Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como funciona o transmissor de Bluetooth?

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

3 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Uma das tecnologias mágicas da vida moderna, o Bluetooth tem a habilidade de conectar equipamentos para troca e recebimento de informações, sendo que o uso mais comum é parear o smartphone com um fone sem fio ou uma caixa de som.

Para ampliar o uso da tecnologia, surgiram no mercado aparelhos como transmissores e receptores de Bluetooth (também conhecidos como Bluetooth transmitter/splitter ou Bluetooth dongle), que de forma resumida permite dar propriedades de conexão sem fio a aparelhos que não contam com essa tecnologia de fábrica, como computadores, caixas de som, fones de ouvido etc.

Transmissor Bluetooth vs Receptor Bluetooth

Um transmissor Bluetooth permite que o seu aparelho Bluetooth recebe arquivos de áudio/vídeo de um aparelho que não foi desenvolvido para suportar a tecnologia.

Um exemplo de uso bastante comum do receptor Bluetooth é seu uso por donos e donas de videogames como o Nintendo Switch, que não possui uma função Bluetooth de fábrica: ao conectar o aparelho ao videogame (seja por meio da entrada de USB-C ou pela entrada de fone, por meio de um adaptador), é possível jogar utilizando fones sem fio.

Já o receptor Bluetooth oferece a experiência inversa: ele permite que você envie os dados de áudio e vídeo do seu aparelho Bluetooth a um eletrônico que não possui essa habilidade. Ao conectar o receptor em uma entrada USB de uma caixa de som, por exemplo, você pode pareá-la com seu computador Bluetooth e “jogar” o som para esse eletrônico.

De uma forma bem simplificada, enquanto o transmissor “recebe” o áudio e vídeo, o receptor “manda” esses dados para outro aparelho. No melhor dos mundos, vale a pena comprar um produto que venha com as duas funções, mas como ainda existem produtos que executam apenas uma função, é bom ficar de olho.

Além da questão transmissor/receptor, é necessário prestar atenção às configurações do aparelho para saber se o produto desejado atende mesmo suas necessidades e se preço cobrado tem bom custo-benefício. 

Abaixo, apresentamos algumas informações que  podem te ajudar:

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bateria

A maioria dos transmissores/receptores Bluetooth funciona sem fio, então a autonomia de bateria é um recurso que precisa ser avaliado especialmente se você planeja utilizar o eletrônico por mais do que um par de horas. Caso o bolso permita, procure por marcas que prometem um tempo superior a 8 horas, sempre lembrando que o consumo de energia aumenta de acordo com a distância dos aparelhos que estão sendo pareados.

Alcance

Falando em distância, muito provavelmente, o indicador de alcance do Bluetooth será medido pela escala de classe, que normalmente vai de Classe 1 a Classe 4. Porém, como as classes 3 e 4 tem um alcance muito pequeno (no máximo 1 metro), é importante verificar se o produto que você deseja tem alcance 2 (que chega a 10 metros) ou 1 (que cobre até 100 metros). 

Sempre lembrando que essa metragem de distância  é feita considerando um ambiente no qual não existam obstáculos como portas e paredes.

Controles

Contrariando o senso comum, caso o seu transmissor/receptor de Bluetooth tenha mais de um botão, isso pode facilitar muito o processo de conexão entre os dois eletrônicos, já que a probabilidade é de que cada botão tenha uma função, o que até facilita o seu uso para pessoas que não estão habituadas com a tecnologia

Função ‘dual link’, que permite emparelhar mais de um dispositivo

Como já explicamos no título, a função ‘dual link’ permite aos transmissores Bluetooth enviar dados de áudio ou vídeo a mais de um aparelho —  por exemplo, permitir que dois fones de ouvido Bluetooth ouçam o som que sai de uma TV.  Felizmente essa é uma tecnologia que já está bem presente nestes aparelhos, mas sempre vale a pena olhar as especificações técnicas para ter certeza.


Se está em busca de um transmissor Bluetooth, fica ligado nas ofertas da Black Friday Chinesa. No Promobit, você também confere as melhores promoções de celular, fone de ouvido, TV e nossa página especial da Black Friday.