Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

CES 2023: o que de melhor aconteceu na feira de tecnologia

Confira algumas das principais tecnologias apresentadas em uma das maiores feiras de tecnologia do mundo

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

11 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Entre os dias 05 e 08 de janeiro de 2023 aconteceu a Consumer Electronics Show 2023 (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Esta é uma das principais feiras de tecnologias do mundo e reúne grandes marcas de diversos segmentos para apresentar as principais inovações do mercado. As fabricantes aproveitam o evento para expor ao mundo as primeiras versões de tecnologias que podem chegar para os consumidores durante o decorrer do ano. Teve lançamento para smart TVs, notebooks, novidades para o público gamer e muito mais. Confira alguns dos principais destaques da CES 2023.

13ª geração de processadores Intel para notebooks

Anúncio da 13ª geração de processadores Intel para desktop

A Intel já havia anunciado a sua 13ª geração de processadores da linha Raptor Lake  em setembro de 2022 somente para desktop. A empresa aproveitou a CES 2023 para anunciar a nova geração do Intel Core i9 também para notebooks. Um dos grandes destaques do novo Intel Core i9-13950HX é o aumento de performance em até 49% em relação ao seu antecessor. O foco principal dos processadores são a criação de conteúdo, edição profissional de fotos e vídeos e desenvolvimento de games.

Os processadores Raptor Lake se dividem em 4 linhas: O U-series é indicado para notebooks leves e finos; o P-Series são para notebook com capacidade de performance mediana; o H-Series chega para agradar um público entusiasta, com desempenho mais poderoso  em processadores com até 45W de potência; o HX  traz o que a fabricante tem de mais poderoso para atingir o máximo possível de performance, inclusive, esta linha fechou 2022 com os processadores mais rápidos do mercado, com overclock de até 5.6GHz.

Novos notebooks Dell Alienware

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A CES 2023 contou com o anúncio de grandes fabricantes de seus modelos de notebooks para 2023, que inclusive podem utilizar os novos processadores Intel. A Dell anunciou 6 novos modelos da subsidiária Alienware, focados no público gamer. O grande destaque fica por conta do m16 e m18, com tela de 16 e 18 polegadas respectivamente, e são os notebooks mais poderosos já lançados pela empresa. Os produtos chegam ao mercado com as versões mais recentes de placas de vídeo da NVIDIA ou da AMD, especificação que fica a cargo do consumidor escolher a que mais agrada. Outros destaques dos modelos são o Elemento 31 na GPU e CPU, um metal líquido de gálio capaz de oferecer temperaturas menores e uma câmara de vapor para aumentar em 35% a capacidade térmica. Além disso, as novas versões possuem até 9 TB de armazenamento interno.

A Dell ainda lançou durante a CES 2023 os notebooks Alienware X14, X16, G15 e G16 com especificações técnicas poderosas para quem procura por muita performance, tanto para jogos, quanto para outras atividades que necessitem de alto desempenho.

Alienware lança primeiro monitor gamer de 500Hz do mercado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Monitor Dell AW2524H

As novidades da Alienware não ficaram só por conta dos notebooks. A empresa também lançou o primeiro monitor gamer com taxa de atualização de 500Hz do mercado. O AW2524H possui 24,5 polegadas, resolução Full HD e taxa de resposta de 0,5ms.

Acer também apresentou novos produtos

Anúncio do Acer Nitro 16 e Nitro 17

Outra marca que fez anúncios empolgantes de novos produtos durante a CES 2023 foi a Acer. A fabricante lançou notebooks com diversas configurações e focados em atender as necessidades de diferentes públicos. Entre os modelos anunciados para o próximo ano estão o Acer Swift Go, desenvolvidos para ter tamanho compacto e peso reduzido; o Acer Predator Helios indicado para o público gamer que gosta de telas maiores e as opções disponíveis são de 16 e 18 polegadas, sendo esse o primeiro notebook com 18” lançados pela fabricante.

