Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Álcool em gel estraga a câmera do celular? Saiba como limpar o aparelho

Assim como as mãos, o smartphone também deve ser limpo com frequência.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

A essa altura do campeonato você já sabe que é necessário lavar as mãos com frequência e também limpar o celular, afinal ele é o aparelho que mais entra em contato com nossas mãos e de vez em quando também é levado ao rosto durante ligações telefônicas. Mas é certo limpar o celular com álcool em gel? O álcool em gel estraga a câmera do celular?

Na verdade o álcool em gel não é o mais indicado e a forma correta de limpar a câmera e o smartphone como um todo nós explicaremos neste artigo. 

O álcool em gel não é o mais indicado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A limpeza do smartphone como um todo, inclusive as câmeras, deve ser feita preferencialmente com álcool isopropílico 70%, que é um tipo de alcool indicado para a limpeza de aparelhos eletrônicos, inclusive câmeras fotograficas e as câmeras dos celulares.

O álcool líquido etílico 70% por ter uma porcentagem de álcool capaz de permanecer por tempo suficiente na superfície do aparelho e limpá-lo sem danificar o material e é uma alternativa. Já o Álcool 100% pode até ser mais agressivo contra vírus e bactérias, mas evapora antes de matar todos os micro-organismos vivos do aparelho. 

No caso do álcool em gel, mesmo o 70% demora mais tempo para evaporar e isso pode ser prejudicial aos componentes do aparelho. Mas como a prioridade é manter-se protegido, caso não possua o álcool isopropílico em casa o aparelho pode ser limpo ocasionalmente com álcool em gel ou lenço umedecido, porém com um pouco mais de cuidado, com movimentos suaves e sem esfregar, usando apenas as mãos.

Como limpar o celular? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora que você já sabe qual tipo de alcool mais indicado para limpar o smartphone não basta apenas mergulhar o aparelho no balde de álcool e achar que está limpo. Por isso confira as orientações para limpar o aparelho

  • Desligue o smartphone: é óbvio, mas no ímpeto de limpar o celular para voltar a usá-lo, jogar álcool na tela e sair esfregando com as mão pode ser um impulso possível de acontecer e pouco indicado. Por isso, antes de começar, desligue o aparelho, retire a capinha e mantenha as entradas de carregamento e fone de ouvido desobstruídas. 
  • Use um pano de microfibra: com o aparelho desligado molhe um pano de microfibra com álcool e então passe suavemente por toda a superfície do smartphone. O pano de microfibra é o mais indicado por não soltar fios que podem ficar presos nas entradas do aparelho. O pano deve estar apenas úmido e não encharcado de álcool, desta forma ele limpar sem que o líquido penetre no interior do celular. Para cantos de difícil acesso como o contornos de suportes de câmera podem ser limpos com hastes flexíveis, o famoso cotonete, umedecidos com álcool. 
  • Limpe as capinhas: lembra da capinha que você tirou do aparelho na hora da limpeza? Não adianta nada limpar o celular e colocar a capinha suja. A capinha também deve ser limpa. Capas feitas de silicone, plástico e similares devem ser limpas com água e sabão. 
  • Limpeza diária: o celular está o tempo todo conosco e por isso é o aparelho mais exposto. O procedimento de limpeza do smartphone deve ser feito todos os dias e a cada limpeza do celular deve-se lavar as mãos na sequência

Dicas de uso do celular em tempos de pandemia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Usar o aparelho no viva voz ajuda a evitar o contato do celular com o rosto.

Como nem todos podem ficar em casa, algumas mudanças de hábito com o uso do smartphone pode ajudá-lo a manter-se em segurança. A primeira delas é atender ligações usando os fones de ouvido, de preferência bluetooth por não ter fio, ou usando o viva voz, assim você evita que o aparelho entre em contato com seu rosto. 

Outra dica simples é evitar emprestar o aparelho, mesmo que para tarefas rápidas, assim você diminui o número de pessoas que entram em contato com o celular, diminuindo as chances de você entrar em contato com o coronavírus e também que seu aparelho seja uma fonte de contaminação.


As melhores promoções de smartphone estão no Promobit. A compra do seu novo celular pode ficar ainda mais barata aproveitando o cupom Submarino ou cupom Americanas.