Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Promobit Explica

Câmera DSLR, de ação ou instantânea: qual escolher para viagens?

Os três tipos de câmeras possuem características distintas e a escolha entre elas vai depender de quais são seus planos para viagem.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Viagens são momentos bastante aguardados pois são durante elas que descansamos a mente, conhecemos lugares, revisamos locais em que tivemos boas experiências anteriormente e vivenciamos novas, além de se divertir, claro. Com tantas possibilidades, nada mais natural do que querer registrar esses momentos e muita gente busca uma câmera nova para isso, mas não sabe qual escolher. 

Claro que atualmente os smartphones já contam com ótimas câmeras para fotos e vídeos de qualidade na maioria das situações, mas por ser um aparelho usado também para muitas outras coisas e por não ter uma anatomia confortável  para um dia todo sendo usado como câmera, ou simplesmente porque existem os entusiastas que preferem usar uma câmera dedicada, é comum a dúvida sobre qual câmera escolher e a resposta principal que posso antecipar é: depende do seu tipo de viagem. 

Confira em quais situações optar entre a câmera convencional, câmera de ação ou câmera instantânea. 

Viagens com aventura? Câmera de ação

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Seja para registrar uma escalada, rapel, trilha, passeio de bug ou um mergulho, nada melhor do que uma câmera de ação que esteja preparada para qualquer eventualidade já que possui estabilização óptica de imagem, além de serem muito pequenas e portáteis, quase sem ocupar espaço na sua bagagem. Boas câmeras de ação também possuem corpo resistente a algumas quedas e atritos enquanto outras podem fazer vídeos e fotos embaixo d’água ao utilizar o case de proteção à prova d’água. Alguns modelos são capazes de gravar em 4K e 30 FPS. 

Porém a prioridade aqui não é fidelidade de imagem em fotos e vídeos, mas sim captar o maior campo de imagem possível, pois não há tempo para engradamentos complexos ou coisas do tipo quando se está embaixo de uma cachoeira ou passeando de asa delta, então os ângulos abertos que podem passar de 145° certamente vão destorcer pessoas e paisagens ao fazer fotografias. Se pretende se aventurar nas férias e quer chegar em casa e ter certeza que conseguir registrar tais momentos sem imagens tremidas a câmera de ação é a sua escolha. 

Registro de paisagens, da arquitetura e retratos : câmera DSLR ou power shot

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pensando em outras possibilidades de registrar suas férias e viagens, temos as câmeras convencionais que podem ser DSLR (que permite trocar as lentes) ou câmeras compactas de lente fixa. Essas câmeras são os que oferecem mais possibilidades de configurações para seus registros, desde modo automático em que basta apenas enquadrar e clicar, a modos para diferentes situações como paisagem e até o modo manual para entusiastas em fotografia que preferem personalizar todas as configurações. 

De retratos seus e de outras pessoas que estejam contigo à fotos de locais, as câmeras dedicadas são para quem prioriza a qualidade dos registros, mas não submete a câmera a situações extremas como as exemplificadas para uma câmera de ação. Por fim, a versatilidade das DSLRs, caso possua diferentes lentes, é ainda maior. 

Câmera instantânea: vale a pena pela estética, nostalgia e fator social.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As câmeras instantâneas também são excelentes opções para retratos, mas por diferentes motivos, o primeiro deles devido ao enquadramento mais estreito, mas principalmente pela estética nostálgica e pela possibilidade de compartilhar no ato suas fotos impressas com outras pessoas. 

De fato, as lentes instantâneas não são as que apresentam as melhor qualidade, nem são as mais resistentes, porém compartilhar uma foto física e impressa é algo capaz de criar ou estreitar laços com outras pessoas, além de ter um registro para você que pode compor a decoração com um painel de fotos. 

Não espere fotos melhores que de smartphones atuais, mesmo os mais básicos, porém a singularidade nas imagens das instantâneas aliado do fato de suas fotografias serem impressas no momento é que são o grande charme. Logo a câmera instantânea funciona melhor como câmera secundária em uma viagem caso possua um celular com boa câmera. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de drones e pode economizar ainda mais em suas compras com cupom Aliexpress.