Take a fresh look at your lifestyle.

5 livros para presentear no Dia dos Pais

Fizemos uma lista com cinco opções de obras literárias para você presentear seu pai leitor ou aspirante neste Dia dos Pais.

0

O Dia dos Pais vai ser comemorado no próximo domingo (11) e estamos na reta final para encontrar o presente certeiro para a data. Se você pretende dar um livro ao seu pai, mas ainda não descobriu qual, acompanhe nossas cinco dicas de livros e escolha a melhor para homenageá-lo de acordo com a personalidade dele. Todas as obras de algum modo abordam a relação entre pai e filho e acabam sendo uma forma de relembrar o papel importante que essa personalidade tem para nós. 

Leia também: 

Não Era Você que eu Esperava, de Fabien Toulmé

Não Era Você que eu Esperava é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita por Fabien Toulmé, pai de uma filha com Síndrome de Down. Na narrativa, acompanhamos as descobertas e desafios enfrentados por Fabien ao longo da gravidez, do nascimento e dos primeiros anos de vida da bebê, porque, bom, essa não era a criança que ele esperava. Assim, ele passa a enfrentar os próprios preconceitos e quebrar seus padrões para poder entender e aceitar a chegada de Julia. 

O ponto alto desta narrativa não é só o fato de conseguirmos seguir a vida de Fabian e sua família e ver um pouco mais de perto essa rotina, mas também que o autor não se esquiva de dizer que, em alguns momentos, sentia raiva, frustração, tristeza e decepção por ter uma filha com Síndrome de Down. Obviamente, este retrato franco não surge na obra como uma forma de culpabilizar a criança, mas pode servir como um acalento para todos os pais e mães que têm filhos com a alteração genética e já se sentiram assim em algum momento. 

Quando Fabien finalmente aceita Julia e passa a amá-la, é incrível perceber como ele se torna um pai coruja e faz de tudo para evitar comportamentos desagradáveis e preconceituosos contra a filha. É interessante acompanhar cada passo que o autor dá com ela e como ele se sente em relação a isso, como a primeira vez que ele a pega no colo ou dá banho. Por ser uma obra tão sensível e aberta, é uma ótima opção de presente para este Dia dos Pais. 

  • Serviço:
    Não era Você que eu Esperava
    Autor: Fabien Toumé
    Editora: Nemo (Grupo Autêntica)
    256 páginas
Quer receber avisos sempre que aparecer Não Era Você que eu Esperava em promoção?

Maus – A História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman

Maus – A História de um Sobrevivente conta a história de Vladek Spiegelman, sobrevivente judeu polonês do Holocausto, que passou pelos campos de concentração de Auschwitz (Polônia) e Dachau (Alemanha). O relato é feito pelo próprio pai e desenvolvido pelo filho, Art Spiegelman, em uma história em quadrinhos baseada em fatos reais de traços fortes e escuros. 

Só por se tratar de um relato de pai escrito e desenvolvido pelo filho essa HQ já se torna digna de ser dada de presente, mas o diferencial de Maus é a alternância de passado e presente entre os capítulos que permite a Art retratar as histórias durante a Guerra ao mesmo tempo em que também conta como é sua relação com o pai: super conturbada e estressante, pois o autor sente muita raiva e rancor pelo pai. 

Esta obra foi vencedora do prêmio Pulitzer (um dos mais conceituados no jornalismo e na literatura), no ano de 1992, na categoria “Prêmio Especial Pulitzer”, inaugurada pela própria narrativa. Até hoje, nenhuma outra história em quadrinhos ganhou o prêmio. 

  • Serviço:
    Maus – A História de um Sobrevivente
    Autor: Art Spiegelman
    Editora: Quadrinhos na Companhia (Companhia das Letras)
    296 páginas
Quer receber avisos sempre que aparecer Maus – A História de um Sobrevivente em promoção?

Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne

No aniversário de cinco anos de Alfie todo mundo estava falando sobre a Primeira Guerra Mundial, que tinha acabado de começar. O menino estava atento e preocupado, porque quase nenhum de seus amigos compareceu à festa. Para piorar, algum tempo depois, o pai dele teve que se alistar e servir. Alfie ficou chateado, mas não tinha o que ser feito; pelo menos ele estava feliz em receber cartas escritas de tempos em tempos com notícias do que estava acontecendo onde quer que o pai estivesse. Mas, passados alguns anos, as cartas pararam de chegar. De repente, Alfie e a mãe estavam com pouco dinheiro para viver, sem perspectivas e sem um pai e marido. Até que o menino recebe uma pista de ele pode estar mais perto do que se imagina. 

Esta é a história de Fique Onde Está e Então Corra, escrita por John Boyne, já conhecido por retratar cenários de guerra. Mesmo sendo um tema pesado, a narrativa consegue ser sutil, como os olhos e a percepção de uma criança mesmo. É impressionante ler como Alfie não mede esforços para seguir caminho quando descobre a pista de onde seu pai pode estar e talvez essa seja uma das maiores lições do livro. Também por isso foi uma das indicações para presentear no Dia dos Pais. 

Além disso, a forma como John Boyne retrata a vida dos soldados na guerra (falta de suprimentos, frio, fome, doenças e neuroses) e ainda o que acontece com eles depois que a luta termina acaba sendo um presente e uma reflexão para cada leitor. 

  • Serviço:
    Fique Onde Está e Então Corra
    Autor: John Boyne
    Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
    222 páginas
Quer receber avisos sempre que aparecer Fique Onde Está e Então Corra em promoção?

O Caçador de Pipas, de Khaled Rosseini

A história de O Caçador de Pipas, de Khaled Rosseini, é bastante focada na relação entre dois amigos de etnias diferentes do Afeganistão: Amir (pashtun, rico, bem nascido, com escolaridade boa) e Hassan (hazara, pobre, simples, que não sabe ler nem escrever). Porém, não há como negar que uma das narrativas secundárias é a relação entre Amir e seu pai. Isso porque Amir quer o tempo inteiro ter a atenção de seu progenitor, que parece gostar e dar muito mais atenção para Hassan, que é seu criado, do que para ele. Na história, acompanhamos o desenrolar de todos esses conflitos, enquanto a escrita de Khaled nos tira o fôlego. 

  • Serviço:
    O Caçador de Pipas
    Autor: Khaled Rosseini
    Editora: Nova Fronteira (Ediouro)
    365 páginas
Quer receber avisos sempre que aparecer O Caçador de Pipas em promoção?

O Menino que Descobriu o Vento, de William Kamkwamba e Bryan Mealer

Baseado em uma história real, O Menino que Descobriu o Vento conta como William Kamkwamba ajudou sua família a sobreviver em meio à seca que devastou as plantações que proviam comida, quando milhares de pessoas estavam morrendo de fome. Para isso, ele teve que parar de estudar e, graças à uma pequena biblioteca próxima à sua residência, continuou lendo diversos livros, entre eles um que o ensinaria o funcionamento dos moinhos de vento. Depois disso, decidiu apostar na construção de um moinho com objetos improvisados que oferecesse à família água encanada e energia elétrica, benefícios que pouquíssima parte da população de Malaui, na África, tinha. 

Com o pai desesperado por uma saída e o filho tentando ajudar a todo custo, a obra tem momentos bem tristes, mas traz uma esperança e um quentinho no coração que valem a pena. 

  • Serviço:
    O Menino que Descobriu o Vento
    Autores: William Kamkwamba e Bryan Mealer
    Editora: Objetiva (Companhia das Letras)
    288 páginas
Quer receber avisos sempre que aparecer O Menino que Descobriu o Vento em promoção?

Quem compra livros pelo Promobit paga mais barato. Não esqueça de aproveitar nossas promoções de histórias em quadrinhos e promoções de e-books para encontrar o menor preço!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!