Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Como escolher o moedor de café perfeito para você?

Entenda as diferenças entre moedor automático e manual e como o tipo de lâmina pode afetar a qualidade do café

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

27 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você está em busca de tomar um café de melhor qualidade, é bem provável que tenha lido ou ouvido falar da importância de um moedor. O aparelho realmente é fundamental para extrair o máximo de sabor e aroma do grão, sendo praticamente indispensável para quem deseja entrar nesse mundo do café gourmet. 

As boas notícias são que com um investimento de pouco mais de R$ 60 é possível comprar um moedor de café capaz de suprir as suas necessidades, e aqui no Promobit, sempre aparecem ofertas de moedor, promoções de cafeteira e outros itens fundamentais para quem aprecia um cafezinho de qualidade. 

Entenda seu nível de “barista”

Coloquei barista entre aspas, pois ninguém precisa ter conhecimento avançado para extrair um excelente café, apesar de que, quanto mais você conhece, melhor será o resultado. No entanto, saber onde está dentro desse espectro entre entusiasta e barista vai ajudar a escolher o moedor mais indicado, tanto para seu o orçamento quanto para suas necessidades. 

Um iniciante fará melhor uso de um moedor de café com moagem automática e opções para escolher o tipo, já que conseguir a grossura ideal para os diferentes métodos de extração só no olho não vai ser tão fácil. Já uma pessoa mais profissional fará melhor uso de um aparelho manual com lâminas cônicas, que garante maior controle da uniformidade do tamanho do grânulo do pó de café e temperatura do processo. 

Por outro lado, quanto mais profissional o produto, mais caro. Além de que investir no melhor aparelho sem o conhecimento e a experiência necessária para manuseá-lo terá um resultado pior do que comprar café moído no supermercado. 

melhor-cafe

Moedor elétrico vs moedor manual 

A maioria das fontes dirão que o moedor manual vai ser sempre superior, no entanto, isso não é necessariamente uma verdade. O modelo elétrico possui diferenciais muito interessantes, principalmente para iniciantes. 

Moedor elétrico 

A moagem automática é de grande ajuda para quem faz cafezinho correndo de manhã antes de sair ou aqueles que não conseguem identificar a moagem correta apenas no olho. Existem os modelos simples, com apenas 1 nível de moagem, e aparelhos profissionais com até 40 opções. 

Nossa recomendação para quem está começando é optar por um modelo com pelo menos três níveis de moagem, pois poderá obter grânulos com espessura ideal para diferentes métodos de extração, como coado e na prensa (média), cafeteira italiana (média para grossa) e expresso (fina). 

Os moedores elétricos podem ser divididos entre amadores, com lâmina giratória de alumínio (moagem mais irregular) e profissionais, com lâmina ou mó cônica de cerâmica (moagem homogênea). Como é o contato da água com o grânulo que extrai os óleos essenciais, quanto mais homogêneos eles são, melhor a qualidade do café. Por outro lado, a diferença de preço entre os dois tipos pode ultrapassar R$ 1 mil.

moedor-de-cafe-eletrico

Moedores manuais 

A grande vantagem desse tipo é uso de lâminas cônicas, resultando em grânulos homogêneos, tendo impacto direto na qualidade final do café. Os moedores manuais dão o total controle em relação ao tipo de moagem desejado, podendo inclusive obter uma espessura ideal para um método de extração pouco usual e que dificilmente conseguirá com um modelo automático. 

Outro diferencial do moedor manual é que ele não gera calor durante o processo de moagem. Isso garante que não haja qualquer alteração no sabor do café. É verdade que essa diferença é praticamente imperceptível e a maioria de nós não a sentirá, mas ela existe. 

Em relação ao preço, eles são só um pouco mais caros que os modelos elétricos amadores, sendo uma alternativa melhor para quem já tem certo domínio sobre como fazer café e procura por um moedor mais profissional. 

moedor-de-cafe

Marcas fazem diferença, mas não se prenda a isso

Quando falamos em itens para o universo do café gourmet, algumas marcas são quase unanimidade em todos os tipos de produto, como Bialetti e Harior, no entanto, existem outras menos conhecidas nesse meio, mas com bons produtos, principalmente em relação aos modelos elétricos. Nesse sentido, duas das melhores marcas de moedor de café são Hamilton e Tramontina, mais conhecidas por suas linhas de eletroportáteis.  

Na hora da compra, é importante buscar reviews e orientações sobre o modelo que deseja. Uma dica é aproveitar as ofertas compartilhadas aqui no Promobit, não só para economizar, mas também para perguntar à outros membros da comunidade suas opiniões sobre os produtos. Nós também temos um review do Hamilton Beach aqui no Blog. 


Além de conteúdos para ajudar você a fazer a melhor compra, o Promobit reúne as melhores promoções e cupons de desconto da internet, como cupons Americanas, cupons Amazon e cupons submarino