Promobit
Artigos

10 dicas para evitar perrengues na viagem de fim de ano

Tópicos que podem salvar os rumos da suas viagens de fim de ano... ou não.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

15 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Seja para curtir uma praia, fazer atividades mais radicais em destinos de aventura, procurar as cidades e festas mais badaladas ou seguir para descansar em lugares famosos por serem mais tranquilos, esses dias de folga ou até mini férias são aguardados ansiosamente para a viagem de fim de ano.

Apesar de viajar ser sempre bom, quem costuma fazer esse tipo de trip durante o Natal e principalmente Réveillon sabe que os perrengues são tão certeiros como aquele email urgente na sexta-feira à noite quando você está se arrumando para sair do escritório. Para evitar que isso aconteça com você, nós separamos 10 dicas para evitar perrengues na viagem de fim de ano.

Aproveite nossas promoções de passagem aérea

perrengue-viagem
Fonte da imagem: br.freepik.com

1 – Compre tudo com antecedência

Quando mais cedo comprar tudo relacionado a sua viagem, maiores serão os ganhos com a economia de dinheiro e de dores de cabeça. Comece com as passagens, principalmente se forem de avião. Depois reserve o hotel e todos os passeios e festas que pretende curtir no seu tempo de relaxamento.

Nessa época, tudo esgota com muita rapidez e se você não fizer pelo menos suas reservas com antecedência, as chances de não conseguir comprar o que deseja são muito grandes.

2 – Tente viajar em datas alternativas

Na hora de programar as datas de viagem, faça simulações com datas variadas. Caso tenha a disponibilidade de tempo, viajar um ou outros dias antes ou voltar esse mesmo tempo depois pode baratear consideravelmente as passagens. Com isso, você poderá aproveitar mais tempo no destino escolhido, com um gasto bem próximo ao da viagem inicial. Claro, passagem e hospedagem não são seus únicos gastos, por isso, é necessário avaliar todos os custos de alongar sua estadia.

Leia também: Melhores praias para passar o réveillon

3 – Nunca voe na véspera de feriado

A não ser que seu objetivo seja uma disruptiva festa de Natal ou Réveillon com os funcionários do aeroporto e pessoas que nunca viu na vida, nunca marque seu voo para a véspera grandes feriados. Como você deve saber, quando maior o fluxo de pessoas, maiores são as chances de atrasos e cancelamentos de voos. Claro que exageramos um pouco na descrição, mas as chances de ficar preso no aeroporto são reais e recomendamos que não arrisque.

4 – Não se hospede longe do “fervo”

Economizar é uma parte fundamental de toda a viagem, no entanto, existem algumas vezes que o barato pode sair muito caro, e esse é o caso e se hospedar longe dos principais pontos que deseja conhecer na sua viagem. Apesar de economizar com a hospedagem, você irá gastar mais com transporte e deslocamento. Além disso, como nessas datas há muita gente nas ruas, o tempo que perderá no trânsito será enorme.

perdidos-na-viagem
Fonte da imagem: br.freepik.com

5 – Preste atenção na infraestrutura de cidades pequenas

Poder apreciar a tranquilidade (ou não) e paisagens naturais impressionantes que só existem em cidades pequenas é uma experiência inesquecível. Porém, é preciso ter cuidado para que esse sentimento não seja pelos motivos errados. Muitos destinos famosos de fim de ano, como algumas das melhores praias para passar o Réveillon, recebem um aumento populacional enorme nessa época.

Existem casos em que a estrutura da cidade não consegue suportar essa quantidade de pessoas, o que pode ocasionar filas por todos os lados e em alguns casos problemas de abastecimento de comida ou água. Por isso, pese isso na hora de montar o seu roteiro e, se o destino escolhido tiver esse histórico, imagine uma forma de driblar esse problema.

6 – Cogite destinos alternativos para o réveillon

Essa é uma ótima solução para fugir do problema apresentado acima e também de lugares que apesar e terem estrutura adequada para suportar o êxodo do fim de ano ficam cheios demais. Fugir de destinos que são conhecidos pelas festas pode ser interessante para experimentar atividades diferentes, como fazer a contagem regressiva para 2019 em uma praia praticamente deserta.

Leia também: 5 destinos para visitar no fim do ano com o valor do IPhone XS

7 – Estude a programação de fim de ano do destino

Muitas cidades possuem uma programação toda especial para as festas de final de ano, com atrações interessantes e muitas vezes gratuitas. Além de não perder nenhum evento local que valha a pena, você não corre o risco de ficar preso ou não conseguir chegar ao destino porque ruas foram desviadas ou uma área inteira foi isolada.

No Rio de Janeiro, por exemplo, é criada uma bolha ao redor de toda a área que circunda Copacabana, impedindo que carros possam trafegar livremente após um certo horário do dia 31 de dezembro.

8 – Cozinhar ajuda na hora de economizar

Comida, normalmente, é um dos maiores gastos durante uma viagem. Em alguns destinos em específico, esse peso pode ser muito grande. Nesses casos, o mais indicado é optar por um tipo de hospedagem que permita cozinhar e usar e abusar dessa possibilidade. Se fizer pelo menos uma refeição em casa, você conseguirá ver uma diferença grande na economia, principalmente se estiver em um grupo.

turistas perdidos

9 – Tenha um plano B

Ainda mais se começou o planejamento um pouco atrasado (se está lendo em 2018, tem grandes possibilidades), ter um plano B fará toda a diferença caso em algum momento o seu plano comece a parecer inviável ou comprometer seriamente a sua renda. Para que que não tenha que voltar aos primeiros passos do planejamento, sempre complemente o planejamento para todos os destinos, avaliando os custos, infraestrutura e se valerá a pena.

10 – Ligue o seu modo férias

Apesar de termos trazido importantes dicas para evitar perrengues na viagem de final de ano, muitos outros poderão acontecer. Mesmo o melhor planejamento é incapaz de nos proteger 100% dos acasos da vida. Por isso, o melhor conselho que podemos dar é ligar o modo férias e relaxar mesmo quando está tudo dando errado. Lembre-se, você poderia estar nesse momento no trabalho. Por pior que os perrengues possam parecer, eles só irão comprometer uma pequena parte do seu dia, o resto é só alegria.


Nos ajude a completar esse post! Comente como se proteger de outros perrengues que não entraram na nossa lista! Claro, na hora de sair de férias, não perca as nossas promoções de pacote de viagem especiais.