Promobit
Comparativos

Cadeira gamer para escritório: tendência ou exagero?

Cadeira gamer é realmente uma boa opção para seu Home Office ou ela é um substituto pouco vantagem para a tradicional cadeira de escritório? Respondemos essa dúvida neste artigo.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

5 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A cada dia o Home Office tem se tornado uma opção mais presente para grande parte dos trabalhadores e estudantes brasileiros. Esse novo movimento de ficar mais tempo em casa, em qualquer atividade, mas principalmente em frente ao computador, tem feito muitas pessoas se perguntarem se a fama da cadeira gamer faz com que ela seja um investimento que realmente vale a pena ou se é apenas um item caro com boa fama, mas poucas vantagens.

Os defensores das cadeiras gamers costumam apontar o grande conforto e design dos modelos, assim como seus diversos ajustes de ergonomia, enquanto o outro lado aponta os preços altos e afirma que é possível gastar menos em cadeiras tradicionais pelo mesmo conforto. Será que algum desses lados está certo?

Vamos tentar encontrar essa resposta no texto de hoje.

Cadeiras gamers: o que elas têm de especial?

Será que as cadeiras gamers são realmente especiais e essenciais para um escritório? A verdade é que esses acessórios são uma linha voltada para um público específico e não irão agradar ou ser interessantes para todos os consumidores. Mas existem sim vantagens nos modelos que podem ser muito bem aproveitadas.

Pense em uma câmera fotográfica profissional. Enquanto algumas pessoas estão mais do que satisfeitas tirando fotos e selfies com a câmera do celular, outras pessoas podem procurar a versatilidade e configurações mais robustas de uma Canon ou uma GoPro.

Em quais situações uma cadeira gamer pode ser um bom investimento?

De forma sucinta, cadeiras gamers, mais do que serem vantajosas para gamers, são ótimos investimentos para qualquer pessoa que passe muito tempo em frente ao computador. E esse já é um grupo bem grande de consumidores.

Isso acontece porque, além do visual chamativo, a construção dessas cadeiras é feita para apoiar o usuário em uma postura ereta e correta, sem forçar os músculos das costas. Com uma ergonomia preparada para isso, o formato da cadeira consegue fazer com que sua coluna fique saudável e que você consiga permanecer sentado em uma posição correta por mais tempo.

E quando ela não é vantajosa?

Se você não costuma ficar tanto tempo em frente ao computador, a cadeira gamer não é uma aquisição que apresente um bom custo-benefício para você. Você com certeza conseguirá opções melhores e mais baratas em outros modelos de cadeira de escritório.

Se você também consegue manter uma boa postura independentemente da cadeira que utiliza, também não verá muitas vantagens em modelos gamers. Isso porque manter uma postura correta também é questão de prática e treino.

Vantagens reais de uma cadeira gamer

Separamos alguns dos elementos que realmente podem ser encontrados nas cadeiras gamers que são verdadeiros pontos positivos.

Cadeiras Robustas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O design chamativo das cadeiras pode ser considerado uma desvantagem por alguns compradores, mas por trás das cores fortes e tamanho largo, está a presença de uma cadeira de construção firme e robusta.

O encosto alto (bem mais alto do que cadeiras padrão de escritório) tem uma razão para existir: ele ajuda o usuário a apoiar toda a superfície das costas para se manter ereto, fazendo com que os músculos que envolvem a coluna não façam esforços desnecessários. 

As cadeiras gamers também contam com um encosto levemente ondulado, que tem como propósito se encaixar melhor na coluna, ao contrário do encosto totalmente reto das cadeiras mais comuns.

Outro ponto que merece destaque é a densidade da espuma que reveste essas cadeiras. É verdade que espumas mais macias são mais confortáveis e a espuma dos modelos gamers costuma ser bem mais firme. Mas, por incrível que pareça, isso também tem um propósito ergonômico. Uma densidade maior consegue manter o formato correto do encosto por mais tempo, enquanto uma densidade muito mole vai fazer com que sua coluna se acomode de forma incorreta com o passar do tempo.

