Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como organizar a cozinha: 6 produtos para ajudar nessa tarefa

Organizar a cozinha vai garantir que você ache os itens que precisa e consiga limpar tudo com mais facilidade. Confira produtos para ajudar nessa tarefa.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

15 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Seja quando acabamos de nos mudar ou até mesmo para facilitar o andamento da rotina, deixar a cozinha organizada é fundamental para conseguir achar tudo o que precisamos e para garantir que a limpeza seja feita com precisão. Existem alguns itens que podem ser comprados em lojas de utilidades para nos ajudar nessa tarefa. Por isso, neste artigo nós detalhamos como organizar a cozinha de forma prática e simples e listamos cinco desses produtos e como utilizá-los.

Desapegue

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A primeira regra para garantir uma organização precisa da cozinha é desapegar de itens que você tem em grande quantidade ou que não utiliza mais. E aqui estamos falando de tudo: pratos, copos, talheres, vasilhas, potes com tampa, panos de prato, toalhas de mesa, entre outros. O ideal é deixar a mesa livre, tirar tudo do armário, colocar em cima da mesa e analisar um por um. Você pode aproveitar para passar pano com álcool nas prateleiras para tirar o pó.

Organização dos armários

Depois, pense nos potes plásticos e de vidro que você tem para guardar. Verifique se todos têm a tampa (os que não tiverem você pode deixar isolado e usar plástico filme ou papel alumínio para tapá-los) e separe cada um. O ideal é guardá-los tampados (os menores sempre dentro dos maiores) e separados por tipo (os de vidro em um local, separados pelo formato; os de plástico em outro, também separados pelo formato, etc).

Produtos para utilizar na hora de organizar a cozinha

Enquanto estiver organizando a cozinha, você vai perceber que deixar alguns itens “soltos” pode não ser uma boa ideia e talvez isso faça você se perder novamente dali a algum tempo. É aqui que entram alguns produtos facilitadores de organização.

Cestos e caixas organizadoras

É útil principalmente em gavetas, para talheres, panos de prato, aventais, toalhas de mesa e até paninhos de limpeza. Você pode separar os espaços e dividir em categorias. Por exemplo: no lado esquerdo da gaveta, na parte de cima, ficam os panos de prato; no lado esquerdo, na parte de baixo, ficam os aventais; no lado direito, na parte de cima, ficam os caminhos de mesa; assim por diante.

Para os talheres, é só dividir por tipo: uma caixa longa e estreita para os garfos de jantar, outra para as facas, etc. Existem também os porta talheres, de diferentes tamanhos, já com as divisórias prontas. Eles são mais resistentes do que as caixas e basta você organizar vários na gaveta para que consiga acomodar tudo.

Suporte para Utensílios

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Organizados os tecidos e talheres, vamos pensar nos itens de mercado que você deve ter sempre a mão para preparar e armazenar os alimentos, como os temperos e diversos tipos de papéis de cozinha.

Para organizá-los, você pode utilizar suportes de parede que já têm estrutura para guardar papel alumínio, papel manteiga, papel vegetal e outros e ainda contam com uma bandeja e potinhos para tempero. Assim, fica tudo fácil de pegar, além de esteticamente bonito. Apenas lembre-se de quando tirar um tempero novo do saquinho, colocar um adesivo no pote com a data de validade para não se esquecer dela ou sem querer utilizar condimentos velhos.

Além desse suporte, também existem vários outros que podem ser utilizados, dependendo do espaço que você tem nos armários e nas paredes. Dá para utilizar suportes para copos, talheres grandes (como conchas, espátulas – os popularmente chamados de pão duro – colheres de silicone), para xícaras compradas individualmente sem pires ou o que você quiser que dê para pendurar.

Outros itens que ficam interessantes em suportes são aqueles utilizados na pia (o detergente, a bucha, a palha de aço e o sabão de coco). Naturalmente, os suportes para esses produtos são menores e devem ficar na pia. Alguns ainda vêm com uma lixeira pequena.

Potes de vidro para mantimentos abertos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Depois dos temperos, lembre-se também dos mantimentos que estão em uso, como arroz, feijão, macarrão e outros que precisam de um lugar para ficar. Se quiser, você pode tirá-los do pacote, guardá-los em potes de vidro (assim dá para visualizar qual é qual) com tampas hermeticamente fechadas e colocá-los em prateleiras ou deixá-los expostos na bancada da cozinha (talvez isso seja pouco prático, pois ocupará uma parte do espaço que pode ser usada para o preparo dos alimentos, mas essa decisão depende do seu estilo de vida e de quanto espaço disponível você possui).

Se achar que essas opções dão muito trabalho (você terá que retirar os vidros do lugar e colocá-los de volta sempre que for tirar o pó da prateleira ou da bancada), opte por simplesmente guardar os alimentos de volta no armário.

Fruteira

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como o nome sugere, a fruteira é para armazenar as frutas e outros mantimentos que não precisam necessariamente ficar na geladeira, como o melão, a batata e a cebola. Ela pode ser estilo gaveteiro e ter vários andares ou simplesmente ser uma cesta bem grande que pode inclusive servir de enfeite para a mesa de jantar.

Porta pano de prato e avental

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É um gancho decorativo na parede, para você pendurar os panos de prato e aventais usados. Assim, eles secam mais rápido por estarem esticados e ficam fáceis para você pegar quando precisar usar.

Organização da despensa

A despensa é o local da cozinha onde guardamos os alimentos quando voltamos do mercado. Ela pode ser um quartinho acoplado à cozinha ou simplesmente um armário utilizado só para esse fim. Para deixá-la organizada você pode guardar os alimentos juntos por tipo (bebidas, latas, caixas – de cereal, aveia -, pacotes, etc) e colocar os alimentos que vencem mais rápido na frente.

Vez ou outra os alimentos com vencimento mais rápido podem ficar misturados aos que vencem mais tarde, então outra dica é numerar com uma caneta permanente os alimentos que você precisa usar primeiro, assim é só bater o olho e pegar o certo.


Agora que você já sabe como organizar a cozinha, dê uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos e promoções de utensílios domésticos. Não deixe de conferir os cupons de desconto do Promobit!