Para quem procura um notebook gamer mais acessível, a Acer vai lançar o Nitro 16 e Nitro 17 com processadores Intel Core da 13ª geração e GPU Nvidia GeForce RTX 40. O Acer Swift 14 será uma boa opção para quem quer muita autonomia de bateria, já que segundo a fabricante, o modelo traz o selo Intel Evo com autonomia de até 9,5 horas de duração. O Acer Swift X 14  é mais um dos lançamentos com configurações poderosas como processador Intel Core H-series de 13ª geração, 16 GB de RAM e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 4050. Fechando os notebooks anunciados estão o Acer Aspire 5 e Aspire 3 com especificações um pouco mais modestas, focadas em entregar dispositivos mais acessíveis para o público.

Além dos notebooks Acer

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Acer Predator X45

Além dos notebooks, a Acer também lançou o PC all-in-one Acer Aspire S Series que deve chegar ao mercado com opções de tamanho de 32 e 27 polegadas. A empresa também trouxe novidades para o Chromebox. O Acer Chromebox CXI5 é compacto e possui sistema operacional ChromeOS. Já o Chromebox Enterprise CXI5 possui Chrome Enterprise Upgrade para melhorias de funcionamento para empresas.

Para finalizar as grandes novidades da Acer na CES 2023, temos os monitores Predator X45 e o Predator X27U. Os dois modelos possuem display OLED, dois alto-falantes de 5 watts integrados e taxa de atualização de 240 Hz. O Predator X45 é curvo e possui tamanho de 45 polegadas, já o  Predator X27U tem tamanho de 27 polegadas. Nenhum dos lançamentos da Acer ainda tem previsão para chegar ao Brasil.

Notebook Asus com tela OLED 3D que não precisam de óculos

Anúncio do ProArt Studiobook 16 3D OLED

A Asus fez uma série de lançamentos, incluindo 7 notebooks, mini PCs, além de novos softwares focados nos criadores de conteúdos. Mas o grande destaque é o Spatial Vision, tecnologia pioneira no mercado que permite visualizar imagens 3D em telas OLED sem que haja a necessidade da utilização de óculos. O seu funcionamento conta com lentes especiais e rastreamento da posição dos olhos na tela para conseguir gerar as imagens tridimensionais.

Os modelos da fabricante que já contam com esta tecnologia são o ProArt Studiobook 16 3D OLED e o ASUS Vivobook Pro 16X 3D OLED. O lançamento está previsto para o segundo semestre do ano, mas sem previsão de chegada aqui no Brasil.

SmartThings Station: controle de casa conectada da Samsung

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
SmartThings Station

A Samsung também marcou presença na CES 2023 com diversos lançamentos e um dos mais interessantes é o SmartThings Station. O dispositivo funciona como hub central para se conectar a outros dispositivos e controlar sua casa inteligente. Com um formato bem compacto, com apenas um botão é possível ligar todos os aparelhos conectados em uma mesma rede Wifi, por exemplo.

A configuração é feita através de aplicativo para smartphone e o usuário pode personalizar as rotinas de acordo com suas necessidades. Por exemplo, com apenas um toque pode acionar um comando para acender as luzes, fechar as cortinas ou colocar outros aparelhos inteligentes para funcionar em diferentes cômodos. As opções de personalização são ainda mais variadas com a possibilidade de organizar diferentes modos de funcionamento com um toque no hub com três intensidades: curto, longo e duplo. Além disso, o SmartThings Stations também consegue funcionar como um carregador por indução com capacidade de até 15 W.

O dispositivo só está disponível para Estados Unidos e Coréia por enquanto e ainda não há previsão para chegada em solo brasileiro.

SmartThings Home Monitor e SmartThings Pet Care

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
SmartThings Home Monitor

E se você possui muitos dispositivos inteligentes conectados em casa, o SmartThings Station pode potencializar ainda mais a vigilância da sua casa e do seu pet quando não estiver por perto. O SmartThings Home Monitor permite a vigilância de todo o ambiente e quando há alguma coisa fora do normal como detecção de fumaça, de movimento ou até mesmo se uma porta for aberta, o usuário recebe uma notificação.  

Para quem tem bichinhos em casa e fica aflito em deixá-los sozinho, o modo SmartThings Pet Care permite configurar as luzes ou ligar a Smart TV para os pets. Mas lembrando que muitas dessas configurações só são possíveis se tiver aparelhos inteligentes conectados.

