Campanha Super Deals - Aliexpress
Sem categoria

O que é e como escolher uma fonte para o seu computador ou notebook?

A fonte de alimentação dos computadores é um item fundamental, porém muitas vezes deixado de lado na hora de montar um computador mais potente. Saiba como elas funcionam e qual escolher de acordo com a potência da sua máquina.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

27 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Computadores são um conjunto de componentes que muitas vezes funcionam ao mesmo tempo e em diferentes voltagens. Para converter a fonte de energia elétrica que sai da tomada em um padrão que possa ser utilizado por todo o PC, existem as fontes de alimentação para computadores. 

Item que muitas vezes é deixado em segundo plano, as fontes de alimentação merecem atenção redobrada na hora da compra, pois quanto mais potente forem os componentes do seu PC maior é a importância de escolher a fonte certa de alimentação. Conheça mais sobre as fonte dos computadores de mesa, dos notebooks e saiba se você precisa trocar a sua. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Como funcionam as fontes de alimentação?

As fontes do computador são projetadas para converter a energia proveniente da tomada de parede chamada de corrente alternada em corrente contínua, necessária para que os diferentes componentes eletrônicos de um computador funcionem sem o risco de exposição excessiva ou insuficiente à corrente de energia. Esse tipo de alimentação é chamado de fonte chaveada e funciona convertendo a energia que recebe através de uma espécie de controle de chaveamento, fixando a tensão de saída de energia de acordo com a demanda.

fonte-thermaltake

Para suprir a demanda dos diferentes componentes do computador de mesa, as fontes mais utilizadas no pcs são no padrão ATX, que fornecem as seguintes voltagens de saída: +3,3V, +5V, +12 V, -5V, -12V e +5VSB. Este padrão foi criado em 1996 e também está presente em gabinetes e placas mãe.

Nos notebooks acontece processo semelhante. A maioria das fontes saem de fábrica com 65W, mas computadores com uso mais intenso como os notebook gamers, possuem configurações mais potentes também em suas fontes de alimentação, que variam entre 120w e 150w.

Como escolher uma fonte para computador?

Para saber qual fonte enquadra-se as configurações do seu computador de mesa é necessário fazer algumas contas simples sobre a quantidade de watts de alguns componentes. Nas fontes de notebook o processo é parecido, mas com alguns detalhes importantes.

fonte-notebook-capa

Fonte para computador de mesa

A procura por fonte para computador normalmente acontece para máquinas com maior potência e usos específicos como PC Gamers, renderização de vídeos em formatos pesados e aplicações gráficas. Computadores de mesa de uso cotidiano funcionam em ótimas condições com fontes entre 250W e 300W. No caso dos computadores mais potentes, para adquirir a fonte adequada ao seu computador de mesa será necessário observar a potência dos diferentes itens do seu gabinete, com atenção especial para a placa de vídeo, já que principalmente em PC gamers as placas de vídeo são responsáveis por boa parte da demanda de energia elétrica.

O primeiro passo é encontrar a informação sobre a quantidade de Watts que a sua placa de vídeo precisa para funcionar, depois, caso seu computador exija alto desempenho e seja necessário um cooler para a refrigeração confira também qual o seu consumo em Watts. Os outros componentes como memória e processador normalmente não demandam mais do que 200W, então basta somar o consumo em watts da placa de vídeo, mais o coolers, se necessário, mais 200W do conjunto dos outros componentes. Após obter o resultado, a fonte que você pretende comprar deverá possuir potência acima do valor da soma para manter uma margem de segurança. 

Caso você queira uma conta exata da quantidade de Watts que sua fonte precisa ter, existem ferramentas como Power Supply Calculator que apesar de estar em inglês é bastante intuitivo e usando o serviço de tradução presente nos navegadores fica ainda mais fácil. 

Fonte para notebook

fonte-notebook-281500d

No caso da fonte dos notebooks o processo é parecido, embora existam detalhes diferentes que precisam ser observados. Estes computadores são pensados para portabilidade, logo é comum perder ou esquecer a fonte que também concentra a bateria do aparelho. Para saber qual fonte comprar, três itens devem ser levados em conta: amperagem, voltagem e potência. Os três podem ser consultados em uma etiqueta na lateral da fonte ou na etiqueta localizada na parte inferior do notebook. 

Sobre os três itens, a sua nova fonte deve possuir a amperagem igual ou maior que a da sua fonte anterior. Assim como a voltagem que deve ser no mínimo igual, pois voltagens inferiores podem prejudicar a durabilidade da bateria. Porém voltagens maiores não são prejudiciais porque a fonte faz uso apenas da quantidade necessária. O mesmo vale para a potência que é a multiplicação da amperagem pela voltagem e deve ser igual ou superior a da fonte original.


No Promobit você encontra de fontes de computador aos melhores games em promoção. Confira nossas ofertas de informática ou adicione o item que está pesquisando à sua lista de desejos, pois a Black Friday vem aí.