Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Notícias

CES 2021: o que de melhor aconteceu na feira de tecnologia?

De telas que enrolam a máquina de fazer batom, confira os anúncios mais incríveis e curiosos da CES 2021

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

16 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Realizada tradicionalmente na cidade de Las Vegas durante o mês de janeiro, a CES (Consumer Electronics Show), principal feira de tecnologia de consumo do mundo teve que se adaptar ao cenário atual e aconteceu de forma remota. Isso não impediu que as fabricantes anunciassem futuros produtos e alguns conceitos que podem nem chegar ao mercado, mas nortear a criação de novos aparelhos. Confira o que de melhor aconteceu na CES 2021.  

Notebook com tela dupla e monitores para videoconferência

Entre as novidades em notebooks, a Asus apresentou novos modelos com tela dupla, os novos dispositivos DUO da linha Zenbook: o Zenbook Pro Duo 15 Oled com tela Oled e 15 polegadas e o Zebook Duo 14, ambos com o screenpad que na verdade é uma segunda tela para o notebook e que agora fica localizado entre o teclado e a tela principal. Segundo a Asus o screenpad aumenta a produtividade já que possui suporte a programas como Photoshop, Lightroom e After Effects.

Enquanto o Zenbook Duo 14 visa portabilidade com apenas 1,6 mm de espessura e pesando 1,6 KG o Zenbook Pro Duo 15 OLED é a opção mais parruda, equipado com Core i9, GPU Nvidia GeForce RTX 3070. Os dois notebooks da Asus não possuem previsão de chegada o Brasil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Nova linha LG Gram

A família GRAM de notebooks da LG também ganhou novos integrantes durante a CES 2021. Os modelos são LG Gram 14, 16,17 e os modelos 2 em 1, 14 e 16. Todos tiverem visual reformulado, possuem tela IPS no aspecto 16:10 e resolução Full HD, processadores de 11° geração e podem ter memória RAM entre 8GB e 16GB.

Ainda na CES 2021 a LG apresentou seu primeiro modelo de monitor com tela OLED e resolução 4K, trata-se do LG UltraFine OLED Pro, modelo de 31,5 polegadas e focado em profissionais de atividades visuais como fotográficos, editores de vídeos e animadores gráficos. 

Por falar em monitor, a Dell também apresentou monitores com propostas específicas durante a feira. Destaque para o  Dell Video Conferencing Monitor, modelo pensado para chamadas de vídeo, equipado com câmera retrátil de 5 mp e microfone com cancelamento de ruído. A empresa ainda lançou o  Dell UltraSharp U4021QW, primeiro monitor do mundo com resolução 5K e tela curva de 178 graus. 

Notebooks gamers e máscara gamer

Começando pelos anúncios menos inusitados, a Lenovo apresentou os novos notebooks da sua linha Gamer Legion. Os notebooks Legion de nova geração contam com os novos processadores AMD, melhorias na circulação interna de ar e são equipados com SSD M.2 NVMe PCIe que aumenta a velocidade de leitura e escrita, além de carregar os jogos mais rápido. Os modelos são Lenovo Legion 7, Lenovo Legion 5 Pro e Lenovo Legion Slim .

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Zenbook duo OLED 15

Além dos modelos Duo, a Asus também apresentou o protótipo de notebook gamer híbrido, o ROG Flow X13 que possui uma dobradiça que permite que a tela gire em 360 graus. Para um notebook gamer as configurações são simples, como a GPU GTX 1650, porém a Asus disponibiliza como “acessório” vendido à parte, o gabinete externo XG Mobile com a GPU RTX 3080. O conceito é poder ter um desempenho mais simples e mais portabilidade e nos momentos de maior demanda usar a GPU externa. 

As máscaras devem continuar a fazer parte de nossas rotinas por mais algum tempo e como os produtos gamers estão permeando mais categorias a cada dia, a Razer apresentou durante a CES 2021 sua máscara N95 gamer, com fatores extras como respirador N95 com eficiência na filtragem das partículas do ar de até 95% e todos os clichês relacionados aos produtos para fãs de jogos eletrônicos. Os ventiladores da máscara possuem  LEDs RGB e a máscara apresenta design futurista. 

