Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Análise das câmeras do iPhone 11: o smartphone feito para vídeos

A geração atual de iPhones manteve a característica da Apple de câmeras que entregam ótimos resultados unindo lentes e software.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

31 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

As câmeras dos iPhones são conhecidas por entregarem resultados muito bons, apesar de não possuírem sensores com números altos de megapixels. A geração atual de iPhones comprova a afirmação com todos os aparelhos sendo equipados com câmeras de apenas 12 megapixels. Neste artigo iremos abordar os diferenciais das câmeras do iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de iPhone da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Especificações técnicas dos aparelhos

Antes de entrar em detalhes de funcionamento, confira as especificações de câmera do iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max:

iPhone 11

  • Câmera principal: wide 12 mp, f/1.8, estabilização óptica / ultrawide 12 mp, f/2.4, 120°
  • Frontal: wide 12 MP, f/2.2, câmera TOF 3D
  • Vídeo: 4K a 60 fps

iPhone 11 Pro

  • Câmera principal: wide: wide 12 MP, f/1.8,estabilização óptica / teleobjetiva 12 MP, f/2.0, estabilização óptica, zoom óptico 2x  / ultrawide 12 MP, f/2.4, 120°.
  • Frontal: wide 12 MP, f/2.2, câmera TOF 3D
  • Vídeo: 4K a 60 fps

iPhone 11 Pro Max

  • Câmera principal: wide: wide 12 MP, f/1.8,estabilização óptica / teleobjetiva 12 MP, f/2.0, estabilização óptica, zoom óptico 2x  / ultrawide 12 MP, f/2.4, 120°
  • Frontal: wide 12 MP, f/2.2, câmera TOF 3D
  • Vídeo:4K a 60 fps

Uniformidade entre todas as câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De cara, o que mais chama a atenção no conjunto de câmeras traseiras dos novos iPhones é a padronização na imagem entre as duas lentes no iPhone 11 e entre as três lentes nos aparelhos iPhone 11 Pro e Pro Max, que receberam um sensor ultrawide com ângulo de 120°. A lente ultrawide não é nenhuma novidade para os dispositivos Android, porém é comum perceber diferença de níveis de exposição, brilho e tonalidade das cores entre as câmeras.

No conjunto do iPhone 11, a união entre um lentes diferentes, com 12MP em cada uma delas, mas com o processamento de software possibilita que todas as câmeras entreguem o mesmo nível de contraste, brilho e temperatura de cor, fazendo com que apenas o que interessa fique diferente. No caso as características de lente, sendo uma teleobjetivo com zoom de até 2x, uma ultrawide para ângulos abertos e uma wide com enquadramento intermediário entre as duas câmeras. 

Modo noturno automático e nas três câmeras

Diferente da maioria dos aparelhos em que o modo noturno é ativado manualmente, no iPhone 11 o ativamento é automático e quando o aparelho julgar necessário após fazer a medição de luz do ambiente. O modo noturno está presente em todas as câmeras do aparelho e quando acionado permite ajustar o nível de exposição para fotos nítidas, mas evidenciando que foram feitas a noite ou fotos tão claras que vai ser difícil saber a posição do sol no momento do clique. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como é de praxe em boa parte dos aparelhos, o modo noturno não funciona tão bem na câmera wide, mas é preciso levar em consideração que esse tipo de lente em smartphones não foi projetada para uso noturno, sendo a função nesta lente apenas um quebra galho. 

Operar mais de uma câmera ao mesmo tempo

Com a opção “fotografar além das bordas” o usuário pode tirar fotos de duas câmeras com um único clique. Isso porque a função quando ativada fotografia o enquadramento de dentro das bordas do aplicativo de câmeras do iPhone, referente a câmera wide e o enquadramento de toda a tela, equivalente ao ângulo de visão da câmera ultrawide. 

Outro recurso interessante é fotografar com qualidade de 8 mp enquanto grava vídeos em 4k e gravar simultaneamente com alguma das câmeras traseiras e com a câmera frontal, também em 4k. Assim com a possibilidade de alternância entre as câmeras sem pausar a gravação e sem perder qualidade de imagem. 

iPhone 11 foi feito para vídeos

iphone-11-pro-2
iPhone 11 Pro Max

Além da possibilidade de transitar por todas as câmeras enquanto grava, e usar duas câmeras ao mesmo tempo, todos os sensores do iPhone 11 Pro e Pro Max gravam na resolução 4K, mantendo a padronização na qualidade de imagem e ampliando consideravelmente a qualidade dos vídeos. Um prato cheio para produtores de conteúdo e quem procurar resultado profissionais para redes sociais. 

Apenas um exemplo de usabilidade para o iphone 11 seria colocar o aparelho em um tripé e gravar uma entrevista usando alguma das câmeras traseiras e a frontal ao mesmo tempo, com o aparelho posicionado entre entrevistador e entrevistado. Outro ponto interessante é a presença de um microfone junto ao conjunto de câmeras traseiras para captação de áudio mais focalizado no interesse da imagem.

Câmera frontal com angulo variável

Embora não seja exatamente uma novidade no mundo dos smartphones, pois o Galaxy S10+ também possui câmera frontal com ângulo variável, o sensor de selfie do iPhone proporcionar a opção de uma visão mais ampla é um respiro para usuários de celulares da Apple com suas câmeras de selfie com fama de muito fechadas.

Diferente do aparelho da Samsung que conta com câmera frontal dupla, no iPhone 11 a lente de selfies é única, com 12 mp e com zoom feito por software. Com o aparelho na vertical o usuário pode optar por um campo de visão mais aberto ou mais fechado e ao posicionar o smartphone na horizontal a câmera da frente automaticamente abre o ângulo de visão. 


Agora que você ja conhece as potencialidades das câmeras do iPhone, confira as promoções de smartphone do Promobit. Aproveitando o cupom Submarino sua compra ode ficar ainda mais barata.