Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como funciona a depilação a laser?

Quer mudar o método de depilação para um menos agressivo? Veja como funciona a depilação a laser e quais os prós e contras do procedimento.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

21 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Eliminar os pelos indesejados é um trabalho árduo, já que é necessário manutenções frequentes para quem não gosta da presença dos mesmos em determinados locais do corpo. Além disso, os métodos depilatórios não são muito convidativos, já que uns causam escurecimento das áreas como a lâmina, foliculite e outros são até bem doloridos, como a cera. Por isso, uma alternativa que vem ganhando popularidade no mercado é a depilação a laser que promete ser eficaz em eliminar os pelos corporais e ainda ser a menos invasiva e dolorosa atualmente, vamos ver como funciona a depilação a laser? 

Como funciona a depilação a laser?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O laser presente neste tipo de depilação é um feixe de luz intenso que é atraído pela melanina presente na pigmentação dos pelos. Quando em contato com a superfície, a energia é conduzida por toda extensão do pelo até a raíz, cauterizando-o. Esse efeito tem a finalidade de eliminar completamente a raiz de nascimento dos pelos, para que não cresçam novamente, se o procedimento for bem sucedido, para isso é necessário que o pelo esteja na fase ideal. 

Depilação a laser em clínicas

Para que o objetivo da depilação a laser seja alcançado, eliminar o pelo desde a raiz, é necessário que mais de uma sessão seja realizada, pois o feixe luminoso não pode ficar em contato por muito tempo com a pele, além do tamanho da região e o tamanho ideal para o laser encontrar a raíz. A duração das sessões podem variar de acordo com o local desejado, indo de 5 a 30 minutos. Outro ponto importante é o intervalo das sessões que também podem variar entre 45 a 60  dias.  

Depilação a laser em casa

Os aparelhos domésticos que fazem depilação a laser contam com pulsos de luz ao invés da luz constante e direta utilizada nos consultórios. Isso ocorre para que a pele não seja danificada no processo de depilação. Além disso, os aparelhos possuem menos potência e podem demorar mais a trazer resultados e a lâmpada responsável pelo “laser” tem vida útil pré definida, sendo necessário uma troca esporádica. 

No mercado já é possível encontrar aparelhos com boas avaliações, mas é necessário disciplina e seguir corretamente as instruções para que o efeito de retirada definitiva seja percebido. 

Vantagens e desvantagens da depilação a laser

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

1. Eliminação dos pelos pela raíz

Dentre algumas vantagens do tratamento de depilação a laser está a eliminação dos pelos pela raiz. Apesar de ser normal “sobrar” fios que escaparam da cauterização, a diminuição significativa da quantidade de pelos corporais no local do procedimento é visível, contribuindo inclusive para a demora no crescimento dos mesmos nos intervalos de depilação. 

2. Tratamento indolor 

As lâminas e ceras utilizadas para retirada de fios podem gerar irritações de pele, foliculite e até dor dependendo da sensibilidade e método escolhido.  O laser, não é um procedimento invasivo e agressivo de contato direto, portanto gera menos dor. Algumas pessoas relatam sentirem aquecimento no local ou pequenas pinicadas que passam rapidamente. 

3. Eficaz somente em pelos pigmentados (escuros)

Pelo método de cauterização depender da melanina presente nos pelos, as pessoas que contam com fios de coloração mais clara como brancos, loiros e ruivos, podem não ter indicação de fazer ou ainda tentar realizar a depilação e não ter bons resultados, pela baixa concentração ou ausência de pigmento nos pelos. 

4. Cuidados durante o tratamento

Além de precisar respeitar as regras de intervalo e tamanho adequado para que a sua depilação seja eficaz, quem faz depilação a laser, principalmente em clínicas, precisam ter cuidados constantes com a pele do local do procedimento. Algumas das indicações é manter a pele sempre bem hidratada e com proteção solar, além de evitar se expor ao sol durante longos períodos para evitar queimaduras de pele uma vez que a pele fica sensibilizada. 

5. Preço

O preço também é um ponto que precisa ser abordado, já que é bem mais alto em relação com outros métodos depilatórios, tanto em clínicas quanto em aparelhos para uso doméstico. Contudo é importante ressaltar que conforme o tempo passa, a necessidade de realização da depilação a laser é menor, diferente dos outros métodos. 

Depilação a laser vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A depilação a laser será mais eficaz em pessoas com pelos escuros, podendo não valer tanto a pena para quem possui pelos claros. Além disso, pode ser uma boa opção para quem deseja um resultado futuro e quer eliminar os fios sem sofrimento ou manutenções constantes. 

Atualmente existem opções para quem não se importa de ir até as clínicas realizar o procedimento e até aparelhos para quem deseja fazer a depilação no conforto do seu lar. 

Falamos mais sobre os melhores depiladores a laser domésticos aqui: Qual o melhor depilador a laser? Veja se vale a pena ter um em casa


Aqui no Promobit você encontra cupons da Beleza na Web e ObaBox para cuidar da sua beleza!