avatar de veredictor
14

Vamos falar sobre limpeza de gabinete (PC)!

01 de Agosto de 2019 ás 12:35
Bate-papo
1
31

Sabemos que de vez enquanto é necessário abrir o gabinete, remover os componentes, limpar, trocar pasta térmica, remover pó e etc...

Qual intervalo vocês costumam realizar esse procedimento?

Existe Kits para limpeza que chegam próximos ao valor de sopradores de ar, qual a opinião de vocês a respeito desses sopradores?

Eles são mais práticos, abrir o gabinete e ligar ele para soprar o ar e empurrar a sujeira para fora... Poucos minutos e o gabinete está limpo de novo.

É claro que você ainda teria que se preocupar com pasta térmica, contatos e etc, mas sabemos que uma pasta térmica de qualidade chega a durar por anos... Às vezes trocamos mais por capricho do que por necessidade, já que você já abriu e desmontou as peças... Por que não?

O quão efetivo é o soprador? Necessário ser complementar no processo de limpeza ou consegue protagonizar essa parte deixa as outras em manutenções mais sazonais.

@renanmr

Sabemos? Nunca fiz isso... hhahahahah
Na verdade, só uma vez eu lavei uma placa mãe com água e sabão, mas foi pra reaproveitar em outro computador. Não era o mesmo.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

renanmr Cara, líquido recomendado para limpeza é ou limpa contato ou álcool isotrópilico... Placa mãe não é uma camisa para ser lavada com água e sabão.

responder
Reportar
@jorgelucaspereira

renanmr kkkkkkkkk água e sabão

responder
Reportar
@renanmr

Veredictor Bobagem. O povo das antigas sempre lavou as placas dos servidores de datacenter, e elas duravam uma década.
A placa que eu lavei tá firme e forte até hoje. A mais nova, do meu desktop mais recente, pifou.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

renanmr Que antiga?

Antigamente era pior, placa com fibras de vidro de entrelace simples, componentes com pouca resistência estática...

Placas mãe de antigamente não tem nem comparação, muito mais frágeis que as de hoje em dia...

responder
Reportar

Veredictor desde sempre fiz limpeza com água e sabão, lógico, em casos extremos, porém fica muito melhor do que qualquer quimico (alcool, benzina, etc).
Em notebooks que o pessoal derrama café ou chá, não tem forma melhor, logicamente, deve ser bem feito, sabão neutro, pincel e escova de dentes e secar muito, mas muito bem, de preferencia mesmo após secar com ar comprimido e secador, deixar ao menos um dia parada.
Outra questão é a eliminação de qualquer carga da placa, tanto dos capacitores, como remoção da bateria da bios por exemplo.
Mas por fim, em casos extremos, acho a melhor saída, já tive muitas situação com café e chá, inclusive ocorreu uma esta semana aqui na empresa, e quem conhece, sabe que café só sai bem com água.
Houve uma vez que um amigo trouxe um gabinete que seu gato mijou em cima, e escorreu na placa mãe, mesmo oxidando alguns componentes, a limpeza com água e sabão resolveu o problema, depois foi só refazer alguns pontos de solda oxidada e tudo voltou a funcionar.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

eduardo_rosa Cara... Cara... Isso é inviável para limpezas regulares, só concebível para extremos.

responder
Reportar

Veredictor justamente oque falei na minha postagem, casos extremos, lógico que não é algo que se faça preventivamente, é algo corretivo, porém não é uma hipótese a ser descartada.
Quem trabalha na área de manutenção sabe que sempre aparece casos de derramamento de café ou outros líquidos principalmente em notebooks, e nesses casos, na maioria das vezes, água e sabão é a melhor alternativa, principalmente quando é algo que tenha corante ou açúcar.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

eduardo_rosa derramar qualquer líquido na placa mãe, faz limpeza cm álcool absoluto.
Água não é pura, tem aditivos químicos na água que podem sim oxidar placa.
Outra coisa é q uso do água e sabão acaba usando fricção (escova, pincel, mão, etx) e que pode dar problema principalmente nas trilhas da placa.

Já fiz uso de álcool absoluto e 98% q é usado e recomendado p limpeza de equipamentos eletrônicos e te digo q é bom.

