Promobit
Guias de Compra

Análise das câmeras do Galaxy S20: 108MP, muito zoom e vídeos em 8K

Analisamos o conjunto de câmeras do aparelhos da linha Galaxy S20, smartphones que apresentam as melhores câmeras da atualidade.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

2 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A capacidade para fotos e vídeos dos aparelhos da família Galaxy S20 impressiona. Entre os destaques estão a câmera de 108 MP, zoom de até 100x e gravação de vídeos na impressionante resolução 8K. Mas será que tudo são flores nas câmeras dos novos aparelhos da Samsung? Analisamos as câmeras do Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra para descobrir o quão poderosas elas são.

Para que não fiquemos perdidos em meio a números de megapixels, aberturas, ângulos de visão e resoluções de imagens de três aparelhos, abordaremos primeiro o conjunto de câmeras do S20 e S20+ e depois do S20 Ultra.

Ficha técnica das câmeras

Galaxy S20 

  • Câmera traseira:
    • 12 mp wide, f/1,8 / 64 mp telefoto, f/2,0, zoom óptico de 3x, zoom digital de 30x / 12 mp ultrawide, f/2,2
    • gravação de vídeo 8K a 30 fps
  • Câmera frontal:
    • 10 megapixels (f/2,2)
    • gravação de vídeo 4K a 60 fps

Galaxy S20 Plus

  • Câmera traseira:
    • 12 mp wide, f/1,8 / 64 mp telefoto, f/2,0 zoom óptico híbrido de 3x, zoom digital de 30x / 12 mp ultrawide, f/2,2 / Sensor de profundidade 3D ToF
    • gravação de vídeo 8K a 30 fps
  • Câmera frontal:
    • 10 mp f/2,2,
    • gravação de vídeo 4K a 60 fps

Galaxy S20 ultra

  • Câmera traseira:
    • 108 mp wide f/1,8 /  48 mp telefoto, f/3,5 zoom óptico híbrido de 10x, zoom digital de 100x  / 12mp, ultrawide, f/2,2 / Sensor de profundidade 3D ToF
    • gravação de vídeo 8K a 30 fps
  • Câmera frontal:
    • 40 mp f/2,2
    • gravação de vídeo 4K a 60 fps

Galaxy S20 e Galaxy S20+: câmeras praticamente iguais

Em termos de especificações técnicas, a única diferença entre as câmeras do S20 e S20+ está na presença do sensor ToF no aparelho plus, porém tal câmera apresenta mais influência em usos de realidade aumentada, como visualização de imagens 3D e cálculos de espaço do que no modo retrato que é praticamente o mesmo nos dois aparelhos. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De cara, a principal alteração em relação a fotografia foi a ausência da abertura variável que figurava nas lentes wide do Galaxy S10 e S10+. Ao invés de uma câmera que varie sua abertura entre f/1.5 e f/2.4 de acordo com as condições de luz do ambiente, agora o sensor é de 12 MP com abertura fixa de f/1.8. Um meio termo entre as variação anterior de aberturas.

Leia também:Melhores celulares Samsung para comprar em 2020

A câmera ultrawide segue presente, com 12 MP e desempenho condizente a média dos topos de linha atuais, sem destacar-se, mas também sem ficar abaixo da média do mercado. Outro item muito alardeado durante o lançamento foi a capacidade de zoom do novos Galaxy S20, principalmente o S20 Ultra, porém mais pra frente abordaremos o tal zoom de 100 vezes. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nos outros dois aparelhos, as lentes zoom contam com capacidade de aproximação para até 3 x em zoom óptico e até 30 x em zoom digital, e pelo que pode ser observado no lançamento do aparelho, o zoom óptico é muito bom. Já o digital funciona muito bem em até 10x, graças aos 64 MP que seguram a qualidade, acima do zoom de 10x a graduação começa a saltar aos olhos. 

