Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Artigos

Bugs de lançamento: Cyberpunk 2077 e outros games de 2020

De NPC com zíper aberto, crianças gigantes até o superaquecimento do console: relembre alguns dos bugs em games lançados em 2020.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

16 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Lançado há menos de uma semana, o tão aguardado Cyberpunk 2077 teve seu momento de glória e, pouco depois, sentiu um gostinho de fracasso. A enxurrada de comentários insatisfeitos com a baixa performance do game nos consoles base (PS4 e Xbox One) não foi pouca, tanto que acabou rendendo uma série de memes e um pedido de desculpas.

Aproveite as melhores promoções de games da internet!

Podemos dizer com segurança que esse é um dos games mais aguardados dos últimos anos. A premissa de poder explorar a distópica Night City, enfrentar todos os tipos de inimigos modificados e pilotar veículos futuristas, tudo isso acompanhado do rockstar Johnny Silver Hand, interpretado por Keanu Reeves. Dá vontade, né?

Mas a realidade de muitos gamers nos dias posteriores ao lançamento não foi bem essa, já que muitos tiveram que amargar num gameplay permeado de bugs mais leves, até falhas mais graves que comprometem toda a experiência do jogo.

Isso porque a produtora do Cyberpunk 2077, a CD Projekt, não apresentou nenhuma gameplay nos consoles base, apenas nos modelos da nova geração, PS5 e Xbox Series X e  S. Assim, a real performance do game foi omitida e o barulho dos fãs não foi pouco, tanto que a produtora foi obrigada a vir a público em um comunicado oficial pedir desculpas e oferecer um reembolso àqueles que se sentiram prejudicados.

Vale lembrar que bugs de lançamentos são completamente normais, afinal, serão milhares de pessoas testando o jogo, é esperado que novas falhas sejam encontradas. Em casos onde há muitos bugs, como o Cyberpunk 2077, as produtoras costumam lançar alguns patches (pacote de atualizações) para corrigir as falhas da primeira versão.

Os bugs de lançamento em Cyberpunk 2077

bugs de lançamento

Baixas texturas, problemas de renderização, inteligência artificial pouco inteligente, NPCs travados e sem pudor marcaram a estréia de Cyberpunk 2077, além de render uma série de memes comparando o game com o clássico da Rockstar, GTA San Andreas.

bugs de lançamento

Entre as principais reclamações estão a queda na Taxa de Quadros em momentos inesperados do jogo, texturas que podem levar até 20 segundos para carregar, perda de áudio, alteração do idioma de algumas legendas para polonês (a produtora CD Projekt é polonesa), carros voadores (um clássico), NPCs que não respeitam as leis da física, objetos que somem e cigarros flutuantes. Nenhum deles, porém, se compara ao NPC que esqueceu de fechar o zíper.

bugs de lançamento

Outro problema relatado é referente à inteligência artificial. No trânsito, por exemplo, caso você pare seu carro no meio de um cruzamento, o esperado é que os NPCs identifiquem seu veículo, desviem ou interajam com seu personagem de alguma forma. Em Night City isso ainda não acontece, os pilotos permanecem estáticos até que o objeto que atrapalha seus percurso (você) seja removido.

Além disso, quando você aponta uma arma para uma pessoa qualquer na rua, não há reação alguma. Nesse caso, elas apenas ignoram sua presença e continuam se movimentando… como se não tivesse um maluco apontando uma arma para mulheres e crianças. Nesses casos, não são problemas graves, mas certamente afetaram a imersão de muitos jogadores.

Outros bugs que marcaram 2020

Assassin’s Creed: Valhalla

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Ubisoft, que tem longa uma lista de pedidos de desculpas por bugs e conteúdo ofensivo, desta vez se desculpou por um caso de capacitismo, referente ao último título lançado da franquia, Assassin’s Creed Valhalla. Alguns fãs apontaram o discurso capacitista na história de background de uma personagem, cujo rosto desfigurado pelo fogo era tratado como motivo de vergonha.

O game, lançado em 10 de novembro, também teve seu momento de virar meme com uma série de falhas. Entre os bugs relatados pelos jogadores nas primeiras semana estão: bonecos de palha estáticos, porém criminosos; barcos voadores e crianças gigantes.

Outros problemas mais graves relatados foram erros em saves, que fizeram alguns jogadores perderem todas as suas horas salvas, e até o travamento do console.

Watch Dogs: Legion

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2020 foi um ano difícil e a Ubisoft que o diga, já que também teve que se desculpar pelo game Watch Dogs: Legion, devido à utilização da voz de uma jornalista envolvida em um caso polêmico sobre transfobia.

Mas esse não foi o maior dos problemas de Watch Dog: Legion. O game, lançado em outubro, apresentou alguns bugs de lançamento durante uma missão, por volta das 6, 7 horas de gameplay, que fazia o Xbox One travar e reiniciar por conta própria após mostrar uma mensagem de superaquecimento. Além disso, o game também apresentou o bug clássico de carros voadores.

Animal Crossing: New Horizons

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nem tudo no mundo dos games são bugs que atrapalham e o inovador Animal Crossing tá aí pra provar isso, onde um “erro” virou uma funcionalidade oficial.

Animal Crossing: New Horizons foi lançado em março, logo no início da pandemia causada pelo Covid-19, e rapidamente virou um game favorito de muitos jogadores durante a quarentena, que passaram horas caçando todo tipo de insetos num mundo habitado por criaturas fofinhas, carismáticas e bastante amigáveis.

Em busca de besouros raros, alguns fãs descobriram como desativar a interface da câmera do smartphone no jogo, assim foi possível gravar vídeos sem a interface do aparelho. Essa capacidade de ocultar a interface durante a gravação de vídeos sempre esteve presente no jogo, mas como uma falha, que, em vez de ser corrigida, para a felicidade dos fãs, foi oficializada.


Esses são apenas alguns bugs de lançamento, mas com o lançamento de atualizações e patches, espera-se que os problemas sejam corrigidos. Se você está procurando jogos de XboxOne ou jogos do PlayStation 4 para presentear nesse Natalnão deixe de aproveitar as ofertas do Promobit e economize ainda mais com alguns cupons de desconto!