Essa história de lavar com água e sabão é a mesma história do povo que refez solda de placa no forno do fogão.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara Álcool isopropílico, talvez fique mais fácil achar o produto com esse nome.

responder
Reportar
@renanmr

laryssa_alcantara Ué, qual o problema do fogão??? hhahahahaha
Quem já teve xbox 360 já tentou até soldar com lupa no sol...

responder
Reportar
Albert Menezes Especialista em Moda Especialista em Moda
@albert1

Ultimamente estou limpando o meu PC de seis em seis meses, por preguiça mesmo, deveria ser mais frequente. Pasta térmica ainda não troquei em quase 2 anos, mas vou passar mais na próxima limpeza.


Nunca usei um soprador no meu PC e também queria saber se é mais prático. Tenho só um pincel, acho que de crina de cavalo, que sempre uso pra tirar o pó, não uso líquido nenhum. Um soprador seria mais que bem-vindo pra limpar as fans e parte do cooler.

Sobre lavar placa mãe com água e sabão nem vou comentar kkk

responder
Reportar

albert1 para manutenção periódica, o ar comprimido é sempre a melhor escolha, limpa muito bem, mas em casos extremos, água e sabão são sempre um boa pedida, já revivi muitos equipamentos fazendo uma limpeza bem feita com água e sabão.

responder
Reportar
@bruno_9227

Eu uso secador de cabelo para soprar o ar, porém somente depois de passar um pincel com aspirador de pó.

Pasta térmica dura anos, então nem me preocupo com isso.

Ultima vez desmontei até a VGA e limpei tudo, troquei até a pasta térmica dela.

responder
Reportar
@knifsniper

Geralmente é recomendado fazer pelo menos duas revisões do setup, mas isso é relativo. É importante ter um software para monitorar temperaturas e uso dos componentes... Para assim então atuar na limpeza ou troca da pasta térmica. Uma forma rápida e segura pra tirar a poeira é distribuir um jato de ar com o rolo compressor, vai ficar parecendo que acabou de sair da fábrica.

responder
Reportar
@knifsniper

@null *compressor de ar

responder
Reportar
@arcannos

Tirar a poeira deve ser recomendado a cada 6 meses pelo menos, ouvi comentários que é bom ter cuidado com sopradores de ar para não gerar uma carga (ou sei lá) na placa mãe ao fazer a ventoinha rodar também (pode não ter nada a ver, mas quando eu não tinha tanto cuidado perdi uma placa fazendo limpeza e agora tento ter mais cuidado ainda.

Pasta térmica pode esperar uns 2 anos para trocar, ou mesmo 3 se não tiver tendo problema de aquecimento.

Observar ainda a escolha do pincel que se usa, tem uns mais e menos recomendados.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

arcannos Seguindo o manual, seria um pincel antiestático... Mas isso não é bem uma necessidade hoje em dia... Descarregando a carga do seu corpo antes de manusear isso, um pincel comum dá conta.

Problema dos sopradores de ar mencionado é a respeito disso também, jogar a estática que está no ar na placa... Mas isso as próprias ventoinhas fazem, então isso é mais um mito.

Sobre as ventoinhas, isso é verdade, possuem um motor e como um motor elétrico, se você injeta eletricidade gera movimento no eixo, se movimenta o eixo gera eletricidade... Um dínamo. Não pode jogar ar deixando as ventoinhas girarem livremente... Precisa segurar as hélices ou travá-las para jogar o ar com mais segurança.

É uma discussão interessante, o problema é ter muitos mitos, coisas que até eram verdades no passado mas hoje são irrelevantes e as coisas que de fato são verídicas...

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Uso compressor de ar com pistola de pintura (gravidade, mas sem o "tambor" de tinta) pra ter precisão na quantidade e no tamanho do leque de ar (maravilhoso?! Diminuí tempo d limpeza, aumenta raio de atuação já q podemos limpar fonte, tem enorme vantagem de n arranhar placa cm cerdas ou sem querer pincel cair).

Cooler Fan pode segurar com a mão mesmo e fazer limpeza com jateamento de ar.

Cooler da fonte que é bom vc usar algum objeto que impeça rotação alta do mesmo (principalmente se fonte for das genéricas).

Uso pincel pra limpar só gabinete, placa mãe só se for algo q necessite muito.

Fan d placa de video é bom também não deixar rodar.

