Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Como escolher o aspirador de pó ideal para sua casa?

Um bom aspirador de pó é seu melhor amigo na hora da faxina. Escolha o modelo ideal para você.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

1 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

A poeira é um dos maiores inimigos na hora de manter a casa limpa. Mesmo a vassoura tradicional nem sempre é poderosa o suficiente para tirar todo o resquício de pó que acaba se acumulando no chão ao longo do tempo. Nessas horas, um aspirador de pó confiável pode ser seu maior amigo.

Na hora de escolher o modelo de aspirador para levar para casa, é importante entender quais as suas necessidades, de quais funcionalidades você não abre mão e qual tipo de piso você terá que limpar, entre outros detalhes.

Provavelmente você não irá encontrar um único modelo que correspondam a todas as suas expectativas, mas com as nossas dicas e alguma pesquisa, você encontrará aquele perfeito para sua casa e seu bolso.

Tipos de aspirador de pó

No mercado é possível encontrar uma boa variedade de tipos de aspirador, cada um com as suas vantagens e desvantagens. A escolha de qual tipo você levará para a sua casa é bastante pessoal, já que dependerá da intensidade do uso que você pretende fazer do aparelho e também de qual o seu orçamento.

Conheça alguns dos modelos mais comuns do mercado:

Aspirador vertical

Aspirador Vertical

Por serem compridos e finos, esses modelos são muito práticos e ocupam pouco espaço (sendo chamados até de vassouras elétricas por algumas pessoas). Eles são ideais para quem tem pouco espaço de armazenamento, ou para quem quer ter um aspirador compacto sempre à mão. Devido a essas característica, costuma ser também um dos modelos mais em conta no mercado.

Pontos positivos:

  • mais barato
  • fica numa posição vertical, fácil de usar
  • fáceis de guardar
  • vem com diferentes acessórios

Pontos negativos:

  • podem ser mais barulhentos que outros modelos (varia de marca para marca)
  • não são ideias para carpete

Aspirador tradicional

É aquele modelo com uma pequena base com rodinhas, onde fica o motor e o recipiente para a sujeira, e uma mangueira para sugar o pó do ambiente. Por ficar apoiado no chão, é ótimo para quem não quer se preocupar com o peso do aparelho. Sua potência de sucção costuma ser melhor, mas também são mais caros.

Pontos positivos:

  • bons para limpar carpetes
  • peso não atrapalha

Pontos negativos:

  • exigem espaço, tanto para guardar quanto para usar
  • são mais caros

Aspirador de mão

Os aspiradores de mão tem a vantagem de ser mega compactos e fácil de transportar. Não são feitos para limpar os cômodos de uma casa, mas são uma ótima ajuda a limpeza de estofados, carros e outros pequenos espaços.

Pontos positivos:

  • leves e práticos
  • ótimos para estofados
  • baratos

Pontos negativos:

  • não substituem um aspirador completo

Aspirador de líquido

Os aspiradores de pó e água são, como o nome indica, capazes de limpar o ambiente tanto de resquícios sólidos quanto de restos de líquidos, desde que não sejam líquidos inflamáveis. São muito práticos para a limpeza de tapetes e carpetes.

Pontos positivos:

  • são capazes de aspirar líquidos não inflamáveis
  • não são tão caros

Pontos negativos:

  • costumam ser bem pesados

Robô aspirador de pó

Esses pequenos e simpáticos robôs possuem uma programação específica para ajudar na limpeza de sua residência. Com funcionamento autônomo, basta ligar o aparelho e ele começara a se mover e limpar o ambiente. Alguns modelos mais avançados ainda podem ser programados para funcionar em horários específicos e voltam sozinhos para suas bases para recarregar.

Pontos positivos:

  • traz praticidade na limpeza
  • pode ser programado para funcionar em determinados horários
  • ótimo para quem tem animais de estimação

Pontos negativos:

  • preço alto
  • não substitui limpeza pesada
  • não limpa líquidos

Filtros e sacos para aspirador de pó

Outro fator de importância ao considerar a compra de um novo aspirador de pó é qual tipo de filtro você irá usar, assim como qual tipo de compartimento para acúmulo de pó você prefere. Alguns modelos vem com filtros e sacos descartáveis, enquanto outros têm um filtro que pode ser limpo e nenhum saco para o acúmulo da sujeira, o que significa que o aparelho precisa ser esvaziado e limpo de tempos em tempos.

