avatar de guilherme_1316468
0

Venda sem estoque pela Dafiti | O que fazer?

23 de Outubro de 2020 ás 11:39

Comprei um guarda-roupa no dia 30/08, na Dafiti. A previsão de entrega era pra 14/10, mas isso não se concretizou: o produto está em "separação no estoque" desde o dia 02/09, não existindo nem mesmo uma nota fiscal.

No começo do mês mandei um e-mail para saber quando sairia do estoque, me responderam que no dia 08/10. Como não aconteceu, no dia 09 mandei outro e-mail, o qual responderam dizendo que iriam averiguar o motivo do atraso e me retornariam até o dia 20/10, o que novamente não aconteceu. Então liguei para lá, e a atendente logo de cara me ofereceu o cancelamento (o que achei bem estranho), ou esperar mais 48 horas para retorno de outro protocolo que ela abriria.

Escolhi a segunda opção, mas o prazo já se encerrou novamente e nada. Estou desconfiando que me venderam o produto sem ter estoque, visto a enrolação para dar uma resposta. E o pior é que não existe outro guarda-roupa na internet inteira dentro das condições deste (é bem pequeno), e estou tendo que guardar minhas roupas num baú por conta disso.

Sei que venda de produto sem estoque é crime, mas não sei exatamente como prosseguir caso seja isso mesmo; quero o produto que comprei, e não outro. O que fazer?

Osko Especialista em Utilidades Domésticas Especialista em Utilidades Domésticas
@osko

Não sei como a Dafiti funciona, e realmente vai de empresa para empresa.
Mas é o seguinte...
Primeiro, tem que aguardar eles confirmarem a falta de estoque antes de pensar em reclamar por esse motivo.
Como estourou o prazo, pega os protocolos de reclamação/e-mails que você fez e vai fazer a 'escalada da reclamação'.
Abre uma reclamação no Reclame Aqui, Consumidor.gov, Procon Web, o que estiver disponível para você fazer sem ter muito trabalho sem sair de casa.
Depois disso, caso eles enviem mas com muita demora, talvez nem valha a pena entrar na justiça e perder a causa por "mero dissabor", visto que a Dafiti não fabrica móveis, eles não pode agilizar nada, por isso ofereceram devolver o dinheiro, é triste, mas é verdade. Ou vai que né, você ganha uns 2 ou 3 salários de indenização, ano que vem...

Agora confirmando a falta de estoque, vai enviar outro e-mail para empresa antes de fazer a 'escalada' e citar o CDC:

o Art. 35 do Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90 diz :

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Grifa o que coloquei em negrito e fala que a lei determina que você quem escolhe qual das 3 opções quer e que você quer a segunda, eles tem que te enviar um equivalente ou superior nesse caso.
Caso eles desconversem, te enrolem, não precisa esperar muito, segue... Reclame Aqui, Consumidor.gov, Procon Web e caso não dê em nada, vai pra justiça.
Raras empresas resolvem quando você entra em contato com elas, mas muitas já resolvem quando tem um Reclame Aqui ou Procon já aberto.

Geralmente quando me vendem sem estoque eu mando o art 35 e falo que quero a segunda alternativa e "estou no aguardo das opções equivalentes ao produto que comprei". Eles enviam os links do que estão dispostos a te enviar e fica nisso.

responder
Reportar
@guilherme_1316468

osko Eu mandei outro e-mail hoje mais cedo e acionei o Procon Web, vamos ver no que dá. Até o dia 07/11 serei respondido... e pedir um produto equivalente não é uma opção pra mim, pois como disse, esse é o único dentro das condições pra caber no meu quarto... vou aguardar a resposta deles via Procon.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?