TVs com tela transparente e com inteligência cognitiva

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os anúncios sobre TVs na CES 2021 sempre reservam boas novidades e neste ano não foi diferente. Começando pela Panasonic que mostrou para o público sua nova TV OLED JZ2000 com foco em uma melhor experiência junto aos novos consoles. Disponível em versões de 55 e 65 polegadas a JZ2000 apresenta taxa de atualização variável, HDMI 2.1 e alta taxa de quadros. Segundo a Panasonic, seu grande trunfo é o processador HCX Pro AI que faz a análise dos conteúdos em tempo real e otimiza as imagens e áudio baseando em uma biblioteca de conteúdo já assimilado. 

As atuais TVs da LG já encontram-se entre as melhores opções para os consoles, logo a empresa decidiu divulgar suas novas tecnologias de tela para televisores. Entre elas está o protótipo de TV OLED com tela translúcida. O aparelho que ainda é bastante conceitual apresenta transparências de tela de até 40% e conta com alto-falantes acoplados à moldura. 

A Sony também destacou a capacidade dos processadores de suas novas TVs, que possuem o que a fabricante chamou de inteligência cognitiva. De acordo com a Sony, as novas TVs com resolução 4K e 8K da linha XR são capazes de analisar os elementos de uma imagem como brilho, cores e contraste e aperfeiçoá-los pensando no resultado total da imagem, não individualmente como acontece nas inteligências artificiais.

Telas que enrolam e desenrolam

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Smartphones não costumam roubar a cena durante a CES, mas em 2021 alguns conceitos apresentados chamaram a atenção, embora ainda pareçam longe de ganhar as lojas físicas e online. Embora não seja conhecida no Brasil por seus aparelhos, a TCL é forte no mercado de smartphones e preparou para a sua apresentação durante a feira um smartphone com tela expansiva. A tecnologia chamada de AMOLED Rollable Display permite que a tela aumente de 6,7 para 7,8 polegadas. 

Ainda não é possível saber se a tecnologia vai vingar, mas a LG também está investindo em telas roláveis ou enroláveis para dispositivos mobile. Tanto que durante a apresentação da fabricante coreana a marca exibiu o LG Rollable, conceito de aparelho com tela que desenrola-se para aumentar suas dimensões. Rolando ou desenrolando a tela, o fato é que as duas marcas apresentaram apenas conceitos sem previsão de lançamento oficial até o momento. 

Outras novidades

Uma das maiores preocupações de quem tem um bichinho é que ele fuja e não seja mais possível encontrá-lo, mas se depender da TCL essa ânsia pode ficar menor, já que a fabricante chinesa também mostrou durante a CES o TCL MoveTrack, um rastreador de animais de estimação que notifica o usuário quando o Pet sai de uma área delimitada. As vendas do produto no mercado internacional começam em fevereiro. 

O robô aspirador caiu nas graças de muita gente em 2020, mas a Samsung pretende elevar o nível da brincadeira  nos próximos anos com o Bot Handy, um robô com braço robótico e que através de inteligência artificial reconhece objetos e consegue guardá-los. No exemplo apresentado o robô da Samsung colocou louça suja na máquina de lavar. Apresentado como conceito, o robô está longe de ser lançado como produto, mas já desperta a simpatia por cuidar da louça suja. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Máquina de fazer batom da Yves Saint Laurent

Por fim, mas não menos importante, a grife francesa Yves Saint Laurent pretende que você crie suas próprias cores de batom e apresentou o Rouge Sur Mesure, um aparelho que comporta cápsulas de tonalidades de batom para criar suas cores de batom sob medida. As cores podem ser criadas a partir de misturas dos tons vermelho, laranja, nude e rosa. O aparelho conta ainda com aplicativo que identifica a cor da roupa que vai usar para produzir a tonalidade mais próxima entre as milhares de combinações possíveis. O produto já está em pré-venda no mercado internacional por U$299.


As melhores promoções de TV estão no Promobit. Sua nova TV 4K pode ficar ainda mais barata com cupom Submarino ou cupom Americanas.