Project Leonardo: controle de PS5 para portadores de dificuldades motoras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Project Leonardo para PS5 da Sony

Visando tornar os jogos cada vez mais acessíveis, a Sony lançou durante sua passagem pela CES 2023 o Project Leonardo. O dispositivo conta com um kit de controle personalizável que permite que jogadores portadores de deficiências motoras possam jogar com mais conforto por períodos mais longos.

Desenvolvido por meio de parceria com organizações e especialistas em acessibilidade, o kit vem com uma variedade de peças de vários tamanhos que podem ser integradas ao controle do PS5 para criar diferentes layouts de controle e encontrar aquela que melhor atende às limitações de cada usuário.

O Project Leonardo ainda não tem uma data oficial de lançamento divulgada.

Smart TV com tela OLED transparente da LG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Anúncio da LG OLED T na CES 2023

A LG também trouxe bastante novidades na CES 2023 e uma das mais empolgantes é a LG OLED T. Mesmo ainda sendo apenas um protótipo sem data definida para chegar ao mercado, a TV é uma grande aposta do que poderemos ver nas casas do futuro. Imagine ter uma TV com tela transparente? 

A LG OLED T possui uma tecnologia que permite por meio de pixels transparentes que a tela “suma” para dar destaque ao que está por trás. Quando o usuário quiser utilizar a TV, basta ativá-la para aproveitar todo o conforto da tela OLED para consumir seus conteúdos favoritos. Quando não estiver sendo utilizada é possível configurar a exibição de obras de arte e outras animações de tela para serem exibidos ou que a tela simplesmente “desapareça”. É um excelente recurso para integrar a decoração de ambientes ou para deixar em frente a um local com vista sem que a estrutura da TV atrapalhe a paisagem quando não estiver sendo utilizada.

Por enquanto as telas transparentes não têm previsão de chegada aos consumidores, mas não devem estar muito longe de estar disponíveis para compras, já que não é a primeira vez que este conceito aparece em feiras de tecnologia. 

Refrigerador que muda de cor da LG

Refrigerador MoodUp da LG na CES 2023

Imagine ter um refrigerador que permite mudar as cores de acordo com o seu humor do dia ou para deixar sua cozinha cada dia de um jeito diferente? Parece papo de filme, não é mesmo? Mas esse é o conceito da MoodUp da LG. O refrigerador vem com 4 portas, sendo três telas LED gigantes personalizáveis.

Todas as configurações são feitas por meio do aplicativo ThinQ disponível para smartphones. Segundo a empresa é possível fazer até 1.800 combinações diferentes. E caso não queira sua geladeira sempre colorida, é possível desligar as luzes LED para que fique mais parecido com um eletrodoméstico comum.

O refrigerador MoodUp ainda não tem data de lançamento, locais onde estará disponível para venda e nem preço oficial divulgado, mas é muito provável que seja direcionado para o mercado de luxo. 

Muitas outras novidades

A CES 2023 trouxe muitas tecnologias inovadoras que prometem mudar a experiência do público em diversos segmentos. A Panasonic por exemplo anunciou duas novas câmeras mirrorless da LUMIX para este ano. A LUMIX S5II e S5IIX são as primeiras a utilizar o foco automático de Detecção de Fase (PDAF). A empresa também anunciou a nova lente LUMIX S 14-28mm F4-5.6 MACRO, que promete funcionamento silencioso e suave sem deixar de lado a alta velocidade e precisão. Além disso, a empresa divulgou novas metas de sustentabilidade para o mundo todo e lançamentos de produtos para a categoria de linha branca e cuidados pessoais no Brasil ao longo do ano.

Aqui trouxemos apenas algumas das possibilidades de novas tecnologias que podem (ou não) chegar ao mercado durante o ano e que foram apresentadas ao público durante a CES 2023. Resta agora torcer e esperar para ver tudo isso por aqui no Brasil.


 Confira as melhores promoções em eletrônicos, áudio e vídeo aqui no Promobit. Fique de olho também nos cupons de desconto para deixar suas compras ainda mais baratas.