Promobit
Artigos

5 livros para presentear no Dia dos Pais

Fizemos uma lista com cinco opções de obras literárias para você presentear seu pai leitor ou aspirante neste Dia dos Pais.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

9 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O Dia dos Pais vai ser comemorado no próximo domingo (11) e estamos na reta final para encontrar o presente certeiro para a data. Se você pretende dar um livro ao seu pai, mas ainda não descobriu qual, acompanhe nossas cinco dicas de livros e escolha a melhor para homenageá-lo de acordo com a personalidade dele. Todas as obras de algum modo abordam a relação entre pai e filho e acabam sendo uma forma de relembrar o papel importante que essa personalidade tem para nós. 

Não Era Você que eu Esperava, de Fabien Toulmé

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não Era Você que eu Esperava é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita por Fabien Toulmé, pai de uma filha com Síndrome de Down. Na narrativa, acompanhamos as descobertas e desafios enfrentados por Fabien ao longo da gravidez, do nascimento e dos primeiros anos de vida da bebê, porque, bom, essa não era a criança que ele esperava. Assim, ele passa a enfrentar os próprios preconceitos e quebrar seus padrões para poder entender e aceitar a chegada de Julia. 

O ponto alto desta narrativa não é só o fato de conseguirmos seguir a vida de Fabian e sua família e ver um pouco mais de perto essa rotina, mas também que o autor não se esquiva de dizer que, em alguns momentos, sentia raiva, frustração, tristeza e decepção por ter uma filha com Síndrome de Down. Obviamente, este retrato franco não surge na obra como uma forma de culpabilizar a criança, mas pode servir como um acalento para todos os pais e mães que têm filhos com a alteração genética e já se sentiram assim em algum momento. 

Quando Fabien finalmente aceita Julia e passa a amá-la, é incrível perceber como ele se torna um pai coruja e faz de tudo para evitar comportamentos desagradáveis e preconceituosos contra a filha. É interessante acompanhar cada passo que o autor dá com ela e como ele se sente em relação a isso, como a primeira vez que ele a pega no colo ou dá banho. Por ser uma obra tão sensível e aberta, é uma ótima opção de presente para este Dia dos Pais. 

  • Serviço:
    Não era Você que eu Esperava
    Autor: Fabien Toumé
    Editora: Nemo (Grupo Autêntica)
    256 páginas

Maus – A História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Maus – A História de um Sobrevivente conta a história de Vladek Spiegelman, sobrevivente judeu polonês do Holocausto, que passou pelos campos de concentração de Auschwitz (Polônia) e Dachau (Alemanha). O relato é feito pelo próprio pai e desenvolvido pelo filho, Art Spiegelman, em uma história em quadrinhos baseada em fatos reais de traços fortes e escuros. 

Só por se tratar de um relato de pai escrito e desenvolvido pelo filho essa HQ já se torna digna de ser dada de presente, mas o diferencial de Maus é a alternância de passado e presente entre os capítulos que permite a Art retratar as histórias durante a Guerra ao mesmo tempo em que também conta como é sua relação com o pai: super conturbada e estressante, pois o autor sente muita raiva e rancor pelo pai. 

Esta obrafoi vencedora do prêmio Pulitzer (um dos mais conceituados no jornalismo e na literatura), no ano de 1992, na categoria “Prêmio Especial Pulitzer”, inaugurada pela própria narrativa. Até hoje, nenhuma outra história em quadrinhos ganhou o prêmio. 

  • Serviço:
    Maus – A História de um Sobrevivente
    Autor: Art Spiegelman
    Editora: Quadrinhos na Companhia (Companhia das Letras)
    296 páginas

Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No aniversário de cinco anos de Alfie todo mundo estava falando sobre a Primeira Guerra Mundial, que tinha acabado de começar. O menino estava atento e preocupado, porque quase nenhum de seus amigos compareceu à festa. Para piorar, algum tempo depois, o pai dele teve que se alistar e servir. Alfie ficou chateado, mas não tinha o que ser feito; pelo menos ele estava feliz em receber cartas escritas de tempos em tempos com notícias do que estava acontecendo onde quer que o pai estivesse. Mas, passados alguns anos, as cartas pararam de chegar. De repente, Alfie e a mãe estavam com pouco dinheiro para viver, sem perspectivas e sem um pai e marido. Até que o menino recebe uma pista de ele pode estar mais perto do que se imagina. 

Esta é a história de Fique Onde Está e Então Corra, escrita por John Boyne, já conhecido por retratar cenários de guerra. Mesmo sendo um tema pesado, a narrativa consegue ser sutil, como os olhos e a percepção de uma criança mesmo. É impressionante ler como Alfie não mede esforços para seguir caminho quando descobre a pista de onde seu pai pode estar e talvez essa seja uma das maiores lições do livro. Também por isso foi uma das indicações para presentear no Dia dos Pais. 

Além disso, a forma como John Boyne retrata a vida dos soldados na guerra (falta de suprimentos, frio, fome, doenças e neuroses) e ainda o que acontece com eles depois que a luta termina acaba sendo um presente e uma reflexão para cada leitor. 

  • Serviço:
    Fique Onde Está e Então Corra
    Autor: John Boyne
    Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
    222 páginas

O Caçador de Pipas, de Khaled Rosseini

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A história de O Caçador de Pipas, de Khaled Rosseini, é bastante focada na relação entre dois amigos de etnias diferentes do Afeganistão: Amir (pashtun, rico, bem nascido, com escolaridade boa) e Hassan (hazara, pobre, simples, que não sabe ler nem escrever). Porém, não há como negar que uma das narrativas secundárias é a relação entre Amir e seu pai. Isso porque Amir quer o tempo inteiro ter a atenção de seu progenitor, que parece gostar e dar muito mais atenção para Hassan, que é seu criado, do que para ele. Na história, acompanhamos o desenrolar de todos esses conflitos, enquanto a escrita de Khaled nos tira o fôlego. 

  • Serviço:
    O Caçador de Pipas
    Autor: Khaled Rosseini
    Editora: Nova Fronteira (Ediouro)
    365 páginas

O Menino que Descobriu o Vento, de William Kamkwamba e Bryan Mealer

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Baseado em uma história real, O Menino que Descobriu o Vento conta como William Kamkwamba ajudou sua família a sobreviver em meio à seca que devastou as plantações que proviam comida, quando milhares de pessoas estavam morrendo de fome. Para isso, ele teve que parar de estudar e, graças à uma pequena biblioteca próxima à sua residência, continuou lendo diversos livros, entre eles um que o ensinaria o funcionamento dos moinhos de vento. Depois disso, decidiu apostar na construção de um moinho com objetos improvisados que oferecesse à família água encanada e energia elétrica, benefícios que pouquíssima parte da população de Malaui, na África, tinha. 

Com o pai desesperado por uma saída e o filho tentando ajudar a todo custo, a obra tem momentos bem tristes, mas traz uma esperança e um quentinho no coração que valem a pena. 

  • Serviço:
    O Menino que Descobriu o Vento
    Autores: William Kamkwamba e Bryan Mealer
    Editora: Objetiva (Companhia das Letras)
    288 páginas

Quem compra livros pelo Promobit paga mais barato. Não esqueça de aproveitar nossas promoções de histórias em quadrinhos e promoções de e-books para encontrar o menor preço!