Promobit
Promobit Explica

4K e HDR para Games - Vale a pena?

As tecnologias gráficas não param de avançar, mas será que já vale a pena investir em um PC capaz de rodar 4K? E HDR?

Avatar do membro ericarrache

ericarrache

14 de set de 2017

0 comentários

Compartilhe:

A tecnologia segue a sua marcha inexorável em direção ao futuro e isso também é verdade no mundo dos jogos de computador. Uma das palavras que mais se fala no momento no mundo dos games é o 4K e muita gente tem se perguntado: será que essa é mesmo a hora de investir em um PC ou em um console que rode jogos nesse formato?

A resposta para isso é: depende. 4K é uma tecnologia de altíssima ponta, ou seja, não é com 1000 reais que você vai conseguir montar uma máquina ou obter um console que rode os jogos nessa resolução. Desde uma televisão compatível até uma máquina que realmente processe esse tipo de conteúdo, você vai desembolsar pelo menos 5 ou 6 mil reais nisso e provavelmente não obterá um “4K nativo” mesmo assim.

No mundo dos PCs, as placas de vídeo mais avançadas, como as GeForce GTX 1070 e 1080 são as recomendadas para esse tipo de gráficos, mas mesmo elas ainda enfrentam dificuldades de manter 60 quadros por segundo com tudo no Ultra. Ou seja: se, mesmo com as placas mais avançadas (e caras) da atualidade, atingir 4K é complicado, talvez a tecnologia ainda não esteja acessível o suficiente para valer a pena que você invista um caminhão de dinheiro em cima dela.

No mundo dos consoles, temos o PS4 Pro e o Xbox One X, que prometem rodar gráficos em 4K a um custo mais acessível. Ainda não sabemos quanto o Xbox One X vai custar no Brasil, mas sabe-se que o PS4 Pro custa algo em torno de R$ 2.000,00, um preço bem menor do que um PC que rode 4K. A diferença aqui é que a maioria esmagadora dos jogos em 4K do PS4 Pro não roda exatamente 4K, mas uma resolução entre o Full HD e o 4K que é esticada para o 4K. Quem tem um PS4 Pro pouco nota a diferença, é verdade, mas assim como no PC, nos consoles, ter o 4K de verdade não é a tarefa mais fácil do mundo.

Para completar, o HDR é uma tecnologia bem mais tranquila de se obter, e a maioria das placas de vídeo da atualidade já comporta ele. O que você precisa para obter HDR para games, na verdade, é de um monitor ou televisor compatível, e aí basta verificar com o vendedor ou com a loja em questão se ela conta com essa tecnologia.

De fato, o HDR para games deixa os gráficos bem mais bonitos mesmo, e a pouco custo de processamento. No mundo dos consoles, o PS4 normal, o Xbox One S (infelizmente o original não), o PS4 Pro e o Xbox One X são compatíveis com essa tecnologia.


O que você acha? Vale a pena investir em 4K ou HDR atualmente? Deixe sua opinião nos comentários!

Com ou sem 4K e HDR, você pode aproveitar promoções de monitores e as promoções de TVs aqui no Promobit!