Não existe uma resposta correta para qual tipo é melhor, mas é possível pensar em qual está mais de acordo com o seu estilo de vida. A vantagem dos filtros e sacos descartáveis é que você não precisará limpar os recipientes e provavelmente fará também menos sujeira, mas em compensação terá que arcar com os gastos de comprar novos equipamentos de tempos em tempos.

Com os filtros que podem ser limpos, assim como recipientes para pó que podem ser reutilizados, você economiza naquela graninha mensal. Apesar de ter que gastar um tempo fazendo essa limpeza, a ação não é tão caótica e é, na verdade, bem simples de ser feita.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Robô aspirador sem fio na base de carregamento / Foto: Pexels

Modelos com e sem fio

Outra opção entre os diferentes modelos de aspirador de pó é decidir entre um modelo com fio ou um modelo sem fio. Um aspirador de fio parece uma tentação, mas é bom lembrar que, por ser movido a bateria, ele não durará tanto tempo funcionando quanto um aspirador que fica ligado diretamente à tomada.

Isso significa principalmente que você terá que pesar o tipo de uso que você dará ao seu aparelho. Se sua casa for grande, o aspirador sem fio pode não dar conta de fazer toda a limpeza que você precisa com um único carregamento. E esperar o aparelho ficar pronto para aquele “segundo round” pode não ser muito prático no dia a dia.

No entanto, se sua casa for pequena, ou se você tiver vários móveis “pelo caminho”, um modelo de aspirador de pó sem fio deixará o momento de limpeza bem mais prático, evitando que você precise se desvencilhar de obstáculos ou trocar o aspirador de tomada de tempos em tempos.

Tapetes e carpetes

Se você tem tapetes ou carpetes em casa é preciso prestar bastante atenção em qual modelo de aspirador você irá comprar. Isso porque modelos mais simples podem não ter potência suficiente para tirar as impurezas que ficam presas nos fios.

Na hora de comprar, verifique a potência do modelo que você deseja e confira também as opiniões de outros usuários. Um bom lugar para trocar sugestões de produtos é o Fórum do Promobit , espaço para os membros da nossa comunidade trocaram opiniões.

Marcas mais populares

Separamos algumas das marcas mais famosas de aspirador de pó para você conhecer.

Aspirador de pó Electrolux

A Electrolux já é uma marca bastante conhecida no mercado brasileiro. De origem sueca, a empresa está no Brasil desde 1926, oferecendo diversas opções de eletrodomésticos de qualidade.

Para a limpeza, a empresa traz aos consumidores modelos bastante variados de aspiradores de pó, assim como preços que cabem em diferentes bolsos.

Aspirador de pó Philco

A empresa norte americana tem uma seleção bastante interessante de aspiradores de pó disponíveis no mercado brasileiro, desde os de formato vertical e tradicionais até os portáteis.

Aspirador de pó Black & Decker

A Black & Decker é bastante conhecida pelas suas ferramentas, como furadeiras, mas a marca também oferece eletrodomésticos bastante vantajosos em preços e especificações. Os aspiradores de pó estão na lista também e os consumidores poderão encontrar bastante praticidade nos modelos da marca.

Aspirador de pó Britânia

A Britânia já é presente em muitas cozinhas, ajudando a vida dos consumidores na hora de preparar os melhores pratos. Os aspiradores de pó vem para ajudar também na hora de deixar tudo o mais limpo possível. Fundada em Curitiba, a marca é responsável por alguns dos melhores modelos do mercado.


O lugar perfeito para economizar de verdade na hora de comprar é o Promobit! Acompanhe as melhores promoções de aspirador de pó e promoções de robôs aspiradores de pó, além de promoções de aspirador de pó vertical

. Nós também separamos os melhores cupons de desconto Americanas

.

Ficamos ligados ainda em grandes eventos de desconto, como a

Black Friday

.