Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Aspirador de pó ou vassoura elétrica?

Tiramos todas as suas dúvidas na hora de escolher um aspirador de pó ou vassoura elétrica e decidir qual deles é melhor para a sua casa.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

7 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Conforme as tecnologias vão evoluindo, elas nos ajudam a ter mais praticidade e a economizar tempo no nosso cotidiano. Isso é mais fácil de perceber principalmente no que se refere à limpeza de nossas residências. Máquinas de lavar, lava-louças e, claro, os aspiradores de pó vieram para facilitar nossas vidas.

E se você está imaginando aquele aspirador tradicional, que é arrastado pelo chão enquanto você aspira as sujeiras de casa, saiba que hoje em dia os fabricantes desse tipo de aparelho já desenvolveram novos modelos: as vassouras elétricas e os aspiradores de pó verticais!

Mas qual é a diferença entre esses dois modelos?

aspirador de pó vertical

O que esperar de cada modelo?

Para começar, é importante explicar que a vassoura elétrica nada mais é do que um tipo de aspirador de pó. Inclusive, muitas fabricantes consideram que vassoura elétrica e aspirador de pó vertical são o mesmo modelo, tratando os produtos como sinônimos.

A principal diferença, em si, é a origem dos termos: as vassouras elétricas chegaram ao mercado como uma opção para quem não queria os aspiradores tradicionais por serem muito grandes e trabalhosos de usar. Por ficar em uma posição vertical, semelhante a uma vassoura, os aparelhos do tipo ganharam esse nome.

Ao mesmo tempo que as vassouras elétricas chegavam ao mercado, os fabricantes dos aspiradores tradicionais começaram a inovar nos modelos, trazendo funcionalidades novas, diminuindo seu tamanho e até apresentando alguns aparelhos que também funcionavam na vertical.

No que prestar atenção na hora da compra

Com o tempo, esses modelos foram se convertendo em um só, e são pouquíssimas pessoas e empresas que os diferenciam. Por isso, na hora da compra, não se preocupe em procurar diferenças específicas, os produtos têm funcionamento extremamente parecido.

O mais importante é verificar se a potência do aparelho é o suficiente para limpar os cômodos que você deseja (para tapetes altos e carpetes, potências maiores são desejáveis), se o tamanho do fio dará praticidade para você, se o aparelho é barulhento (verifique os decibéis), a capacidade do reservatório de resíduos e também o peso total do aparelho.

Como escolher a vassoura elétrica

Imagem exemplificando o trecho de texto anteriorAcima fizemos um resumo das funções do aspirador vertical, agora explicaremos melhor cada um dos pontos que mencionamos, afinal, a intenção é que você leia e faça a melhor compra para você e a sua família.

Potência

De forma bem sucinta, a potência é a “força” do aspirador para sugar as impurezas do ambiente. Para pisos lisos, uma potência mediana deve ser suficiente. Agora, se você possui animais de estimação ou tapetes e carpetes na sua casa, uma potência maior fará com que seu trabalho fique bem mais fácil.

Tamanho do fio

Os fios que ligam o aspirador à tomada podem variar entre 3 até 8 metros, dependendo do aparelho, sendo mais fáceis de encontrar aqueles com cabos entre 4 e 5 metros. O lado bom dos cabos maiores é você ter acesso a mais espaços em sua casa sem precisar de uma extensão, mas se você mora em uma residência pequena, mais de 4 metros não será necessário.

Barulho

O barulho produzido por um aspirador de pó é medido em decibéis. Quanto maior o número de decibéis, maior o barulho. Essa informação pode ser encontrada nas especificações técnicas de cada produto. O ideal é optar por aparelhos com menos de 90 decibéis.

Capacidade do reservatório

O reservatório responsável por guardar a sujeira aspirada tem uma capacidade específica medida em litros, que vai variar dependendo de cada modelo. Em geral, esses reservatórios variam entre 0,5 e 2 litros, com alguns podendo ter capacidade maior. Reservatórios pequenos terão que ser esvaziados com maior frequência, então fique atento.

Peso do aparelho

O peso também influencia na facilidade de manipular o aparelho na hora da limpeza. A ideia é bem simples: quanto mais leve, mais fácil de usar. Mas se for leve, é possível que isso signifique também que o aparelho tem poucos recursos extras que podem ser de interesse. Não faça do peso um fator determinante em sua escolha.


Se você quer economizar, aproveite nossas promoções de aspirador de pó vertical, promoções de aspirador de pó comum e promoções de robô aspirador de pó. Nós ainda separamos cupons de desconto Americanas para que você economize ainda mais.

Você pode também aproveitar a

Black Friday

, evento de megapromoções que acontece todo ano na última sexta-feira de novembro, utilizando nossos cupons de desconto.