para escrever uma lista do que você quer que continue ali (como uma caixa de ferramentas, a tábua de passar roupas, o ferro de passar, o aspirador de pó etc).

Opte por armários suspensos

Depois, chega a etapa de organizar tudo o que você separou. Uma opção para guardar tudo arrumadinho e otimizar o espaço é colocar armários suspensos nas paredes. Eles podem ficar um pouco acima da máquina de lavar ou do tanque, assim também será mais fácil alcançar os produtos para lavar roupa, como sabão em pó ou amaciante.

Se preferir, coloque prateleiras

Utilizar prateleiras é outra opção que pode substituir os armários, se você prefere ter os produtos visíveis, ao invés de ocultos pelas portas. Também pode significar uma forma mais fácil de descobrir onde está cada item.

Utilize caixas para organizar os produtos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A dica das caixas vale tanto para quem optar por utilizar armários ou prateleiras. A ideia aqui é que você separe os produtos de limpeza de acordo com o cômodo onde os utiliza (por exemplo, para limpar banheiro utilizamos água sanitária, desinfetante, limpadores gerais, detergente, bucha etc) e deixe todos juntos num mesmo cesto para, quando for limpar o espaço, apenas pegá-lo com tudo já separado. Isso ajuda a tornar a tarefa mais rápida e fácil, além de, claro, deixar a lavanderia mais organizada.

Adquira ganchos para utensílios de limpeza

Os ganchos são ótimos para colocar na parede e pendurar os utensílios de limpeza, como rodo, mop, vassoura e esfregão. Se, por acaso, a sua lavanderia tiver uma porta, você pode deixá-los atrás, para economizar ainda mais espaço.

Se você for o tipo de pessoa que gosta de decorações diferentes, pode colocar os ganchos nas paredes e neles pendurar baldes de latão decorativos, que podem substituir as cestas com produtos de limpeza que citamos no tópico anterior.

Otimize os espaços disponíveis

Outra forma de organizar uma lavanderia pequena é utilizar móveis nos espaços mais improváveis, como no vão entre o chão e o tanque. Provavelmente você vai ter que mandar fazê-lo, mas vale a pena. O ideal é que ele tenha rodas e seja estilo gavetão, com um vão para o espaço da mangueira de saída de água do tanque.

E o varal?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos um artigo com algumas opções de varal para apartamento que também são muito boas para qualquer lavanderia pequena. A dica é utilizar um varal de parede (que pode ser normal, retrátil ou sanfonado) ou um de chão (este último é bom porque pode ficar em outros cômodos maiores, como a sala), para economizar espaço.


Agora que você já sabe como organizar uma lavanderia pequena, o que acha de aproveitar nossas promoções de máquina de lavar para garantir o menor preço neste eletrodoméstico?