Agora o q axo mito é ficar limpando cooler (removendo eixo) e usar óleo.
Já usei 1 gota d óleo de máquina / desengripante / afins
P melhorar aqle fan barulhento e óleo acaba acumulando mais sujeira em menos tempo. (Principalmente pela dificuldade d encaixar perfeitamente anel de vedação)

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

laryssa_alcantara Já vi gente dando depoimento que usa até secador de cabelo com vento frio (função que só sopra o ar), e nesses casos de baixa potência acabam usando em conjunto de um pincel para auxiliar na remoção da sujeira que gruda sobre a superfície...

responder
Reportar
@bruno_9227

Veredictor eu disse q faço isso...

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

bruno_9227 Você é mais um exemplo, vi outros em outros fóruns hoje.

responder
Reportar
@laryssa_alcantara

Questão de ser 6 em 6 meses, 1x ao ano depende de onde vc mora e afins.
Gabinete pra qm mora perto de fábrica pode limpar até com menos tempo.

Necessidade surge se vc medir temperatura e rotação dos fans... e ver q teve aumento significativo e ta cm rotação maior (pq significativo, se vc mora em Natal com temperatura batendo 33 graus é bem aceitável ter aumento de temperatura da CPU)

responder
Reportar
Albert Menezes Especialista em Moda Especialista em Moda
@albert1

Aproveitando as ótimas dicas que estão dando aqui, queria perguntar: como fazem para limpar a tela do monitor?

O meu tá com algumas manchas que não saem nem com água.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

albert1 É uma boa questão, tem empresas que não recomendam nem água.

Produto químico em geral o perigo é maior, não passe nada disso sem saber as consequências.

Tem gente que tem umas receitas caseiras, alguns usam água desmineralizada e outras coisas que no final das contas compensa comprar um produto próprio para limpar telas LED ou LCD e afins...

Um frasco daqueles deve acabar rápido em limpezas periódicas, então guarde só para o emergencial, para limpar aquelas manchas que não saem.

Depois que usar ele, passe um pano de microfibra na tela regularmente, assim você evita o surgimento dessas manchas.

responder
Reportar

Melhor limpeza e manter o local onde fica a CPU bem limpo. No mais é ar comprimido e pincel, e em casos que há necessidade uso alcool 98%.Meu ultimo gabinete comprei um Full tower por proporcionar melhor ventilação dentro e com tela de proteção de poeiras, ela faz diminuir um pouco a ventilação, por esse motivo comprei um gabinete full tower, zero aquecimento ( uso pc para jogos no ultra, editar videos do meu drone e programação). Mas de dois em dois dias to limpando bem o local onde ele fica.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Eu não tenho espaço no meu quarto, divido com meu irmão, uma escrivaninha de 50 cm...

Meu gabinete eu coloquei ele na parede por causa do espaço, de brinde tenho um gabinete aterrado, já que ele está parafusado em uma cantoneira parafusada na parede e ele ficou em um local bom para ventilação, a parte de baixo dele fica livre, o ar da fonte consegue circular bem ali, agora poeira eu acho que não vai fazer diferença...

responder
Reportar

Veredictor se tem boa ventilação, tem umas telas que ajudam a diminuir poeira, mas monitore se não vai subir a temperatura. O meu fiquei monitorando por umas duas semanas.

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

luiz_bortone Ele tem uma tela frontal e uma na parte de baixo, para fonte.

Mas não está ligado, está sendo montado ainda.

responder
Reportar
@alex_760637

resta saber, é melhor o aspirador, o kit ou lavar logo o pc todo de uma vez? kkkkkk

responder
Reportar
Veredictor Especialista em Tecnologia Especialista em Tecnologia
@veredictor

alex_760637 Questão é frequência.

Mesmo você com um super kit de limpeza, pincel antiestático, luva, pulseira antiestática, pano de microfibra, limpa contato, álcool isotrópilico e os carai...

É muito desanimador fazer isso com uma frequência mensal, mas já semestralmente fica mais tranquilo...

Agora um soprador que é só abrir a tampa lateral e jogar ar, praticamente, é algo que você poderia tranquilamente fazer todo mês.

Há um benefício com uma limpeza profunda.

Mas uma limpeza mais moderada com mais frequência também é benéfico.

responder
Reportar
Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Adicionar Resposta

Avalie o Promobit

Qual a probabilidade de você recomendar o Promobit para um amigo ou parente?