Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

Chromecast original: como identificar falsificações e não comprar gato por lebre?

Lado a lado, algumas cópias do Chormecast são bem parecidas, porém com olhar mais atento é possível distinguir um modelo original.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

29 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O Chromecast é um aparelho coringa, capaz de dar uma vida extra para aquela TV antiga que ainda possui lenha pra queimar, mas não possui conexão com a interna. Com ele é possível aproveitar o Youtube e todos os serviços de streaming instalados em seu smartphone diretamente na tela maior da TV ou monitor. Entretanto, existem muitas cópias, falsificações e modelos alternativos e não oficiais que apesar de parecidos, não possuem a mesma qualidade. Para saber identificar um Chromecast original e não ter dores de cabeça no pós-compra, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a distinguir a versão original do Google de aparelhos piratas. 

Os tipos de Chromecast

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Controle remoto é uma das novidades do Chromecast 4

Embora já estivesse na quarta versão, atualmente é mais fácil encontrar o Chromecast 3 e 4 e eles são bastante diferentes entre eles. Enquanto o Chromecast 3 é meramente um dispositivo com função de espelhar na tela da TV ou monitor a tela de um dispositivo móvel, o Chromecast 4 já possui uma outro proposta, semelhante ao Fire TV Stick da Amazon, com um sistema operacional próprio, no caso do Chromecast 4 o Google TV, possibilidade instalar aplicativos para consumidor conteúdos audiovisuais e até games. 

Por serem diferentes, saber as características de cada um ajuda a descobrir possíveis indicativos de falsificação. Confira algumas dicas que podem apontar uma réplica de Chromecast.  

Embalagem pode até ser parecida, mas sem a mesma qualidade

Existem diferentes níveis de falsificações de Chromecast, sendo algumas menos caprichadas e que são facilmente perceptíveis, porém também não é difícil de encontrar réplicas bastante caprichadas e complexas de diferenciar, mas a chave está nos detalhes. A começar pela embalagem, mesmo as mais parecidas com a original, os falsificadores não são capazes de reproduzir as imagens e ilustrações presentes na embalagem com a mesma qualidade de impressão que a original do aparelho do Google. Portanto, fique atento ao material da embalagem e a qualidade das impressões. 

Atente as funcionalidades e aos detalhes de design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Chromecast original possui design mais caprichado

Já falamos mais acima sobre a diferença entre as gerações do Chromecast e por mais bizarro que pareça, algumas réplicas possuem funcionalidades que não estão presentes no produto original. Algumas réplicas do Chromecast 3 e até do anterior Chromecast 2, ao serem usados pela primeira vez são configuradas em aplicativos que não são oficiais do Google, o aplicativo a ser usado nas versões oficiais é o Google Home. 

Outro aspecto que pode variar é o funcionamento da réplica, existem falsificações do Chromecast 3 com sistema operacional próprio e uma interface que inexiste na versão original. Ou ainda pior, Chromecasts paralelos que até funcionam com o espelhamento do conteúdo da tela do smartphone na TV, porém impossibilitando que o smartphone seja usado para outras finalidades enquanto apenas o aplicativo selecionado é transmitido na TV, como por exemplo a Netflix ser transmitida na TV via Chromecast enquanto você pode ver apenas na tela do smartphone outros aplicativos. 

Outros detalhes pequenos no design também ajudam a identificar modelos alternativos, como a extremidade da conexão HDMI que possui um imã que ajuda a deixar o dispositivo mais compacto ao instalado na TV  ou monitor. Chromecasts falsificados são feitos com cortes de gastos e não possuem itens tão caprichados. 

Caso o preço esteja muito barato, desconfie

Por fim, mas certamente não menos importante, saiba que não existe mágica para comprar um produto e se o produto está com preço muito mais baixo do que o habitual, algo a partir de 50% de desconto, vale ficar alerta se a loja que vende o produto é confiável, pois a probabilidade de ser uma réplica ou um produto não oficial cresce consideravelmente. 

Inclusive, o lugar para ter certeza de que está diante de uma oferta verdadeira é aqui no Promobit. Nossa comunidade compartilha diariamente milhares de promoções que passam por um rigoroso critério de verificação antes de serem disponibilizadas em nossa plataforma. Então para não perder nenhuma oferta de verdade de todo o tipo de produtos, inclusive Chromecast, fique atento ao Promobit. 


Precisando de uma TV nova? então confira as ofertas de TV aqui no Promobit e economize ainda mais em suas compras.