Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Como funciona a lareira ecológica? Opção para os dias frios

Dentre algumas opções para manter a casa quentinha nos dias frios, vem surgindo uma com design bonito e que promete ser bem funcional. Hoje vamos falar como funciona a lareira ecológica e se vale a pena ter uma em casa (mesmo que você não tenha chaminé).

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

28 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Quando o frio chega ao Brasil percebemos que na maioria dos lugares não há tanta estrutura para enfrentar as baixas temperaturas, isso porque os materiais que são utilizados nas construções e até mesmo os isolantes térmicos não são eficientes e nem uma preocupação em um país tropical como o nosso. Então para amenizar a sensação térmica baixa dentro de casa temos opções como aquecedores a eletricidade ou gás, por exemplo. Mas essas opções podem não ser funcionais para alguns ambientes ou tornar as contas mais caras. No entanto, temos mais uma opção e vamos falar dela e como funciona a lareira ecológica.

O que é a lareira ecológica?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

As lareiras que costumeiramente conhecemos por causa de filmes e seriados de TV, são grandes, feitas em pedra, queimam lenha e necessitam de uma chaminé. Contudo aqui no Brasil, além da chaminé não ser funcional, não é comum ter essa construção dentro das casas. 

Mas ao contrário das tradicionais, a lareira ecológica é um equipamento de fácil instalação, chegando até a ter modelos portáteis, não precisa de lenha e nem de uma chaminé já que não produz fumaça. Mas possuem alcance de aquecimento maior que os aquecedores elétricos ou a gás, chegando até aquecer uma área de 100m²,  dependendo do modelo.

Como funciona o sistema da lareira ecológica?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Se não vai lenha, energia elétrica ou gás, como funciona a lareira ecológica?

O sistema de aquecimento da lareira ecológica é feito por meio da queima de etanol ou álcool etílico. Esse tipo de combustível, diferente da madeira, emite menos poluentes e produz uma quantidade de gás carbônico mais baixa que a tradicional. Além disso, não gera fumaça e nem fuligem, facilitando até mesmo a limpeza do equipamento. 

As lareiras ecológicas normalmente possuem uma câmera de combustão para receber o combustível e gerar a queima e calor. A temperatura das chamas de uma lareira ecológica pode chegar até 80ºC e o fogo fica aceso enquanto houver álcool, em média 1,5 litros é suficiente para mantê-la acesa por até 4 horas.

Vale a pena ter uma lareira ecológica em casa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Certamente adquirir uma lareira ecológica é uma questão de gosto pessoal e sustentabilidade. Veja alguns pontos que separamos para você saber se vale a pena ter uma lareira ecológica em casa:

1. Economia e praticidade

Uma vez que não utiliza energia elétrica ou gás e produz mais calor com menos quantidade de recurso, a lareira ecológica é uma ótima opção para gerar economia para seu bolso. Além disso, é um item que pode ser integrado facilmente à decoração do ambiente e com opções portáteis torna possível levar o equipamento para qualquer lugar da casa, ou até mesmo se você mudar de casa. 

2. Segurança

A lareira ecológica não oferece perigo nem enquanto estiver acesa e nem apagada pois está desabastecida, contudo é necessário atenção em reabastecer a lareira ecológica enquanto ainda estiver quente. Isso pois, as chamas da queima de álcool é mais translúcida, chegando a ser transparente, e se ainda estiver acesa e receber álcool pode ocorrer uma explosão. 

Já os aquecedores possuem contra-indicação dependendo da fonte de energia e o local, por exemplo os aquecedores a gás não são recomendados para ambientes muito fechadas, além de precisar de uma verificação constante de vazamento. 

3. Sem ruídos ou sujeira

Como a lareira ecológica não produz fumaça e nem fuligem, basta um pano para limpeza periódica. Além disso, a queima do álcool é silenciosa proporcionando um ambiente sonoro agradável.

4. Variedade

Atualmente existe uma variedade de modelos e tamanhos de lareiras ecológicas no mercado para você escolher a que melhor se adequa ao seu gosto e necessidade. inclusive, boa parte dos modelos nem precisa de instalação. 

5. Preço

O preço da lareira ecológica pode ser mais elevado do que os aquecedores tradicionais. Mas o álcool utilizado é mais barato e o equipamento utiliza poucas quantidades para grandes períodos de queima, podendo se tornar uma boa relação de custo-benefício.


Quer ficar aquecido nesse inverno? Utilize nosso cupom Amazon para comprar um cobertor quentinho e o cupom Ifood! para pedir aquela sopinha.