Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Mesa de madeira ou ferro: qual o melhor material?

Conheça mais sobre os dois materiais e como eles influenciam a durabilidade da sua mesa de jantar.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

21 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Escolher o material da sua mesa de jantar vai muito além de fazer que o móvel se encaixe e converse com os outros itens de decoração do ambiente. Apesar deste ser um ponto importante, o material também vai facilitar na hora da limpeza, nos cuidados diários e até no preço.

Além de estar super ligada ao seu estilo, a escolha do material também deve se encaixar no seu estilo de vida e durabilidade que você deseja para o móvel, além de encontrar uma mesa que tenha uma estrutura firme. Uma boa mesa pode durar até 10 anos tranquilamente.

A estabilidade e a construção do móvel estão ligadas também ao aspecto do material: você provavelmente irá preferir uma mesa firme, que faça com que você se sinta confortável por longos períodos.

Confira nossa seleção deofertas de móveis e decoração

Como escolher o material

Como mencionado acima, o material da sua mesa é uma decisão importante e essa escolha não deve ser deixada de lado.

Separamos algumas sugestões, assim como os prós e contras de cada material.

Madeira

mesa de madeira

A madeira é um material bastante sólido e que pode durar vários anos. Como o material pode ser de diversos tipos, dependendo da árvore de que é feita, é possível encontrar modelos mais em conta e outros bem caros. As cores também podem variar levemente, mas sempre mantendo o tom de elegância pelo qual o material é conhecido.

Por ser um material bastante popular, mesas feitas de material são consideravelmente fáceis de achar. Elas também têm um estilo um tanto quanto coringa: costumam trazer um toque bastante tradicional ao ambiente, mas se usadas com alguns itens específicos de decoração, podem ter um visual muito moderno. Também dispensam toalhas e acessórios em geral, pois têm uma beleza própria.

Vale lembrar que a madeira é um material que se contrai e expande, dependendo do calor e da umidade, por isso é importante a manutenção da mesa. O lado bom é que costuma ser um material fácil de consertar.

Outra vantagem: devido à sua aparência natural, é difícil perceber arranhões na superfície da mesa de madeira, o que a torna ideal para casas com crianças, por exemplo.

Metal

mesa de metal

Mesas de jantar feitas de metal podem feitas de diversos tipos, como ferro, aço inoxidável, latão, zinco e outros. A maior vantagem das mesas de jantar de metal são sua durabilidade, já que dificilmente elas são danificadas ao longo do tempo.

Já no quesito limpeza, elas podem ser uma dor de cabeça para os consumidores. Devido ao seu brilho intenso, o material costuma ficar com marcas de impressões digitais e outras, exigindo uma limpeza mais atenta e, às vezes, até produtos especiais.

Se o metal da sua mesa for pintado, pode também ser difícil de reparar, além do processo de reparo ser mais caro do que numa mesa de madeira.

Conclusão

No que se refere à durabilidade, você provavelmente estará seguro escolhendo tanto uma mesa de madeira quanto uma mesa de vidro. Mas considerando praticidade no dia a dia e facilidade na limpeza, a mesa de madeira apresenta mais vantagens.

Enquanto a mesa de metal também possui uma elegância própria, ela exige mais cuidados em sua manutenção e limpeza. Já a mesa de madeira costuma ficar com menos marcas ao longo do tempo.

É sempre possível também encontrar modelos de mesa que mesclem os dois materiais. Por exemplo, aquelas que têm a base de metal e o tampo de madeira. Isso ajuda o consumidor a ter mais opções de compra e mesclar funcionalidades dos dois tipos de construção.


Na hora de comprar aquela mesa que deixará sua casa ainda mais elegante, aproveite os cupons de desconto que separamos para você. Assim, você consegue fazer sua compra por um preço muito menor. A Black Friday também é um ótimo momento para você aproveitar as melhores promoções.