Como fazer café na cafeteira italiana?
A cafeteira italiana está ganhando seu espaço entre os amantes de café. Neste artigo vamos explicar como usar a sua!
O café é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros, seja de manhã, depois do almoço ou acompanhando o bolo da tarde, o café quentinho pode ser passado de diferentes formas. Dentre as várias maneiras de preparar a bebida, neste artigo vamos te dar um passo a passo de como fazer o seu café na cafeteira italiana. Assim você já sai daqui com o tutorial e vários cupons de desconto para comprar a sua e seu pó de café preferido. Confira!
O que é cafeteira Italiana?
A cafeteira italiana foi um modelo inventado em 1933, seu objetivo era conseguir reproduzir em casa e em menor escala o famoso café expresso de cafeterias. Contudo, seu design diferente garante boas dúvidas no momento do preparo, pois é tudo feito no próprio modelo, garantindo maior praticidade.
Como fazer café na Cafeteira Italiana
Apesar de causar estranheza à primeira vista, o design da cafeteira italiana é pensado para que todo o processo de extração do café seja o mais eficaz e prático possível. Ao colocar a cafeteira no fogo e a água começar a ferver, o vapor produzido aumenta a pressão na parte debaixo, empurrando a água para cima, através do funil e chegando ao pó de café. A combinação de água quente e pressão do vapor extrai o melhor do café, que fica pronto para ser consumido no compartimento de cima. Parece mágica? Veja como fazer isso acontecer:
1. Adicione água filtrada ou mineral ao reservatório inferior, somente até a válvula de segurança indicada na parte interna;
2. Adicione o pó de café no funil até que esteja cheio, mas não o pressione no recipiente, nem prense o pó, busque deixá-lo o mais “solto” possível, dessa forma a extração será mais eficiente. O recomendado é que o pó tenha grãos ligeiramente maiores que os furinhos da cafeteira italiana;
3. Encaixe o funil no reservatório inferior, onde a água foi adicionada e em seguida a parte superior.
4. Antes de levar ao fogo, adicione também um pouco de água ao reservatório superior. Assim, o gosto de café queimado é evitado, quando o líquido subir e entrar em contato com o metal quente..
5. Por fim, leve a cafeteira ao fogo baixo e com a tampa aberta para acompanhar o processo. Assim que a cafeteira começar a espirrar e formar espuma está na hora de tirar do fogo;
6. Com o fogo desligado, tampe a cafeteira e aguarde alguns segundos enquanto a filtragem é finalizada;
7. Agora é só saborear seu delicioso café!
Vantagens da Cafeteira Italiana
Com os usos da tecnologia é muito fácil ter um café pronto em segundos em casa. Mas a cafeteira italiana ainda continua sendo muito querida pelos amantes de café. Veja alguns motivos para você ter a sua:
1. Extração por pressão
A cafeteira italiana foi feita para reproduzir o que as grandes máquinas de café fazem, que é a extração por pressão. Essa forma de preparo garante todos os sabores e aromas do café, além das suas propriedades naturais. Bastante semelhante a um café expresso.
2. Garante intensidade
Na cafeteira italiana não são utilizados filtros de pano ou papel, o que garante um sabor mais intenso do café, uma vez que os óleos do grão estão bem presentes na bebida. Contudo, é possível que você encontre um pouco do pó na xícara, já que não contamos com as barreiras que outros modelos tem.
3. Versatilidade
A cafeteira italiana pode ser usada por quem deseja um café “forte” pois concentra bem o sabor da bebida. Mas também pode agradar quem gosta de preparar receitas como cappucino ou frappe, já que a bebida concentrada pode ser misturada a outras sem perder sua intensidade de sabor.
Não deixe de aproveitar nosso cupom Americanas para garantir seu café com desconto. Assim você aproveita sua deliciosa bebida e economiza!