Qualidade de vídeo do S20 e S20 Plus

Outro item bastante propagado pela Samsung é a capacidade dos novos Galaxy S20 de fazer vídeos em 8K, porém eles estão presentes de forma diferente no S20 e S20 e S20+ em comparação ao S20 Ultra. Nos dois aparelhos menos potentes da família, os vídeos em 8K são feitos usando a câmera zoom, sensor com maior capacidade de megapixels do conjunto, com 64 MP, porém a câmera zoom possui um ângulo muito fechado e a estabilização óptica e a capacidade de foco automático da câmera zoom não são tão bons quanto na câmera Wide, porém esta grava com resolução máxima de “apenas” em 4K. 

Galaxy S20 Ultra: 108 mp e zoom de até 100x

Os pontos em comum entre os três aparelhos estão na câmera ultrawide, com seus bons 12MP e fotos muito boas combinando ângulo aberto com poder de processamento, câmera ToF igual ao Galaxy S20+ e gravação de vídeos em 4k na câmera frontal, porém diferente do outros dois aparelhos, no Galaxy S20 Ultra o sensor frontal sai dos 10 mp para 40 MP. 

Quanto às diferenças, já na câmera wide acontece um salto de 12 MP para 108 MP em um sensor que até o momento em que este texto foi ao ar é o maior sensor de uma câmera de smartphone disponível no Brasil, superando o Xiaomi Mi Note 10 que possui os mesmos 108 MP, mas dimensões menores. Sabemos que megapixels não é sinônimo de qualidade, mas neste caso ajuda, pois a câmera usa a tecnologia nona binning que combina 9 pixels em um único pixels gigante ou seja, uma foto de 12 megapixels grandes com muito mais resolução.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já a câmera telefoto com capacidade de zoom de até 100x é um dos pontos que do aparelho que pedem algumas ressalvas. O sensor de 48 MP tem capacidade de aproximação óptica (apenas por característica das lentes) de até 4x e aproximação de 5x a 30x com tecnologia de zoom híbrido que é a mescla entre zoom digital e zoom óptico. 

Acima de 30x, chegando ao tal zoom de até 100x a aproximação é feita toda digitalmente e o resultado é um pouco decepcionante, pois a imagem perde muita qualidade e nitidez. O resumo da câmera zoom do S20 Ultra é que em zoom óptico ela é ótima e em zoom híbrido de até 30x o resultado ainda é muito bom, acima disso talvez você não consiga aproveitar muito as fotos que fizer. 

Vídeos em 8K e modo Single Take

Como já foi citado, todos os aparelhos da linha S20 gravam com a resolução 8K, porém no S20 Ultra a gravação acontece com a câmera wide e isso representa melhora considerável nas condições de gravação para quem está operando o celular, já que o sensor wide do Galaxy S20 Ultra é de 108 MP, permitindo um ângulo de câmera mais aberto que na lente zoom do S20 e S20+. Outras vantagens são o sistema de foco automático mais apurado e a estabilização óptica de melhor qualidade. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um recurso bastante interessante é a possibilidade de fotografar com 33 MP ao mesmo tempo em que grava um vídeo em 8K e embora tamanha resolução ainda pareça uma realidade distante da maioria das pessoas, afinal é difícil ter internet suficiente e telas capazes para assistir tais conteúdos, uma boa opção é gravar vídeos em 8K e recortar essas imagens na edição mantendo uma qualidade muito boa.

Outro ponto que chega primeiro a linha S20 e que em breve deve estar no Galaxy S10+ e Galaxy Note 10+ é a função Single Take presente nos três aparelhos. Com ela a câmera cria a a partir de um único vídeo um bumerangue, algumas fotos com edições diferentes, gifs, entre outros. 


Confira as melhores promoções de smartphone no Promobit. De modelos básicos aos topo de linha com o melhor preço estão por aqui. Para economizar ainda mais na compra do seu novo smartphone aproveite algum cupom de desconto.