Promobit
Artigos

7 tipos de sapato masculino para ter no guarda-roupas e sair do básico

Veja como identificar cada tipo de sapato e como combiná-los com o traje adequado a cada situação

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

27 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Não é incomuns homens terem apenas uma ou duas opções de sapato, que ficam no fundo do guarda-roupas esperando por aquelas ocasiões especiais – eu mesmo faço parte desse grupo e se pudesse usaria tênis em todas as momentos da vida. Mas para quem deseja abrir um pouco mais os horizontes e se beneficiar de ter opções para ousar em diferentes looks, nós separamos os principais tipos de sapatos masculinos por estilo para ajudar nessa escolha.

Para simplificar o conteúdo e tornar ele mais acessível para quem só quer umas dicas para tentar coisas novas, nós reunimos modelos que são realmente do mesmo tipo, mas que podem ser usado com a mesma combinação.

1 – Sapato Oxford

sapato-oxford

Vamos começar pelo mais clássico e a escolha certa para combinar com trajes mais formais, mas que também pode ser utilizada para dar um charme diferente a um traje mais informal, como calça jeans e camisa.

Se você puder ter apenas um tipo de sapato no guarda-roupas, nossa recomendação é optar pelo Oxford, já que ele é um coringa para combinar com trajes mais formais e/ou sofisticados. Além do tradicional sapato preto, há opções que combinam mais com o seu estilo e com a ocasião.

Como reconhecer um Oxford?

Esse modelo é caracterizado por um desenho mais alongado e a presença de cadarços, cujos buracos são feitos direto no calçado. Ele pode ter diferentes tipos de bico ou costuras, que podem torná-lo mais simples ou estiloso.

2 – Sapato Derby

Sapato-derby

Ainda focando nos modelos mais formais, o Derby é quase uma variação do Oxford, já que ambos são bastante parecidos. No entanto, o Derby apresenta um desenho mais “ousado” e estiloso.

Assim como o primeiro tipo de sapato que trouxemos, ele fica bem com um traje mais formal, porém, como possui mais personalidade, pode não ser o ideal se o seu estilo ou dress code for muito “básico”. Por outro lado, essa “ousadia” vai muito bem com calça jeans.

Como reconhecer um Derby?

Como adiantamos, visualmente ele é muito parecido com um Oxford, ficando a única diferença relevante por conta de ter abas laterais onde ficam os furos para passar o cadarço, que é o que dá todo o charme a esse tipo de sapato.

3 –  Monk Strap

monk-strap

Chegamos a um modelo que consegue unir bem os adjetivos formal e ousado. Diferente dos dois anteriores, esse não possui cadarços, podendo apresentar no lugar fivelas, o que fica ainda mais estiloso.

Apesar de ser mais formal do que o Derby, o Monk Strap pode não agradar quem procura por um modelo mais básico, já que ele com certeza chamará atenção. Além de trajes mais formais, esse tipo de sapato vai muito bem com um visual informal mas estiloso, usado com calça jeans ou combinando com acessórios.

Como reconhecer um Monk Strap?

A presença de fivelas talvez seja o item que mais caracteriza o Monk Strap e funciona bem para identificá-lo. alguns modelos podem ser confeccionados com uma combinação de duas cores, o que também é bem característico e ainda mais estiloso.

4 – Loafer

sapato-loafer

Inspirado no Mocassim, um dos tipos de sapato que falaremos nos tópicos abaixo, o Loafer é o último modelo que você pode usar tranquilamente com trajes mais formais, combinando bem com ternos.

Com um desenho mais moderno e simples, e que agrada bem tanto quem procura por um visual mais básico quanto quem deseja apostar em um visual mais estiloso. Além de trajes formais, o Loafer vai muito bem com calça jeans e modelos de alfaiataria que trazem cores e brincam com linhas e formas.

Como reconhecer um Loafer

O primeiro grande diferencial é ele não ter nenhum acessório utilizado para deixar o calçado mais apertado ou mais afrouxado ou largo, o que pode ser um problema para quem possui pés mais largos. No mais, ele possui todos os aspectos de sapato mais clássico.

5 – Mocassim

mocassim

Modelo bastante casual, esse é o primeiro tipo de sapato que apresentamos e que não fica bem com um traje mais formal, até mesmo algumas escolhas de esporte fino podem não funcionar com o calçado.

Leve e confortável, o modelo é uma boa alternativa para dias quentes, principalmente se escolher usar bermuda. Quem não quer ou gosta muito de sair de chinelos e procura uma opção ao tênis, pode apostar no Mocassim. Ele pode ser encontrado em uma boa variedade de cores e detalhes, o que vai ajudar a combinar com as roupas escolhidas.

Como reconhecer um Mocassim

O calçado possui basicamente um só corpo, ou seja, não há diferenciação entre o solado e o restando do calçado. Assim como o Loafer, ele também não possui cadarços ou fivelas, tendo um desenho bem simples.

6 – Dockside

sapato-dockside

Se você gosta do estilo náutico, esse modelo vai ser perfeito para suas combinações. O mais informal entre os tipos de sapato que selecionamos para esse texto, o Dockside carrega as docas, ambiente para qual foi criado, em todos os detalhes do seu visual.

Assim como Mocassim, o Dockside é perfeito para compor um visual mais informal, nesse caso, de preferência com bermudas e calças capri. Os modelos são sempre bem estilosos e chamam atenção, com cores e detalhes, como cordões passando por sua lateral e estrutura para os cadarços.

Como reconhecer um Dockside

Esse é provavelmente o tipo de sapato mais marcante em toda a nossa lista. Visualmente ele lembra um pouco o Mocassim, pelo formato, mas com acréscimo de uma sola de borracha com uma estrutura para não escorregar, cadarço e muitas vezes mais de uma cor utilizada em sua confecção.

7 – Brogues

sapato-brogue

Apesar desse não ser um tipo de sapato propriamente dito, essa categoria traz um estilo visual formado por furinhos decorativos que pode estar presentes em modelos que seriam Oxford, Derby e até mesmo Monk, transformado em brogues.

Devido a esse padrão visual, os modelos Brogues são bem mais informais, sendo usados preferivelmente com trajes de esporte fino e/ou calça jeans. Eles são mais estilosos e garante mais personalidade ao look escolhido.

Como reconhecer um Brogue?

Devido ao seu padrão visual com diversos furinhos em toda a sua extensão que formam linhas ou padrões visuais, ele será reconhecido facilmente.


Agora que você já conhece os diferentes tipos, que tal aproveitar as promoções de sapato masculino para deixar o seu guarda-roupas bem mais variado. A Black Friday é uma ótima oportunidade para renovar suas opções por um bom preço.