Confortáveis

Como são feitas para segurar o usuário de computador em uma postura correta por mais tempo, essas cadeiras também são muito confortáveis, construídas em um formato que realmente se acomoda ao corpo. Mas isso também pode fazer com que muitas pessoas estranhem a primeira vez que elas sentam em uma cadeira gamer, justamente porque estamos acostumados com o design extremamente reto das cadeiras de escritório.

Os braços das cadeiras gamers também são, em geral, colocados em posições melhores em relação ao corpo, para ajudar a manter mão, pulso e braço retos enquanto você utiliza o teclado e o mouse.

Ajustáveis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este ponto vai depender de cada modelo de cadeira gamer mas, em geral, esses produtos são extremamente ajustáveis. Além de regular a altura, muitas dessas cadeiras também permitem a regulagem da altura dos apoios de braços e até mesmo do ângulo em que eles ficam horizontalmente ao corpo.

Inclinação do assento também é um ajuste que costuma estar presente na maioria dos modelos. E, inclusive, algumas linhas que contam com a presença de apoio para o pescoço e a lombar também permitem que você ajuste a altura desses itens, para que tudo fique mais confortável e do seu gosto.

Desvantagens de uma cadeira gamer

Nada é perfeito, nem mesmo as cadeiras gamers. Existem sim algumas características que podem ser negativas e é importante que você considere todas antes de fazer sua compra.

Design pode ser exagerado para alguns

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Existem alguns modelos de cadeira gamer com um visual mais sóbrio, mas eles são mais difíceis de encontrar. Por isso, se o design dessas cadeiras bate muito de frente com o que você considera agradável, ou não combina com o ambiente, vale repensar a compra.

Não serve para todos os tamanhos e peso

Cada pessoa tem um corpo diferente e nem sempre é fácil encontrar uma cadeira que sirva para o nosso. Em geral, cadeiras gamers não são muito vantajosas para pessoas muito pequenas ou muito grandes, seja em altura ou peso.

O ideal é sempre verificar as especificações técnicas dos modelos, que apresentam com frequência peso e altura máximos que a cadeira consegue suportar e ainda funcionar corretamente.

Modelos que são apenas marketing

Ninguém aqui é ingênuo: é fácil entender que o termo gamer está crescendo mercado e que nem toda cadeira gamer é uma cadeira gamer.

Nossa sugestão para quando você for comprar sua cadeira é prestar atenção mais aos detalhes e especificações técnicos do que no nome do modelo. É importante checar densidade da espuma, ajustes e, principalmente, opiniões de outros consumidores.

Separamos alguns textos que podem ajudar você a escolher uma boa cadeira gamer:

Cadeira Gamer vs Cadeira Presidente

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Cadeiras gamers podem ser melhores sim do que as cadeiras tradicionais de escritório, mas isso não significa que elas são melhores que todas as outras. Principalmente porque mesmo as cadeiras de escritório seguem diversas linhas e possuem modelos diferentes, sendo um dos mais cobiçados o modelo Presidente.

Esses modelos também apresentam boa ergonomia, encosto mais alto e boa ajustabilidade. Então o que realmente diferencia uma cadeira Presidente de uma gamer? A resposta mais comum é: a densidade da espuma.

Em geral, modelos de cadeira Presidente não são feitos para quem utiliza a cadeira em frente ao computador por muitas horas seguidas. Por isso, sua espuma costuma ser mais macia, dando aquela sensação de ser abraçado pela cadeira ao se sentar.

Mais do que colocar um modelo contra o outro, nossa sugestão continua sendo a mesma: independentemente do tipo de cadeira, se você utiliza o computador por muitas horas (principalmente seguidas), procure um modelo com densidade maior e encosto alto, que pegue todas as suas costas e, preferencialmente, também trnha apoio para a cabeça.


Se após ler este artigo você decidiu que uma cadeira gamer é realmente uma boa opção para você, aproveite nossas ofertas de cadeiras gamers para fazer sua compra com desconto. Nossas promoções Amazon também vão ajudar você a montar o melhor escritório ou estação de jogos na sua casa, junto com cupons de desconto.